Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Otto Henrique Martins da
Data de Publicação: 1969
Outros Autores: Torres, Patrícia, Dias-Trindade, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305
Resumo: Esse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, a partir de uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masseto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos; e fez a caracterização da mediação pedagógica por meio da análise das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias, serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente.
id UFRRJ-5_562b4608644571802674d0f35b5654ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/305
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de MatemáticaEsse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, a partir de uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masseto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos; e fez a caracterização da mediação pedagógica por meio da análise das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias, serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente.Gepem/EDUR1969-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 169 - 1872176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305/810Copyright (c) 2019 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Otto Henrique Martins daTorres, PatríciaDias-Trindade, Sara2020-08-02T01:04:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/305Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-08-02T01:04:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
title Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
spellingShingle Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
Silva, Otto Henrique Martins da
title_short Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
title_full Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
title_fullStr Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
title_full_unstemmed Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
title_sort Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática
author Silva, Otto Henrique Martins da
author_facet Silva, Otto Henrique Martins da
Torres, Patrícia
Dias-Trindade, Sara
author_role author
author2 Torres, Patrícia
Dias-Trindade, Sara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Otto Henrique Martins da
Torres, Patrícia
Dias-Trindade, Sara
description Esse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, a partir de uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masseto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos; e fez a caracterização da mediação pedagógica por meio da análise das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias, serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente.
publishDate 1969
dc.date.none.fl_str_mv 1969-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/305/810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 75 (2019): Boletim Gepem 75 - Educação Matemática e Científica na Cibercultura; 169 - 187
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600109568000