A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcondes, Fabiane Guimarães Vieira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Priscila Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/513
Resumo: As leis e normativas que determinam e dão suporte à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares determinam direitos e deveres dos diferentes atores envolvidos na relação educativa. Mudanças na infraestrutura física visando acessibilidade, adaptação de materiais, contratação de intérpretes, especialistas e muitas outras ações que garantam a permanência e êxito destes alunos estão sendo colocadas em prática. No entanto, observamos em nossa prática de formação inicial e continuada de professores que a fala "não estamos preparados para lidar com a inclusão" prevalece no discurso acompanhada pela busca por uma receita de inclusão. A formação de professores prepara para o quê? Haverá uma receita aplicável ou adaptável a qualquer situação vivenciada pelo professor de matemática? Estas são perguntas norteadoras que nos fazem pensar sobre a formação de professores para inclusão. Como caminho, propomos o reconhecimento da diversidade e a mudança de olhar para com o outro, inclusive nas práticas matemáticas, o que denominamos de empatia matemática.
id UFRRJ-5_955334a6d0a015ce766f2b029f7d7e23
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/513
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possívelAs leis e normativas que determinam e dão suporte à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares determinam direitos e deveres dos diferentes atores envolvidos na relação educativa. Mudanças na infraestrutura física visando acessibilidade, adaptação de materiais, contratação de intérpretes, especialistas e muitas outras ações que garantam a permanência e êxito destes alunos estão sendo colocadas em prática. No entanto, observamos em nossa prática de formação inicial e continuada de professores que a fala "não estamos preparados para lidar com a inclusão" prevalece no discurso acompanhada pela busca por uma receita de inclusão. A formação de professores prepara para o quê? Haverá uma receita aplicável ou adaptável a qualquer situação vivenciada pelo professor de matemática? Estas são perguntas norteadoras que nos fazem pensar sobre a formação de professores para inclusão. Como caminho, propomos o reconhecimento da diversidade e a mudança de olhar para com o outro, inclusive nas práticas matemáticas, o que denominamos de empatia matemática.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/513Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 124-1332176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/513/888Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcondes, Fabiane Guimarães VieiraLima, Priscila Coelho2020-09-17T03:30:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/513Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:30:27Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
title A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
spellingShingle A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
Marcondes, Fabiane Guimarães Vieira
title_short A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
title_full A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
title_fullStr A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
title_full_unstemmed A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
title_sort A busca pela receita de inclusão na formação de professores: o olhar para o outro e a empatia matemática como um caminho possível
author Marcondes, Fabiane Guimarães Vieira
author_facet Marcondes, Fabiane Guimarães Vieira
Lima, Priscila Coelho
author_role author
author2 Lima, Priscila Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcondes, Fabiane Guimarães Vieira
Lima, Priscila Coelho
description As leis e normativas que determinam e dão suporte à inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares determinam direitos e deveres dos diferentes atores envolvidos na relação educativa. Mudanças na infraestrutura física visando acessibilidade, adaptação de materiais, contratação de intérpretes, especialistas e muitas outras ações que garantam a permanência e êxito destes alunos estão sendo colocadas em prática. No entanto, observamos em nossa prática de formação inicial e continuada de professores que a fala "não estamos preparados para lidar com a inclusão" prevalece no discurso acompanhada pela busca por uma receita de inclusão. A formação de professores prepara para o quê? Haverá uma receita aplicável ou adaptável a qualquer situação vivenciada pelo professor de matemática? Estas são perguntas norteadoras que nos fazem pensar sobre a formação de professores para inclusão. Como caminho, propomos o reconhecimento da diversidade e a mudança de olhar para com o outro, inclusive nas práticas matemáticas, o que denominamos de empatia matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/513
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/513/888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 124-133
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600175628288