Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim GEPEM (Online) |
Texto Completo: | https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios. |
id |
UFRRJ-5_b1c7708bcf8f8b74925591cbd8854670 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/511 |
network_acronym_str |
UFRRJ-5 |
network_name_str |
Boletim GEPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência IntelectualO presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 4-172176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511/880Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessThiengo, Edmar ReisMilli, Elcio PasoliniBueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos2020-09-17T03:25:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/511Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:25:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual |
title |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual |
spellingShingle |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual Thiengo, Edmar Reis |
title_short |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual |
title_full |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual |
title_fullStr |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual |
title_full_unstemmed |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual |
title_sort |
Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual |
author |
Thiengo, Edmar Reis |
author_facet |
Thiengo, Edmar Reis Milli, Elcio Pasolini Bueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Milli, Elcio Pasolini Bueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thiengo, Edmar Reis Milli, Elcio Pasolini Bueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos |
description |
O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511 |
url |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511/880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Gepem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Gepem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Gepem/EDUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 4-17 2176-2988 0104-9739 reponame:Boletim GEPEM (Online) instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Boletim GEPEM (Online) |
collection |
Boletim GEPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
mbairral@ufrrj.com |
_version_ |
1803387600173531136 |