Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiengo, Edmar Reis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Milli, Elcio Pasolini, Bueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511
Resumo: O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios.
id UFRRJ-5_b1c7708bcf8f8b74925591cbd8854670
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/511
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência IntelectualO presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 4-172176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511/880Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessThiengo, Edmar ReisMilli, Elcio PasoliniBueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos2020-09-17T03:25:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/511Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:25:02Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
title Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
spellingShingle Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
Thiengo, Edmar Reis
title_short Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
title_full Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
title_fullStr Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
title_full_unstemmed Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
title_sort Inteligência, Matemática e Inclusão: reflexões considerando as Altas Habilidades/Superdotação e a Deficiência Intelectual
author Thiengo, Edmar Reis
author_facet Thiengo, Edmar Reis
Milli, Elcio Pasolini
Bueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos
author_role author
author2 Milli, Elcio Pasolini
Bueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiengo, Edmar Reis
Milli, Elcio Pasolini
Bueno, Isabelle Steffânia Carvalho de Campos
description O presente artigo tem por objetivo estabelecer relações entre Inteligência, Matemática e Inclusão, considerando-se o desenvolvimento intelectual dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação ou Deficiência Intelectual. Para tanto, utiliza os pressupostos teóricos de Vigotski, particularmente, questões ligadas às funções psicológicas superiores, entendendo que o indivíduo é produtor de história e cultura e nasce imerso em um contexto social que lhe é anterior; contempla os conceitos de zona de desenvolvimento iminente, além da mediação estabelecida entre as pessoas. Utiliza, ainda, a concepção de Vigotski para discutir as Altas Habilidades/Superdotação, bem como a Deficiência Intelectual, trazendo os fundamentos da defectologia, particularmente, o conceito de processos compensatórios.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/511/880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 4-17
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600173531136