LA POESÍA POPULAR DE MANOEL CAVALCANTE EN EL ESPACIO NO ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17795 |
Resumo: | O presente trabalho adentra na pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e de procedimentos bibliográfico e pesquisa-ação. Com a temática poesia popular, este estudo pretende mostrar como foi a aplicação de oficinas literárias realizadas no espaço do Centro de Desenvolvimento Social com a Sociedade Literária, grupo que reúne jovens do distrito de Boi Selado, localizada no município de Jucurutu/RN, como também, dar ênfase a importância do ensino de literatura em espaços não escolares. Além disso, buscamos expor conceitos e características com base nos pressupostos teóricos de Joseph M. Luyten (1987), Marco Haurélio (2010) e Sebastião Nunes Batista (1977), para retratar sobre o cordel, e, para abordar o ensino de cordel utilizamos Marinho e Hélder Pinheiro (2008; 2012; 2018). Metodologicamente, foi feita a elaboração e a aplicação das oficinas de leitura e escrita. Tais oficinais resultaram na produção de um folheto com nove cordéis escritos pelos participantes da pesquisa. De maneira geral, este estudo se faz relevante em mostrar a importância da Literatura Potiguar, como também, por meio de oficinas e através do gênero literário cordel, formar seres leitores/escritores no processo de leitura e reescrita de texto. |
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LA POESÍA POPULAR DE MANOEL CAVALCANTE EN EL ESPACIO NO ESCOLARA POESIA POPULAR DE MANOEL CAVALCANTE EM ESPAÇO NÃO ESCOLARLiteraturePotiguar LiteratureManuel CavalcanteSo close, so farLiteratura.Literatura PotiguarManoel CavalcanteTão perto, tão longeO presente trabalho adentra na pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e de procedimentos bibliográfico e pesquisa-ação. Com a temática poesia popular, este estudo pretende mostrar como foi a aplicação de oficinas literárias realizadas no espaço do Centro de Desenvolvimento Social com a Sociedade Literária, grupo que reúne jovens do distrito de Boi Selado, localizada no município de Jucurutu/RN, como também, dar ênfase a importância do ensino de literatura em espaços não escolares. Além disso, buscamos expor conceitos e características com base nos pressupostos teóricos de Joseph M. Luyten (1987), Marco Haurélio (2010) e Sebastião Nunes Batista (1977), para retratar sobre o cordel, e, para abordar o ensino de cordel utilizamos Marinho e Hélder Pinheiro (2008; 2012; 2018). Metodologicamente, foi feita a elaboração e a aplicação das oficinas de leitura e escrita. Tais oficinais resultaram na produção de um folheto com nove cordéis escritos pelos participantes da pesquisa. De maneira geral, este estudo se faz relevante em mostrar a importância da Literatura Potiguar, como também, por meio de oficinas e através do gênero literário cordel, formar seres leitores/escritores no processo de leitura e reescrita de texto.El presente trabajo se enmarca en una investigación aplicada, con enfoque cualitativo y procedimientos bibliográficos e investigación-acción. Con el tema de la poesía popular, este estudio pretende mostrar cómo se produjo la aplicación del oficio literario en el espacio del Centro de Desarrollo Social junto a la Sociedad Literaria, colectivo que agrupa a jóvenes del barrio de Boi Selado, situado en la municipio de Jucurutu/ RN, así como, destacan la importancia de la enseñanza de la literatura en espacios no escolares. Además, buscamos exponer conceptos y características basados en los supuestos teóricos de Joseph M. Luyten (1987), Marco Haurélio (2010) y Sebastião Nunes Batista (1977), para retratar sobre el cordel, y para abordar la enseñanza del cordel, utilizamos Marinho y Helder Pinheiro (2008; 2012; 2018). Metodológicamente se debió a la elaboración y aplicación de talleres de lectura y escritura. Estos talleres resultarán en la producción de un folleto con nueve hilos escritos por los participantes de la investigación. En general, este estudio cobra relevancia al mostrar la importancia de la Literatura Potiguar, así como, a través de la artesanía y el género literario, capacitar a los lectores/escritores en el proceso de lectura y reescritura del texto.Carlos Magno Santos2022-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1779510.47250/intrell.v37i1.p191-205Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 191-205Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 191-205Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 37: Ano XVII - jan-jun de 2022 | A literatura em espaços escolares e não escolares; 191-2051980-887910.47250/intrell.v37i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17795/13173Copyright (c) 2022 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Martins, PatríciaSilva Dantas Monteiro, Maria da Conceição2022-11-11T22:50:34Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17795Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2022-11-11T22:50:34Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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