LA POESÍA POPULAR DE MANOEL CAVALCANTE EN EL ESPACIO NO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Martins, Patrícia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva Dantas Monteiro, Maria da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/17795
Resumo: O presente trabalho adentra na pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e de procedimentos bibliográfico e pesquisa-ação. Com a temática poesia popular, este estudo pretende mostrar como foi a aplicação de oficinas literárias realizadas no espaço do Centro de Desenvolvimento Social com a Sociedade Literária, grupo que reúne jovens do distrito de Boi Selado, localizada no município de Jucurutu/RN, como também, dar ênfase a importância do ensino de literatura em espaços não escolares. Além disso, buscamos expor conceitos e características com base nos pressupostos teóricos de Joseph M. Luyten (1987), Marco Haurélio (2010) e Sebastião Nunes Batista (1977), para retratar sobre o cordel, e, para abordar o ensino de cordel utilizamos Marinho e Hélder Pinheiro (2008; 2012; 2018). Metodologicamente, foi feita a elaboração e a aplicação das oficinas de leitura e escrita. Tais oficinais resultaram na produção de um folheto com nove cordéis escritos pelos participantes da pesquisa. De maneira geral, este estudo se faz relevante em mostrar a importância da Literatura Potiguar, como também, por meio de oficinas e através do gênero literário cordel, formar seres leitores/escritores no processo de leitura e reescrita de texto.
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