SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866 |
Resumo: | Pesquisas demonstram que o uso dos sites de redes sociais influenciam positivamente o ensino de línguas (BORBA E ARAGÃO, 2012; DIAS E ARAGÃO, 2014; FINARDI E PORCINO, 2016; PRETTO E ASSIS, 2008). Nesse sentido, buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar pesquisas empíricas. Elaboramos uma discussão conceitual no sentido de mostrar como os sites de redes sociais podem favorecer o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante dos seus limites e potencialidades. Os resultados subsidiam alternativas para o ensino de Língua Portuguesa à luz dos multiletramentos e reitera a importância da formação de professores para lidar com os desafios demandados pelos multiletramentos e suas práticas. Os resultados indicam que os recursos de linguagem e tecnologias disponíveis em Sites de Redes Sociais podem fortalecer o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa em diversos aspectos consonantes com a pedagogia dos multiletramentos. |
id |
UFS-10_0f4d6315318d92acd1c883c4418278e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6866 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAPesquisas demonstram que o uso dos sites de redes sociais influenciam positivamente o ensino de línguas (BORBA E ARAGÃO, 2012; DIAS E ARAGÃO, 2014; FINARDI E PORCINO, 2016; PRETTO E ASSIS, 2008). Nesse sentido, buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar pesquisas empíricas. Elaboramos uma discussão conceitual no sentido de mostrar como os sites de redes sociais podem favorecer o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante dos seus limites e potencialidades. Os resultados subsidiam alternativas para o ensino de Língua Portuguesa à luz dos multiletramentos e reitera a importância da formação de professores para lidar com os desafios demandados pelos multiletramentos e suas práticas. Os resultados indicam que os recursos de linguagem e tecnologias disponíveis em Sites de Redes Sociais podem fortalecer o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa em diversos aspectos consonantes com a pedagogia dos multiletramentos.Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866/5554Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Poliana Brito SenaAragão, Rodrigo Camargo2017-08-04T02:01:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6866Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:01:56Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Ribeiro, Poliana Brito Sena |
title_short |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Ribeiro, Poliana Brito Sena |
author_facet |
Ribeiro, Poliana Brito Sena Aragão, Rodrigo Camargo |
author_role |
author |
author2 |
Aragão, Rodrigo Camargo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Poliana Brito Sena Aragão, Rodrigo Camargo |
description |
Pesquisas demonstram que o uso dos sites de redes sociais influenciam positivamente o ensino de línguas (BORBA E ARAGÃO, 2012; DIAS E ARAGÃO, 2014; FINARDI E PORCINO, 2016; PRETTO E ASSIS, 2008). Nesse sentido, buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar pesquisas empíricas. Elaboramos uma discussão conceitual no sentido de mostrar como os sites de redes sociais podem favorecer o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante dos seus limites e potencialidades. Os resultados subsidiam alternativas para o ensino de Língua Portuguesa à luz dos multiletramentos e reitera a importância da formação de professores para lidar com os desafios demandados pelos multiletramentos e suas práticas. Os resultados indicam que os recursos de linguagem e tecnologias disponíveis em Sites de Redes Sociais podem fortalecer o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa em diversos aspectos consonantes com a pedagogia dos multiletramentos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866/5554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876820840448 |