SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Poliana Brito Sena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aragão, Rodrigo Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866
Resumo: Pesquisas demonstram que o uso dos sites de redes sociais influenciam positivamente o ensino de línguas (BORBA E ARAGÃO, 2012; DIAS E ARAGÃO, 2014; FINARDI E PORCINO, 2016; PRETTO E ASSIS, 2008). Nesse sentido, buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar pesquisas empíricas. Elaboramos uma discussão conceitual no sentido de mostrar como os sites de redes sociais podem favorecer o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante dos seus limites e potencialidades. Os resultados subsidiam alternativas para o ensino de Língua Portuguesa à luz dos multiletramentos e reitera a importância da formação de professores para lidar com os desafios demandados pelos multiletramentos e suas práticas. Os resultados indicam que os recursos de linguagem e tecnologias disponíveis em Sites de Redes Sociais podem fortalecer o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa em diversos aspectos consonantes com a pedagogia dos multiletramentos.
id UFS-10_0f4d6315318d92acd1c883c4418278e2
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6866
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAPesquisas demonstram que o uso dos sites de redes sociais influenciam positivamente o ensino de línguas (BORBA E ARAGÃO, 2012; DIAS E ARAGÃO, 2014; FINARDI E PORCINO, 2016; PRETTO E ASSIS, 2008). Nesse sentido, buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar pesquisas empíricas. Elaboramos uma discussão conceitual no sentido de mostrar como os sites de redes sociais podem favorecer o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante dos seus limites e potencialidades. Os resultados subsidiam alternativas para o ensino de Língua Portuguesa à luz dos multiletramentos e reitera a importância da formação de professores para lidar com os desafios demandados pelos multiletramentos e suas práticas. Os resultados indicam que os recursos de linguagem e tecnologias disponíveis em Sites de Redes Sociais podem fortalecer o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa em diversos aspectos consonantes com a pedagogia dos multiletramentos.Carlos Magno Santos2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866/5554Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Poliana Brito SenaAragão, Rodrigo Camargo2017-08-04T02:01:56Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6866Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-08-04T02:01:56Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ribeiro, Poliana Brito Sena
title_short SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort SITES DE REDES SOCIAIS, MULTILETRAMENTOS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
author Ribeiro, Poliana Brito Sena
author_facet Ribeiro, Poliana Brito Sena
Aragão, Rodrigo Camargo
author_role author
author2 Aragão, Rodrigo Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Poliana Brito Sena
Aragão, Rodrigo Camargo
description Pesquisas demonstram que o uso dos sites de redes sociais influenciam positivamente o ensino de línguas (BORBA E ARAGÃO, 2012; DIAS E ARAGÃO, 2014; FINARDI E PORCINO, 2016; PRETTO E ASSIS, 2008). Nesse sentido, buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar pesquisas empíricas. Elaboramos uma discussão conceitual no sentido de mostrar como os sites de redes sociais podem favorecer o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa diante dos seus limites e potencialidades. Os resultados subsidiam alternativas para o ensino de Língua Portuguesa à luz dos multiletramentos e reitera a importância da formação de professores para lidar com os desafios demandados pelos multiletramentos e suas práticas. Os resultados indicam que os recursos de linguagem e tecnologias disponíveis em Sites de Redes Sociais podem fortalecer o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa em diversos aspectos consonantes com a pedagogia dos multiletramentos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/6866/5554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 27: Ano XII - jan-jun de 2017 | Dossiê Leitura e multiletramentos: Desafios nas aulas de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876820840448