Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tárcia Tamária da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519
Resumo: Monografia
id UFER_1cd92ea845ae50b0eb7c1f118d2eedc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2519
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebookMultiletramentosLibrasFacebookLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMonografiaNão possui.O presente trabalho tem como objetivo analisar quais os gêneros discursivos são mais utilizados em uma comunidade de Libras no Facebook e como eles podem contribuir para que seus usuários aprendam aspectos relacionados a Libras e cultura surda, identificando suas principais características e delineando o perfil dos usuários que a buscam. O tipo da nossa pesquisa se caracteriza como exploratória, e para atingirmos nossos objetivos, partimos da aplicação de questionários para usuários de uma página no Facebook, com o intuito de avaliar qual é o perfil daqueles que interagem na comunidade Libras Avante e quais os seus propósitos e possíveis aprendizagens nesta comunidade. Realizamos também a construção de um corpus de análise para avaliarmos os gêneros mais utilizados e suas características. Como base teórica, estamos apoiados em Bakhtin (1997); sites de redes sociais em Recuero (2009); Cultura Surda em Kraemer (2012) e Libras em Quadros e Karnopp (2004). Nossos resultados apontam que é possível a aprendizagem da Libras no Facebook com o uso dos gêneros compartilhados nesse ambiente, sendo que os mais utilizados são alfabeto em Libras, frases sinalizadas, mensagem datilologada, música em Libras, reflexão e outros gêneros que são nomeados pela comunidade sob o rótulo de meme e que esses possuem características bem pertinentes relacionadas aos temas abordados e sua multimodalidade. O público mais presente na página são jovens ouvintes que estão cursando sua primeira graduação e a buscam com o objetivo de adquirir aprendizagens e que a comunidade corresponde a esse intuíto. Assim, através dos multiletramentos presentes nos gêneros que promovem a comunicação numa página do Facebook, é possível a aprendizagem da Libras e aspectos da cultura surda, podendo ajudar também na ampliação do discurso de inclusão acerca das pessoas surdas e o reconhecimento dos direitos e lutas dessa comunidade.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSALima Neto, Vicente dehttp://lattes.cnpq.br/Ferreira, Elaine Cristina Fortehttp://lattes.cnpq.br/Sousa, Francisco Ebson Gomeshttp://lattes.cnpq.br/Silva, Tárcia Tamária da Costa2019-12-03T14:45:24Z2019-12-03T14:45:24Z2019-03-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSilva (2019) (SILVA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519porSILVA, Tárcia Tamária da Costa. Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook. 2019. 59 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCC-BY-SAreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:32:35Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2519Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:32:35Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
title Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
spellingShingle Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
Silva, Tárcia Tamária da Costa
Multiletramentos
Libras
Facebook
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
title_short Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
title_full Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
title_fullStr Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
title_full_unstemmed Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
title_sort Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
author Silva, Tárcia Tamária da Costa
author_facet Silva, Tárcia Tamária da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Neto, Vicente de
http://lattes.cnpq.br/
Ferreira, Elaine Cristina Forte
http://lattes.cnpq.br/
Sousa, Francisco Ebson Gomes
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tárcia Tamária da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Multiletramentos
Libras
Facebook
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
topic Multiletramentos
Libras
Facebook
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T14:45:24Z
2019-12-03T14:45:24Z
2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva (2019) (SILVA, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519
identifier_str_mv Silva (2019) (SILVA, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Tárcia Tamária da Costa. Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook. 2019. 59 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1821526258915213312