Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_1cd92ea845ae50b0eb7c1f118d2eedc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2519 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebookMultiletramentosLibrasFacebookLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMonografiaNão possui.O presente trabalho tem como objetivo analisar quais os gêneros discursivos são mais utilizados em uma comunidade de Libras no Facebook e como eles podem contribuir para que seus usuários aprendam aspectos relacionados a Libras e cultura surda, identificando suas principais características e delineando o perfil dos usuários que a buscam. O tipo da nossa pesquisa se caracteriza como exploratória, e para atingirmos nossos objetivos, partimos da aplicação de questionários para usuários de uma página no Facebook, com o intuito de avaliar qual é o perfil daqueles que interagem na comunidade Libras Avante e quais os seus propósitos e possíveis aprendizagens nesta comunidade. Realizamos também a construção de um corpus de análise para avaliarmos os gêneros mais utilizados e suas características. Como base teórica, estamos apoiados em Bakhtin (1997); sites de redes sociais em Recuero (2009); Cultura Surda em Kraemer (2012) e Libras em Quadros e Karnopp (2004). Nossos resultados apontam que é possível a aprendizagem da Libras no Facebook com o uso dos gêneros compartilhados nesse ambiente, sendo que os mais utilizados são alfabeto em Libras, frases sinalizadas, mensagem datilologada, música em Libras, reflexão e outros gêneros que são nomeados pela comunidade sob o rótulo de meme e que esses possuem características bem pertinentes relacionadas aos temas abordados e sua multimodalidade. O público mais presente na página são jovens ouvintes que estão cursando sua primeira graduação e a buscam com o objetivo de adquirir aprendizagens e que a comunidade corresponde a esse intuíto. Assim, através dos multiletramentos presentes nos gêneros que promovem a comunicação numa página do Facebook, é possível a aprendizagem da Libras e aspectos da cultura surda, podendo ajudar também na ampliação do discurso de inclusão acerca das pessoas surdas e o reconhecimento dos direitos e lutas dessa comunidade.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSALima Neto, Vicente dehttp://lattes.cnpq.br/Ferreira, Elaine Cristina Fortehttp://lattes.cnpq.br/Sousa, Francisco Ebson Gomeshttp://lattes.cnpq.br/Silva, Tárcia Tamária da Costa2019-12-03T14:45:24Z2019-12-03T14:45:24Z2019-03-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSilva (2019) (SILVA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519porSILVA, Tárcia Tamária da Costa. Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook. 2019. 59 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessCC-BY-SAreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:32:35Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2519Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:32:35Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook |
title |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook |
spellingShingle |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook Silva, Tárcia Tamária da Costa Multiletramentos Libras LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
title_short |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook |
title_full |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook |
title_fullStr |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook |
title_full_unstemmed |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook |
title_sort |
Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook |
author |
Silva, Tárcia Tamária da Costa |
author_facet |
Silva, Tárcia Tamária da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima Neto, Vicente de http://lattes.cnpq.br/ Ferreira, Elaine Cristina Forte http://lattes.cnpq.br/ Sousa, Francisco Ebson Gomes http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tárcia Tamária da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramentos Libras LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
topic |
Multiletramentos Libras LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03T14:45:24Z 2019-12-03T14:45:24Z 2019-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva (2019) (SILVA, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519 |
identifier_str_mv |
Silva (2019) (SILVA, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2071 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Tárcia Tamária da Costa. Sites de rede social e multiletramentos: a aprendizagem de libras no facebook. 2019. 59 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1821526258915213312 |