A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Sara dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203
Resumo: Este trabalho pretende, fundamentado em alguns pressupostos teóricos da História das Disciplinas Escolares (HDE), tratar de parte da história recente da língua portuguesa enquanto disciplina integrante de currículos escolares, mais especificamente, sua entrada no sistema educativo da República Argentina. Através da análise de alguns artigos da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do português no currículo das escolas secundárias argentinas -Ley nº 26648- e de fragmentos de dois documentos que a antecederam, levantamos algumas hipóteses quanto às possíveis implicações, a partir de sua promulgação, no que concerne a quatro planos: currículo, formação docente, órgãos oficiais ligados à educação e material didático.
id UFS-10_2f8d28c34e0e8daddef4557b7edaa2cb
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1203
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTEEste trabalho pretende, fundamentado em alguns pressupostos teóricos da História das Disciplinas Escolares (HDE), tratar de parte da história recente da língua portuguesa enquanto disciplina integrante de currículos escolares, mais especificamente, sua entrada no sistema educativo da República Argentina. Através da análise de alguns artigos da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do português no currículo das escolas secundárias argentinas -Ley nº 26648- e de fragmentos de dois documentos que a antecederam, levantamos algumas hipóteses quanto às possíveis implicações, a partir de sua promulgação, no que concerne a quatro planos: currículo, formação docente, órgãos oficiais ligados à educação e material didático.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203/1041Mota, Sara dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T11:24:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1203Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T11:24:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
title A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
spellingShingle A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
Mota, Sara dos Santos
title_short A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
title_full A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
title_fullStr A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
title_full_unstemmed A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
title_sort A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
author Mota, Sara dos Santos
author_facet Mota, Sara dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Sara dos Santos
description Este trabalho pretende, fundamentado em alguns pressupostos teóricos da História das Disciplinas Escolares (HDE), tratar de parte da história recente da língua portuguesa enquanto disciplina integrante de currículos escolares, mais especificamente, sua entrada no sistema educativo da República Argentina. Através da análise de alguns artigos da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do português no currículo das escolas secundárias argentinas -Ley nº 26648- e de fragmentos de dois documentos que a antecederam, levantamos algumas hipóteses quanto às possíveis implicações, a partir de sua promulgação, no que concerne a quatro planos: currículo, formação docente, órgãos oficiais ligados à educação e material didático.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203/1041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875530043392