A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203 |
Resumo: | Este trabalho pretende, fundamentado em alguns pressupostos teóricos da História das Disciplinas Escolares (HDE), tratar de parte da história recente da língua portuguesa enquanto disciplina integrante de currículos escolares, mais especificamente, sua entrada no sistema educativo da República Argentina. Através da análise de alguns artigos da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do português no currículo das escolas secundárias argentinas -Ley nº 26648- e de fragmentos de dois documentos que a antecederam, levantamos algumas hipóteses quanto às possíveis implicações, a partir de sua promulgação, no que concerne a quatro planos: currículo, formação docente, órgãos oficiais ligados à educação e material didático. |
id |
UFS-10_2f8d28c34e0e8daddef4557b7edaa2cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1203 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTEEste trabalho pretende, fundamentado em alguns pressupostos teóricos da História das Disciplinas Escolares (HDE), tratar de parte da história recente da língua portuguesa enquanto disciplina integrante de currículos escolares, mais especificamente, sua entrada no sistema educativo da República Argentina. Através da análise de alguns artigos da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do português no currículo das escolas secundárias argentinas -Ley nº 26648- e de fragmentos de dois documentos que a antecederam, levantamos algumas hipóteses quanto às possíveis implicações, a partir de sua promulgação, no que concerne a quatro planos: currículo, formação docente, órgãos oficiais ligados à educação e material didático.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203/1041Mota, Sara dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T11:24:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1203Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T11:24:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE |
title |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE |
spellingShingle |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE Mota, Sara dos Santos |
title_short |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE |
title_full |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE |
title_fullStr |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE |
title_full_unstemmed |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE |
title_sort |
A ENTRADA DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA ARGENTINA E ALGUMAS IMPLICAÇÕES: O PERCURSO DE UMA HISTÓRIA RECENTE |
author |
Mota, Sara dos Santos |
author_facet |
Mota, Sara dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Sara dos Santos |
description |
Este trabalho pretende, fundamentado em alguns pressupostos teóricos da História das Disciplinas Escolares (HDE), tratar de parte da história recente da língua portuguesa enquanto disciplina integrante de currículos escolares, mais especificamente, sua entrada no sistema educativo da República Argentina. Através da análise de alguns artigos da lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do português no currículo das escolas secundárias argentinas -Ley nº 26648- e de fragmentos de dois documentos que a antecederam, levantamos algumas hipóteses quanto às possíveis implicações, a partir de sua promulgação, no que concerne a quatro planos: currículo, formação docente, órgãos oficiais ligados à educação e material didático. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1203/1041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052875530043392 |