O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elaine Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211
Resumo: A leitura em Língua Portuguesa não pode ser trabalhada em sala de aula de forma simplista, como um mero repositório de informações para questões de interpretação de texto. Com a publicação dos PCN, o texto ganhou um papel de maior destaque, em decorrência das discussões levantadas sobre intertextualidade, trocas culturais e letramento digital. O livro didático, neste contexto, desempenha um papel fundamental por servir de base para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mas, diante de produções não inclusivas digitalmente, o professor deve buscar alternativas para que o processo de ensino aprendizagem não seja prejudicado. É objetivo desse trabalho analisar o papel do livro didático para o ensino de português, utilizando um compêndio do 8º ano para ilustrar a ênfase que as novas tecnologias estão recebendo e o modo pelo qual as TICs podem ser inseridas para transformar as atividades contidas nos livros em propostas mais inclusivas, no que se refere ao letramento digital.
id UFS-10_5d488009d133dc1d26adff40e305c356
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1211
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICOA leitura em Língua Portuguesa não pode ser trabalhada em sala de aula de forma simplista, como um mero repositório de informações para questões de interpretação de texto. Com a publicação dos PCN, o texto ganhou um papel de maior destaque, em decorrência das discussões levantadas sobre intertextualidade, trocas culturais e letramento digital. O livro didático, neste contexto, desempenha um papel fundamental por servir de base para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mas, diante de produções não inclusivas digitalmente, o professor deve buscar alternativas para que o processo de ensino aprendizagem não seja prejudicado. É objetivo desse trabalho analisar o papel do livro didático para o ensino de português, utilizando um compêndio do 8º ano para ilustrar a ênfase que as novas tecnologias estão recebendo e o modo pelo qual as TICs podem ser inseridas para transformar as atividades contidas nos livros em propostas mais inclusivas, no que se refere ao letramento digital.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211/1049Santos, Elaine Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T11:24:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1211Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T11:24:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
title O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
spellingShingle O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
Santos, Elaine Maria
title_short O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
title_full O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
title_fullStr O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
title_full_unstemmed O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
title_sort O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
author Santos, Elaine Maria
author_facet Santos, Elaine Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elaine Maria
description A leitura em Língua Portuguesa não pode ser trabalhada em sala de aula de forma simplista, como um mero repositório de informações para questões de interpretação de texto. Com a publicação dos PCN, o texto ganhou um papel de maior destaque, em decorrência das discussões levantadas sobre intertextualidade, trocas culturais e letramento digital. O livro didático, neste contexto, desempenha um papel fundamental por servir de base para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mas, diante de produções não inclusivas digitalmente, o professor deve buscar alternativas para que o processo de ensino aprendizagem não seja prejudicado. É objetivo desse trabalho analisar o papel do livro didático para o ensino de português, utilizando um compêndio do 8º ano para ilustrar a ênfase que as novas tecnologias estão recebendo e o modo pelo qual as TICs podem ser inseridas para transformar as atividades contidas nos livros em propostas mais inclusivas, no que se refere ao letramento digital.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211/1049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875537383424