O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211 |
Resumo: | A leitura em Língua Portuguesa não pode ser trabalhada em sala de aula de forma simplista, como um mero repositório de informações para questões de interpretação de texto. Com a publicação dos PCN, o texto ganhou um papel de maior destaque, em decorrência das discussões levantadas sobre intertextualidade, trocas culturais e letramento digital. O livro didático, neste contexto, desempenha um papel fundamental por servir de base para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mas, diante de produções não inclusivas digitalmente, o professor deve buscar alternativas para que o processo de ensino aprendizagem não seja prejudicado. É objetivo desse trabalho analisar o papel do livro didático para o ensino de português, utilizando um compêndio do 8º ano para ilustrar a ênfase que as novas tecnologias estão recebendo e o modo pelo qual as TICs podem ser inseridas para transformar as atividades contidas nos livros em propostas mais inclusivas, no que se refere ao letramento digital. |
id |
UFS-10_5d488009d133dc1d26adff40e305c356 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1211 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICOA leitura em Língua Portuguesa não pode ser trabalhada em sala de aula de forma simplista, como um mero repositório de informações para questões de interpretação de texto. Com a publicação dos PCN, o texto ganhou um papel de maior destaque, em decorrência das discussões levantadas sobre intertextualidade, trocas culturais e letramento digital. O livro didático, neste contexto, desempenha um papel fundamental por servir de base para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mas, diante de produções não inclusivas digitalmente, o professor deve buscar alternativas para que o processo de ensino aprendizagem não seja prejudicado. É objetivo desse trabalho analisar o papel do livro didático para o ensino de português, utilizando um compêndio do 8º ano para ilustrar a ênfase que as novas tecnologias estão recebendo e o modo pelo qual as TICs podem ser inseridas para transformar as atividades contidas nos livros em propostas mais inclusivas, no que se refere ao letramento digital.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211/1049Santos, Elaine Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T11:24:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1211Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T11:24:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO |
title |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO |
spellingShingle |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO Santos, Elaine Maria |
title_short |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO |
title_full |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO |
title_fullStr |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO |
title_full_unstemmed |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO |
title_sort |
O LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE PORTUGUÊS: O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO |
author |
Santos, Elaine Maria |
author_facet |
Santos, Elaine Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Elaine Maria |
description |
A leitura em Língua Portuguesa não pode ser trabalhada em sala de aula de forma simplista, como um mero repositório de informações para questões de interpretação de texto. Com a publicação dos PCN, o texto ganhou um papel de maior destaque, em decorrência das discussões levantadas sobre intertextualidade, trocas culturais e letramento digital. O livro didático, neste contexto, desempenha um papel fundamental por servir de base para os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, mas, diante de produções não inclusivas digitalmente, o professor deve buscar alternativas para que o processo de ensino aprendizagem não seja prejudicado. É objetivo desse trabalho analisar o papel do livro didático para o ensino de português, utilizando um compêndio do 8º ano para ilustrar a ênfase que as novas tecnologias estão recebendo e o modo pelo qual as TICs podem ser inseridas para transformar as atividades contidas nos livros em propostas mais inclusivas, no que se refere ao letramento digital. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1211/1049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052875537383424 |