CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Áurea da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847
Resumo: O artigo propõe discutir as aprendizagens nos espaços de sala de aula eseus impactos na condução das aulas em educação de adultos, em especial mulherese homens idosos, inscritos no Programa de Alfabetização “Todos pela Alfabetização”(TOPA), vigente no Estado da Bahia. A pesquisa aconteceu na comunidade rural deSaquinho, no município de Inhambupe, Bahia, e se concentra em cinco mulheresidosas, com idades entre 67 e 77 anos, residentesna localidade eparticipantes do programa A pesquisa é de base qualitativa e utilizou para coleta dosdados, a observação participante, filmagens e entrevistas narrativas. As cenas de salade aula revelam como as as (in)coerências da prática pedagógica desenvolvida narotina escolar de dois espaços de aulas do TOPA. Acreditamos que os dadosregistrados na pesquisa podem revelar possibilidades de criar ambienteseducacionais mais apropriados para estudantes adultos e idosos.
id UFS-10_7bd894aa69063d9916503d5a07ebbab6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3847
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPAO artigo propõe discutir as aprendizagens nos espaços de sala de aula eseus impactos na condução das aulas em educação de adultos, em especial mulherese homens idosos, inscritos no Programa de Alfabetização “Todos pela Alfabetização”(TOPA), vigente no Estado da Bahia. A pesquisa aconteceu na comunidade rural deSaquinho, no município de Inhambupe, Bahia, e se concentra em cinco mulheresidosas, com idades entre 67 e 77 anos, residentesna localidade eparticipantes do programa A pesquisa é de base qualitativa e utilizou para coleta dosdados, a observação participante, filmagens e entrevistas narrativas. As cenas de salade aula revelam como as as (in)coerências da prática pedagógica desenvolvida narotina escolar de dois espaços de aulas do TOPA. Acreditamos que os dadosregistrados na pesquisa podem revelar possibilidades de criar ambienteseducacionais mais apropriados para estudantes adultos e idosos.Carlos Magno Santos2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847/3248Pereira, Áurea da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3847Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:01Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
title CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
spellingShingle CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
Pereira, Áurea da Silva
title_short CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
title_full CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
title_fullStr CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
title_full_unstemmed CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
title_sort CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
author Pereira, Áurea da Silva
author_facet Pereira, Áurea da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Áurea da Silva
description O artigo propõe discutir as aprendizagens nos espaços de sala de aula eseus impactos na condução das aulas em educação de adultos, em especial mulherese homens idosos, inscritos no Programa de Alfabetização “Todos pela Alfabetização”(TOPA), vigente no Estado da Bahia. A pesquisa aconteceu na comunidade rural deSaquinho, no município de Inhambupe, Bahia, e se concentra em cinco mulheresidosas, com idades entre 67 e 77 anos, residentesna localidade eparticipantes do programa A pesquisa é de base qualitativa e utilizou para coleta dosdados, a observação participante, filmagens e entrevistas narrativas. As cenas de salade aula revelam como as as (in)coerências da prática pedagógica desenvolvida narotina escolar de dois espaços de aulas do TOPA. Acreditamos que os dadosregistrados na pesquisa podem revelar possibilidades de criar ambienteseducacionais mais apropriados para estudantes adultos e idosos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847/3248
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876401410048