CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847 |
Resumo: | O artigo propõe discutir as aprendizagens nos espaços de sala de aula eseus impactos na condução das aulas em educação de adultos, em especial mulherese homens idosos, inscritos no Programa de Alfabetização “Todos pela Alfabetização”(TOPA), vigente no Estado da Bahia. A pesquisa aconteceu na comunidade rural deSaquinho, no município de Inhambupe, Bahia, e se concentra em cinco mulheresidosas, com idades entre 67 e 77 anos, residentesna localidade eparticipantes do programa A pesquisa é de base qualitativa e utilizou para coleta dosdados, a observação participante, filmagens e entrevistas narrativas. As cenas de salade aula revelam como as as (in)coerências da prática pedagógica desenvolvida narotina escolar de dois espaços de aulas do TOPA. Acreditamos que os dadosregistrados na pesquisa podem revelar possibilidades de criar ambienteseducacionais mais apropriados para estudantes adultos e idosos. |
id |
UFS-10_7bd894aa69063d9916503d5a07ebbab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3847 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPAO artigo propõe discutir as aprendizagens nos espaços de sala de aula eseus impactos na condução das aulas em educação de adultos, em especial mulherese homens idosos, inscritos no Programa de Alfabetização “Todos pela Alfabetização”(TOPA), vigente no Estado da Bahia. A pesquisa aconteceu na comunidade rural deSaquinho, no município de Inhambupe, Bahia, e se concentra em cinco mulheresidosas, com idades entre 67 e 77 anos, residentesna localidade eparticipantes do programa A pesquisa é de base qualitativa e utilizou para coleta dosdados, a observação participante, filmagens e entrevistas narrativas. As cenas de salade aula revelam como as as (in)coerências da prática pedagógica desenvolvida narotina escolar de dois espaços de aulas do TOPA. Acreditamos que os dadosregistrados na pesquisa podem revelar possibilidades de criar ambienteseducacionais mais apropriados para estudantes adultos e idosos.Carlos Magno Santos2015-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua PortuguesaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847/3248Pereira, Áurea da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3847Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:01Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA |
title |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA |
spellingShingle |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA Pereira, Áurea da Silva |
title_short |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA |
title_full |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA |
title_fullStr |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA |
title_full_unstemmed |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA |
title_sort |
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA |
author |
Pereira, Áurea da Silva |
author_facet |
Pereira, Áurea da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Áurea da Silva |
description |
O artigo propõe discutir as aprendizagens nos espaços de sala de aula eseus impactos na condução das aulas em educação de adultos, em especial mulherese homens idosos, inscritos no Programa de Alfabetização “Todos pela Alfabetização”(TOPA), vigente no Estado da Bahia. A pesquisa aconteceu na comunidade rural deSaquinho, no município de Inhambupe, Bahia, e se concentra em cinco mulheresidosas, com idades entre 67 e 77 anos, residentesna localidade eparticipantes do programa A pesquisa é de base qualitativa e utilizou para coleta dosdados, a observação participante, filmagens e entrevistas narrativas. As cenas de salade aula revelam como as as (in)coerências da prática pedagógica desenvolvida narotina escolar de dois espaços de aulas do TOPA. Acreditamos que os dadosregistrados na pesquisa podem revelar possibilidades de criar ambienteseducacionais mais apropriados para estudantes adultos e idosos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/3847/3248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; v. 22: Ano X - jan-jun de 2015 | DOSSIÊ: Inovações para o Ensino de Língua Portuguesa 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876401410048 |