SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sandro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cristina, Doris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234
Resumo: A proposta deste trabalho é explicitar a construção dos espaços mentais, descrever os space builders, bem como as estratégias de polidez utilizadas no corpus estudado, tendo como moldura comunicativa (frames) as transcrições de gravações realizadas em tempo de interação real entre cadetes e instrutores no decurso de algumas aulas ministradas aos alunos do Curso Avançado (cadetes do segundo ano) pela cadeira de espanhol da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Além disso, busca-se relacionar as funções construídas no discurso por meio dos space builders e das estratégias de polidez à educação castrense. Delimitou-se a polidez dentro dos espaços de crença como o fenômeno a ser analisado já que esse tipo de espaço foi o de maior incidência. A articulação teórica básica para a composição desta investigação está centrada nas ideias de Salomão (2003), Chiavegatto (1998), Miranda (1999), Brown e Levinson (1987) e Gerhardt (2005).
id UFS-10_ff73f5e529b3376d63ae96635c91a121
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1234
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRASA proposta deste trabalho é explicitar a construção dos espaços mentais, descrever os space builders, bem como as estratégias de polidez utilizadas no corpus estudado, tendo como moldura comunicativa (frames) as transcrições de gravações realizadas em tempo de interação real entre cadetes e instrutores no decurso de algumas aulas ministradas aos alunos do Curso Avançado (cadetes do segundo ano) pela cadeira de espanhol da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Além disso, busca-se relacionar as funções construídas no discurso por meio dos space builders e das estratégias de polidez à educação castrense. Delimitou-se a polidez dentro dos espaços de crença como o fenômeno a ser analisado já que esse tipo de espaço foi o de maior incidência. A articulação teórica básica para a composição desta investigação está centrada nas ideias de Salomão (2003), Chiavegatto (1998), Miranda (1999), Brown e Levinson (1987) e Gerhardt (2005).Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e SociedadeInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e SociedadeInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234/1072Alves, SandroCristina, Dorisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T12:22:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1234Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T12:22:03Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
title SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
spellingShingle SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
Alves, Sandro
title_short SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
title_full SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
title_fullStr SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
title_full_unstemmed SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
title_sort SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
author Alves, Sandro
author_facet Alves, Sandro
Cristina, Doris
author_role author
author2 Cristina, Doris
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sandro
Cristina, Doris
description A proposta deste trabalho é explicitar a construção dos espaços mentais, descrever os space builders, bem como as estratégias de polidez utilizadas no corpus estudado, tendo como moldura comunicativa (frames) as transcrições de gravações realizadas em tempo de interação real entre cadetes e instrutores no decurso de algumas aulas ministradas aos alunos do Curso Avançado (cadetes do segundo ano) pela cadeira de espanhol da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Além disso, busca-se relacionar as funções construídas no discurso por meio dos space builders e das estratégias de polidez à educação castrense. Delimitou-se a polidez dentro dos espaços de crença como o fenômeno a ser analisado já que esse tipo de espaço foi o de maior incidência. A articulação teórica básica para a composição desta investigação está centrada nas ideias de Salomão (2003), Chiavegatto (1998), Miranda (1999), Brown e Levinson (1987) e Gerhardt (2005).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234/1072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875566743552