SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS
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Data de Publicação: | 2013 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é explicitar a construção dos espaços mentais, descrever os space builders, bem como as estratégias de polidez utilizadas no corpus estudado, tendo como moldura comunicativa (frames) as transcrições de gravações realizadas em tempo de interação real entre cadetes e instrutores no decurso de algumas aulas ministradas aos alunos do Curso Avançado (cadetes do segundo ano) pela cadeira de espanhol da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Além disso, busca-se relacionar as funções construídas no discurso por meio dos space builders e das estratégias de polidez à educação castrense. Delimitou-se a polidez dentro dos espaços de crença como o fenômeno a ser analisado já que esse tipo de espaço foi o de maior incidência. A articulação teórica básica para a composição desta investigação está centrada nas ideias de Salomão (2003), Chiavegatto (1998), Miranda (1999), Brown e Levinson (1987) e Gerhardt (2005). |
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SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRASA proposta deste trabalho é explicitar a construção dos espaços mentais, descrever os space builders, bem como as estratégias de polidez utilizadas no corpus estudado, tendo como moldura comunicativa (frames) as transcrições de gravações realizadas em tempo de interação real entre cadetes e instrutores no decurso de algumas aulas ministradas aos alunos do Curso Avançado (cadetes do segundo ano) pela cadeira de espanhol da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Além disso, busca-se relacionar as funções construídas no discurso por meio dos space builders e das estratégias de polidez à educação castrense. Delimitou-se a polidez dentro dos espaços de crença como o fenômeno a ser analisado já que esse tipo de espaço foi o de maior incidência. A articulação teórica básica para a composição desta investigação está centrada nas ideias de Salomão (2003), Chiavegatto (1998), Miranda (1999), Brown e Levinson (1987) e Gerhardt (2005).Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e SociedadeInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e SociedadeInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 10: Ano V - EDIÇÃO ESPECIAL 2010 | Trabalhos selecionados do I Encontro Regional Linguagem, Interação e Sociedade1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234/1072Alves, SandroCristina, Dorisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T12:22:03Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1234Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T12:22:03Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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