Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urban, Samuel Penteado
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: von Linsingen, Irlan, Miranda de Moura, Tamara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530
Resumo: This text aims to report the experience about the first edition of the extension course 'Knowledge and resistance in times of pandemic', held at the State University of Rio Grande do Norte, through synchronous classes (lives), conveyed through the YouTube platform. Considering that the present activity was carried out through the use of Conventional/Capitalist Technology, it was possible to think of it as a counter-hegemonic possibility in the sense of socio-technical adequacy, taking into account the expansion of socio-inclusive processes. The content presented was based on the dialogue of knowledge from different areas of knowledge and the current context of the pandemic.
id UFS-11_1224a40168c5552af30e3b2b01ff1872
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14530
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de PandemiaTecnologiaDiálogo de SaberesExtensão UniversitáriaThis text aims to report the experience about the first edition of the extension course 'Knowledge and resistance in times of pandemic', held at the State University of Rio Grande do Norte, through synchronous classes (lives), conveyed through the YouTube platform. Considering that the present activity was carried out through the use of Conventional/Capitalist Technology, it was possible to think of it as a counter-hegemonic possibility in the sense of socio-technical adequacy, taking into account the expansion of socio-inclusive processes. The content presented was based on the dialogue of knowledge from different areas of knowledge and the current context of the pandemic.Este texto tiene como objetivo relatar la experiencia sobre la primera edición del curso de extensión 'Conocimiento y resistencia en tiempos de pandemia', realizado en la Universidad Estatal de Rio Grande do Norte, a través de clases sincrónicas, transmitidas a través de la plataforma de YouTube. Considerando que la presente actividad se llevó a cabo mediante el uso de Tecnología Convencional/Capitalista, es posible pensar en ella como una posibilidad contrahegemónica en el sentido de adecuación socio-técnica, tomando en cuenta la expansión de los procesos socio-inclusivos. El contenido presentado se basó en el diálogo entre diferentes áreas del conocimiento y el contexto actual de la pandemia.O presente texto tem como objetivo relatar a experiência acerca da primeira edição do curso de extensão 'Saberes e resistências em tempos de pandemia', realizado junto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de aulas síncronas (lives), veículadas através da plataforma YouTube. Considerando que a presente atividade foi realizada por meio da utilização da Tecnologia Convencional/Capitalista, foi possível pensá-la como possibilidade contra hegemônica no sentido da adequação socio-técnica, levando em conta a ampliação dos processos sócio inclusivos. Os conteúdos apresentados tiveram como pano de fundo o diálogo de saberes de diversas áreas de conhecimento e o atual contexto de pandemia.Universidade Federal de Sergipe2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1453010.47401/revisea.v7iEspecial.14530Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-132359-499310.47401/revisea.v7iEspecialreponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530/11016Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessUrban, Samuel Penteadovon Linsingen, IrlanMiranda de Moura, Tamara2021-11-11T19:12:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14530Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:12:09Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
title Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
spellingShingle Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
Urban, Samuel Penteado
Tecnologia
Diálogo de Saberes
Extensão Universitária
title_short Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
title_full Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
title_fullStr Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
title_full_unstemmed Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
title_sort Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
author Urban, Samuel Penteado
author_facet Urban, Samuel Penteado
von Linsingen, Irlan
Miranda de Moura, Tamara
author_role author
author2 von Linsingen, Irlan
Miranda de Moura, Tamara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urban, Samuel Penteado
von Linsingen, Irlan
Miranda de Moura, Tamara
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Diálogo de Saberes
Extensão Universitária
topic Tecnologia
Diálogo de Saberes
Extensão Universitária
description This text aims to report the experience about the first edition of the extension course 'Knowledge and resistance in times of pandemic', held at the State University of Rio Grande do Norte, through synchronous classes (lives), conveyed through the YouTube platform. Considering that the present activity was carried out through the use of Conventional/Capitalist Technology, it was possible to think of it as a counter-hegemonic possibility in the sense of socio-technical adequacy, taking into account the expansion of socio-inclusive processes. The content presented was based on the dialogue of knowledge from different areas of knowledge and the current context of the pandemic.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de Convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530
10.47401/revisea.v7iEspecial.14530
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v7iEspecial.14530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530/11016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13
2359-4993
10.47401/revisea.v7iEspecial
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213701640192