Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530 |
Resumo: | This text aims to report the experience about the first edition of the extension course 'Knowledge and resistance in times of pandemic', held at the State University of Rio Grande do Norte, through synchronous classes (lives), conveyed through the YouTube platform. Considering that the present activity was carried out through the use of Conventional/Capitalist Technology, it was possible to think of it as a counter-hegemonic possibility in the sense of socio-technical adequacy, taking into account the expansion of socio-inclusive processes. The content presented was based on the dialogue of knowledge from different areas of knowledge and the current context of the pandemic. |
id |
UFS-11_1224a40168c5552af30e3b2b01ff1872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14530 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de PandemiaTecnologiaDiálogo de SaberesExtensão UniversitáriaThis text aims to report the experience about the first edition of the extension course 'Knowledge and resistance in times of pandemic', held at the State University of Rio Grande do Norte, through synchronous classes (lives), conveyed through the YouTube platform. Considering that the present activity was carried out through the use of Conventional/Capitalist Technology, it was possible to think of it as a counter-hegemonic possibility in the sense of socio-technical adequacy, taking into account the expansion of socio-inclusive processes. The content presented was based on the dialogue of knowledge from different areas of knowledge and the current context of the pandemic.Este texto tiene como objetivo relatar la experiencia sobre la primera edición del curso de extensión 'Conocimiento y resistencia en tiempos de pandemia', realizado en la Universidad Estatal de Rio Grande do Norte, a través de clases sincrónicas, transmitidas a través de la plataforma de YouTube. Considerando que la presente actividad se llevó a cabo mediante el uso de Tecnología Convencional/Capitalista, es posible pensar en ella como una posibilidad contrahegemónica en el sentido de adecuación socio-técnica, tomando en cuenta la expansión de los procesos socio-inclusivos. El contenido presentado se basó en el diálogo entre diferentes áreas del conocimiento y el contexto actual de la pandemia.O presente texto tem como objetivo relatar a experiência acerca da primeira edição do curso de extensão 'Saberes e resistências em tempos de pandemia', realizado junto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, por meio de aulas síncronas (lives), veículadas através da plataforma YouTube. Considerando que a presente atividade foi realizada por meio da utilização da Tecnologia Convencional/Capitalista, foi possível pensá-la como possibilidade contra hegemônica no sentido da adequação socio-técnica, levando em conta a ampliação dos processos sócio inclusivos. Os conteúdos apresentados tiveram como pano de fundo o diálogo de saberes de diversas áreas de conhecimento e o atual contexto de pandemia.Universidade Federal de Sergipe2020-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de Convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1453010.47401/revisea.v7iEspecial.14530Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-132359-499310.47401/revisea.v7iEspecialreponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530/11016Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessUrban, Samuel Penteadovon Linsingen, IrlanMiranda de Moura, Tamara2021-11-11T19:12:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14530Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:12:09Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia |
title |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia |
spellingShingle |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia Urban, Samuel Penteado Tecnologia Diálogo de Saberes Extensão Universitária |
title_short |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia |
title_full |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia |
title_fullStr |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia |
title_full_unstemmed |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia |
title_sort |
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I Curso de Extensão Saberes e Resistências em Tempos de Pandemia |
author |
Urban, Samuel Penteado |
author_facet |
Urban, Samuel Penteado von Linsingen, Irlan Miranda de Moura, Tamara |
author_role |
author |
author2 |
von Linsingen, Irlan Miranda de Moura, Tamara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Urban, Samuel Penteado von Linsingen, Irlan Miranda de Moura, Tamara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Diálogo de Saberes Extensão Universitária |
topic |
Tecnologia Diálogo de Saberes Extensão Universitária |
description |
This text aims to report the experience about the first edition of the extension course 'Knowledge and resistance in times of pandemic', held at the State University of Rio Grande do Norte, through synchronous classes (lives), conveyed through the YouTube platform. Considering that the present activity was carried out through the use of Conventional/Capitalist Technology, it was possible to think of it as a counter-hegemonic possibility in the sense of socio-technical adequacy, taking into account the expansion of socio-inclusive processes. The content presented was based on the dialogue of knowledge from different areas of knowledge and the current context of the pandemic. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo de Convidado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530 10.47401/revisea.v7iEspecial.14530 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v7iEspecial.14530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14530/11016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 7 n. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 Núm. Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 7 No Especial (2020): Diálogos entre Educação Ambiental e Educação em Ciências em tempos de pandemia: buscando caminhos em prol dos Direitos Humanos e da Terra; 1-13 2359-4993 10.47401/revisea.v7iEspecial reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213701640192 |