Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) enquanto um processo que promulga a construção de valores sociais direcionados à sensibilização, deve estar presente nos vários níveis de Ensino, perpetuando o reconhecimento das problemáticas ambientais e preparando os estudantes para o exercício de cidadão crítico e autorreflexivo. Nesse sentido, surge a investigação acerca das propostas curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da região Sul do país, a partir de duas categorias: Componentes curriculares relacionados à EA, de modo a compreender a forma como a EA tem sido abordada (transversal ou não) e Objetivos dos cursos (incluindo visão e valores) com base nas concepções de EA: Conservadora, Ecologia Política que mostraram-se relevantes perante as análises, e a Ecologia Social também levantada. Com isso, esperamos contribuir para reflexões que dão ênfase para a formação inicial, uma vez que discuti-la é preciso para reformular a própria prática. |
id |
UFS-11_2d70c96e10e7336f8b9d70f2bc2b36f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15121 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do paísPropostas curriculares de Educação Ambiental: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do paísPropuestas curriculares de Educación Ambiental: panorama general de las carreras de grado en Ciencias Biológicas en Institutos Federales del sur del país: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do paísCurrículoFormação inicialEnsino de BiologiaEnsino SuperiorCurriculumInitial formationBiology teachingUniversity educationCurrículoFormación inicialEnseñanza de BiologíaEnseñanza SuperiorA Educação Ambiental (EA) enquanto um processo que promulga a construção de valores sociais direcionados à sensibilização, deve estar presente nos vários níveis de Ensino, perpetuando o reconhecimento das problemáticas ambientais e preparando os estudantes para o exercício de cidadão crítico e autorreflexivo. Nesse sentido, surge a investigação acerca das propostas curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da região Sul do país, a partir de duas categorias: Componentes curriculares relacionados à EA, de modo a compreender a forma como a EA tem sido abordada (transversal ou não) e Objetivos dos cursos (incluindo visão e valores) com base nas concepções de EA: Conservadora, Ecologia Política que mostraram-se relevantes perante as análises, e a Ecologia Social também levantada. Com isso, esperamos contribuir para reflexões que dão ênfase para a formação inicial, uma vez que discuti-la é preciso para reformular a própria prática.Environmental Education (EA) as a process that promotes the construction of social values oriented towards awareness, must be present in the different levels of Education, perpetuating the recognition of the environmental problem and preparing students for the work of critical and self-reflective citizens. In this sense, it is investigated about the curricular proposals present in the Pedagogical Projects of the Licenciatura Courses in the Biological Sciences of the Federal Institutes of the Region Sur of the country, from the categories: Curricular components related to the EA, according to the fin to understand how EA has been approached (across the board) and the objectives of the signature (including vision and values) have also been based on EA concepts: Conservative, Political Ecology that are relevant to the analysis, and Social Ecology. With this in mind, we hope to contribute to reflections that emphasize the initial training, but that it is necessary to reformulate the practice itself.La Educación Ambiental (EA) como proceso que promueve la construcción de valores sociales orientados a la sensibilización, debe estar presente en los distintos niveles de Educación, perpetuando el reconocimiento de la problemática ambiental y preparando a los estudiantes para el ejercicio de ciudadanos críticos y autorreflexivos. En este sentido, se investiga sobre las propuestas curriculares presentes en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Licenciatura en Ciencias Biológicas de los Institutos Federales de la Región Sur del país, a partir de dos categorías: Componentes curriculares relacionados con la EA, con el fin de comprender cómo la Se ha abordado la EA (transversal o no) y también se han planteado los objetivos de la asignatura (incluyendo visión y valores) en base a los conceptos de EA: Conservador, Ecología Política que resultaron relevantes para el análisis, y Ecología Social. Con esto, esperamos contribuir a reflexiones que enfaticen la formación inicial, ya que debatiendo es necesario reformular la práctica en sí.Universidade Federal de Sergipe2021-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1512110.47401/revisea.v8i1.15121Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-202359-499310.47401/revisea.v8i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121/11822Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Lopes, Eduarda do Espirito Santo Hermel, Erica2021-11-11T19:09:32Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15121Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:09:32Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país Propostas curriculares de Educação Ambiental: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país Propuestas curriculares de Educación Ambiental: panorama general de las carreras de grado en Ciencias Biológicas en Institutos Federales del sur del país: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país |
title |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país |
spellingShingle |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país da Silva Lopes, Eduarda Currículo Formação inicial Ensino de Biologia Ensino Superior Curriculum Initial formation Biology teaching University education Currículo Formación inicial Enseñanza de Biología Enseñanza Superior |
title_short |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país |
title_full |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país |
title_fullStr |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país |
title_full_unstemmed |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país |
title_sort |
Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país |
author |
da Silva Lopes, Eduarda |
author_facet |
da Silva Lopes, Eduarda do Espirito Santo Hermel, Erica |
author_role |
author |
author2 |
do Espirito Santo Hermel, Erica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Lopes, Eduarda do Espirito Santo Hermel, Erica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Formação inicial Ensino de Biologia Ensino Superior Curriculum Initial formation Biology teaching University education Currículo Formación inicial Enseñanza de Biología Enseñanza Superior |
topic |
Currículo Formação inicial Ensino de Biologia Ensino Superior Curriculum Initial formation Biology teaching University education Currículo Formación inicial Enseñanza de Biología Enseñanza Superior |
description |
A Educação Ambiental (EA) enquanto um processo que promulga a construção de valores sociais direcionados à sensibilização, deve estar presente nos vários níveis de Ensino, perpetuando o reconhecimento das problemáticas ambientais e preparando os estudantes para o exercício de cidadão crítico e autorreflexivo. Nesse sentido, surge a investigação acerca das propostas curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da região Sul do país, a partir de duas categorias: Componentes curriculares relacionados à EA, de modo a compreender a forma como a EA tem sido abordada (transversal ou não) e Objetivos dos cursos (incluindo visão e valores) com base nas concepções de EA: Conservadora, Ecologia Política que mostraram-se relevantes perante as análises, e a Ecologia Social também levantada. Com isso, esperamos contribuir para reflexões que dão ênfase para a formação inicial, uma vez que discuti-la é preciso para reformular a própria prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121 10.47401/revisea.v8i1.15121 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v8i1.15121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121/11822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20 2359-4993 10.47401/revisea.v8i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213714223104 |