Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Lopes, Eduarda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Espirito Santo Hermel, Erica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121
Resumo: A Educação Ambiental (EA) enquanto um processo que promulga a construção de valores sociais direcionados à sensibilização, deve estar presente nos vários níveis de Ensino, perpetuando o reconhecimento das problemáticas ambientais e preparando os estudantes para o exercício de cidadão crítico e autorreflexivo. Nesse sentido, surge a investigação acerca das propostas curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da região Sul do país, a partir de duas categorias: Componentes curriculares relacionados à EA, de modo a compreender a forma como a EA tem sido abordada (transversal ou não) e Objetivos dos cursos (incluindo visão e valores) com base nas concepções de EA: Conservadora, Ecologia Política que mostraram-se relevantes perante as análises, e a Ecologia Social também levantada. Com isso, esperamos contribuir para reflexões que dão ênfase para a formação inicial, uma vez que discuti-la é preciso para reformular a própria prática.
id UFS-11_2d70c96e10e7336f8b9d70f2bc2b36f4
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15121
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do paísPropostas curriculares de Educação Ambiental: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do paísPropuestas curriculares de Educación Ambiental: panorama general de las carreras de grado en Ciencias Biológicas en Institutos Federales del sur del país: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do paísCurrículoFormação inicialEnsino de BiologiaEnsino SuperiorCurriculumInitial formationBiology teachingUniversity educationCurrículoFormación inicialEnseñanza de BiologíaEnseñanza SuperiorA Educação Ambiental (EA) enquanto um processo que promulga a construção de valores sociais direcionados à sensibilização, deve estar presente nos vários níveis de Ensino, perpetuando o reconhecimento das problemáticas ambientais e preparando os estudantes para o exercício de cidadão crítico e autorreflexivo. Nesse sentido, surge a investigação acerca das propostas curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da região Sul do país, a partir de duas categorias: Componentes curriculares relacionados à EA, de modo a compreender a forma como a EA tem sido abordada (transversal ou não) e Objetivos dos cursos (incluindo visão e valores) com base nas concepções de EA: Conservadora, Ecologia Política que mostraram-se relevantes perante as análises, e a Ecologia Social também levantada. Com isso, esperamos contribuir para reflexões que dão ênfase para a formação inicial, uma vez que discuti-la é preciso para reformular a própria prática.Environmental Education (EA) as a process that promotes the construction of social values ​​oriented towards awareness, must be present in the different levels of Education, perpetuating the recognition of the environmental problem and preparing students for the work of critical and self-reflective citizens. In this sense, it is investigated about the curricular proposals present in the Pedagogical Projects of the Licenciatura Courses in the Biological Sciences of the Federal Institutes of the Region Sur of the country, from the categories: Curricular components related to the EA, according to the fin to understand how EA has been approached (across the board) and the objectives of the signature (including vision and values) have also been based on EA concepts: Conservative, Political Ecology that are relevant to the analysis, and Social Ecology. With this in mind, we hope to contribute to reflections that emphasize the initial training, but that it is necessary to reformulate the practice itself.La Educación Ambiental (EA) como proceso que promueve la construcción de valores sociales orientados a la sensibilización, debe estar presente en los distintos niveles de Educación, perpetuando el reconocimiento de la problemática ambiental y preparando a los estudiantes para el ejercicio de ciudadanos críticos y autorreflexivos. En este sentido, se investiga sobre las propuestas curriculares presentes en los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Licenciatura en Ciencias Biológicas de los Institutos Federales de la Región Sur del país, a partir de dos categorías: Componentes curriculares relacionados con la EA, con el fin de comprender cómo la Se ha abordado la EA (transversal o no) y también se han planteado los objetivos de la asignatura (incluyendo visión y valores) en base a los conceptos de EA: Conservador, Ecología Política que resultaron relevantes para el análisis, y Ecología Social. Con esto, esperamos contribuir a reflexiones que enfaticen la formación inicial, ya que debatiendo es necesario reformular la práctica en sí.Universidade Federal de Sergipe2021-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1512110.47401/revisea.v8i1.15121Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-202359-499310.47401/revisea.v8i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121/11822Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Lopes, Eduarda do Espirito Santo Hermel, Erica2021-11-11T19:09:32Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15121Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:09:32Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
Propostas curriculares de Educação Ambiental: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
Propuestas curriculares de Educación Ambiental: panorama general de las carreras de grado en Ciencias Biológicas en Institutos Federales del sur del país: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
title Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
spellingShingle Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
da Silva Lopes, Eduarda
Currículo
Formação inicial
Ensino de Biologia
Ensino Superior
Curriculum
Initial formation
Biology teaching
University education
Currículo
Formación inicial
Enseñanza de Biología
Enseñanza Superior
title_short Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
title_full Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
title_fullStr Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
title_full_unstemmed Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
title_sort Curriculum proposals for Environmental Education: overview of undergraduate courses in Biological Sciences at Federal Institutes in the south of the country: panorama dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais do sul do país
author da Silva Lopes, Eduarda
author_facet da Silva Lopes, Eduarda
do Espirito Santo Hermel, Erica
author_role author
author2 do Espirito Santo Hermel, Erica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Lopes, Eduarda
do Espirito Santo Hermel, Erica
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação inicial
Ensino de Biologia
Ensino Superior
Curriculum
Initial formation
Biology teaching
University education
Currículo
Formación inicial
Enseñanza de Biología
Enseñanza Superior
topic Currículo
Formação inicial
Ensino de Biologia
Ensino Superior
Curriculum
Initial formation
Biology teaching
University education
Currículo
Formación inicial
Enseñanza de Biología
Enseñanza Superior
description A Educação Ambiental (EA) enquanto um processo que promulga a construção de valores sociais direcionados à sensibilização, deve estar presente nos vários níveis de Ensino, perpetuando o reconhecimento das problemáticas ambientais e preparando os estudantes para o exercício de cidadão crítico e autorreflexivo. Nesse sentido, surge a investigação acerca das propostas curriculares presentes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas dos Institutos Federais da região Sul do país, a partir de duas categorias: Componentes curriculares relacionados à EA, de modo a compreender a forma como a EA tem sido abordada (transversal ou não) e Objetivos dos cursos (incluindo visão e valores) com base nas concepções de EA: Conservadora, Ecologia Política que mostraram-se relevantes perante as análises, e a Ecologia Social também levantada. Com isso, esperamos contribuir para reflexões que dão ênfase para a formação inicial, uma vez que discuti-la é preciso para reformular a própria prática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121
10.47401/revisea.v8i1.15121
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8i1.15121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15121/11822
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-20
2359-4993
10.47401/revisea.v8i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213714223104