Educação Ambiental Crítica: : Da concepção à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gleice Prado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4443
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é discutida ao longo de décadas,com o compromisso de promover mudanças de valores,atitudes e comportamentos, para a construção de uma sociedadecada vez mais justa e preocupada com a crise socioambientalinstaurada. Neste sentido, o ambiente escolar é um espaçopropício para construção de conhecimentos e saberes, para aformação do indivíduo. Entretanto, inserir a Educação Ambiental,neste contexto requer envolvimento dos docentes para queestas ações na prática pedagógica, não se apresentem com valoresconservadores e embasados em armadilhas paradigmáticas.Baseando-se neste fato, o presente artigo buscou verificar quaisas dificuldades dos docentes no que tange as práticas socioambientaisdesenvolvidas na escola e, indicar alternativas metodológicaspara a implementação da Educação Ambiental Crítica,como superação do pragmatismo tecnicista e reducionista e, inserirespaços de discussão e implementação de práticas pedagógicastransformadoras.
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