Português
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16002 |
Resumo: | A inserção da Educação Ambiental (EA) na formação de professores se revela como um exitoso caminho na busca pela implementação da mesma em todos os níveis, modalidades e instituições de ensino. E, neste sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se configura campo propício a estudos sobre formação de professores. No presente estudo, realizado no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), objetivamos, de modo geral, compreender as contribuições da formação inicial de professores de Ciências e Biologia no Pibid para a prática docente da EA na educação básica. Recorremos à análise documental do subprojeto e relatórios de atividades de 2013, 2014 e 2015. A partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo identificamos que a EA contribuiu para criticidade e reflexão a respeito de questões socioambientais. Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. |
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PortuguêsContribuições da formação inicial de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a educação ambientalEducação Ambiental. Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.A inserção da Educação Ambiental (EA) na formação de professores se revela como um exitoso caminho na busca pela implementação da mesma em todos os níveis, modalidades e instituições de ensino. E, neste sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se configura campo propício a estudos sobre formação de professores. No presente estudo, realizado no âmbito da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), objetivamos, de modo geral, compreender as contribuições da formação inicial de professores de Ciências e Biologia no Pibid para a prática docente da EA na educação básica. Recorremos à análise documental do subprojeto e relatórios de atividades de 2013, 2014 e 2015. A partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo identificamos que a EA contribuiu para criticidade e reflexão a respeito de questões socioambientais. Palavras-chave: Educação Ambiental. Formação Inicial de Professores de Ciências e Biologia. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.La inserción de la Educación Ambiental (EA) en la formación de docentes se revela como un camino exitoso en la búsqueda de su implementación en todos los niveles, modalidades e instituciones educativas. En este sentido, el Programa de Becas de Iniciación a la Docencia Institucional (Pibid) parece ser un campo propicio para los estudios sobre formación docente. En el presente estudio, realizado en el ámbito de la Universidad Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pretendemos, en general, comprender las contribuciones de la formación inicial de profesores de ciencias y biología en Pibid a la práctica docente de EA en educación básica. educación. Se recurrió al análisis documental del subproyecto y los informes de actividad de los años 2013, 2014 y 2015. Con base en la aplicación de la técnica de análisis de contenido, identificamos que la EA contribuyó a la criticidad y reflexión sobre temas socioambientales. Palabras clave: Educación ambiental. Formación Inicial de Profesores de Ciencias y Biología. Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente.The insertion of Environmental Education (EE) in the training of teachers is revealed as a successful path in the search for its implementation at all levels, modalities and educational institutions. In this sense, the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) appears to be a favorable field for studies on teacher education. In the present study, carried out within the scope of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), we aim, in general, to understand the contributions of the initial training of science and biology teachers in Pibid to the teaching practice of EA in basic education. We resorted to documentary analysis of the subproject and activity reports for 2013, 2014 and 2015. Based on the application of the content analysis technique, we identified that the EA contributed to criticality and reflection on socio-environmental issues. Keywords: Environmental education. Initial Formation of Science and Biology Teachers. Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships.Universidade Federal de Sergipe2021-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1600210.47401/revisea.v8i1.16002Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-18Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-182359-499310.47401/revisea.v8i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16002/11971Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessIzabelle Maria Nascimento de RezendeCirdes Nunes Moreira Monica Lopes Folena Araujo2021-11-11T19:09:19Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16002Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:09:19Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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