As Reflexões Afro-pindorâmicas como perspectiva para a descolonização da Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes de Miranda Montenegro Martins, Mariana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aranda Stortti, Marcelo, Sanchez, Celso, Rufino, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19738
Resumo: Este trabalho discute presenças/saberes emergentes ao considerar perspectivas não dominantes que estão contribuindo com a crítica ao colonialismo na Educação Ambiental. Tendo como ponto de partida as noções de afroperspectivismo, terrexistência e perspectivismo ameríndio, e as obras do pensador quilombola Nêgo Bispo e do xamã Davi Kopenawa Yanomami, pretendemos apresentar a ideia do perspectivismo afro-pindorâmico. Consideramos, neste intento, a necessária contextualização do debate socioambiental às realidades do Sul global e a importância da dimensão da biosociodiversidade como valor central no enfrentamento do trauma colonial e seu desencantamento como máquina de guerra. Assim, propomos o encontro com as cosmovisões africanas e indígenas como "alter-nativas" para a construção de uma educação descolonizadora, e para pensarmos caminhos de superação das armadilhas paradigmáticas da colonialidade na educação ambiental.
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