Educação Ambiental na perspectiva biocêntrica - valores frente à vida e efetivação da proteção ambiental:: uma análise a partir da gestão de unidades de conservação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12844 |
Resumo: | O presente texto analisa a possibilidade de uma Educação Ambiental, em uma perspectiva Biocêntrica, contribuir às mudanças de valores frente a vida que venham à concretizar a proteção ambiental, tendo como base para a referida discussão a análise dos resultados de pesquisas que versam acerca da gestão de Unidades de Conservação. Partindo do pressuposto de que o modelo paradigmático antropocêntrico engendra valores que se constituem obstáculos à proteção ambiental, o presente artigo analisou resultados de quatro pesquisas sobre a gestão de Unidades de Conservação, evidenciando os obstáculos à concretização da efetiva implementação destas áreas, evidenciando a necessidade de mudanças de valores em nossa cultura; a pesquisa analisa a proposta da Educação Biocêntrica - amparada e subsidiadora do Principio Biocêntrico - modelo que pode vir a constituir-se alternativa ao antropocentrismo, apresentando esta proposta como fundamental à Educação Ambiental, sendo esta última, condicionante às mudanças valorativas necessárias à proteção ambiental. |
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Educação Ambiental na perspectiva biocêntrica - valores frente à vida e efetivação da proteção ambiental:: uma análise a partir da gestão de unidades de conservaçãoEducação Ambiental. Educação Biocêntrica. Unidades de Conservação. Conselhos Gestores, Gestão Participativa Ambiental.O presente texto analisa a possibilidade de uma Educação Ambiental, em uma perspectiva Biocêntrica, contribuir às mudanças de valores frente a vida que venham à concretizar a proteção ambiental, tendo como base para a referida discussão a análise dos resultados de pesquisas que versam acerca da gestão de Unidades de Conservação. Partindo do pressuposto de que o modelo paradigmático antropocêntrico engendra valores que se constituem obstáculos à proteção ambiental, o presente artigo analisou resultados de quatro pesquisas sobre a gestão de Unidades de Conservação, evidenciando os obstáculos à concretização da efetiva implementação destas áreas, evidenciando a necessidade de mudanças de valores em nossa cultura; a pesquisa analisa a proposta da Educação Biocêntrica - amparada e subsidiadora do Principio Biocêntrico - modelo que pode vir a constituir-se alternativa ao antropocentrismo, apresentando esta proposta como fundamental à Educação Ambiental, sendo esta última, condicionante às mudanças valorativas necessárias à proteção ambiental.Universidade Federal de Sergipe2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1284410.47401/revisea.v8i2.12844Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 58 - 72Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 58 - 72Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 58 - 72Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 58 - 722359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12844/9685Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDornel, Carla Jeane l Helfemsteller CoelhoLins, Ana Luiza DiasDamázio, Marcela2023-05-31T01:04:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12844Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-31T01:04:51Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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