Educação Ambiental na prática docente na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Antônio Marcos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ahlert, Alvori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051
Resumo: O texto apresenta compreensões sobre a Educação Ambiental e sobre sua importância na prática docente na Educação Básica. O estudo teve como objetivo analisar a  presença e/ou ausência da Educação Ambiental na Educação Básica e identificar os motivos para essa realidade. A pesquisa de abordagem qualitativa,  reúne dados provenientes de pontos de vista de docentes, coletados através de questionários.  O estudo demonstrou que a Educação Ambiental é considerada como fator importante na Educação Básica, contudo a formação inicial e continuada de professores/as é deficitária, não fazendo parte da formação da maioria dos/das docentes. 
id UFS-11_7f93c270f6b893a1879cd65504fdd6f2
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16051
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação Ambiental na prática docente na educação básicaL'éducation à l'environnement dans la pratique pédagogique de l'éducation de baseLa educación ambiental en la práctica docente en educación básicaEnvironmental education in teaching practice in basic educationEducação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação BásicaEnvironmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic EducationEducación Ambiental. Formación inicial y continua. Práctica pedagógica. Educación básicaÉducation environnementale. Formation initiale et continue. Pratique Pédagogique. Éducation de baseO texto apresenta compreensões sobre a Educação Ambiental e sobre sua importância na prática docente na Educação Básica. O estudo teve como objetivo analisar a  presença e/ou ausência da Educação Ambiental na Educação Básica e identificar os motivos para essa realidade. A pesquisa de abordagem qualitativa,  reúne dados provenientes de pontos de vista de docentes, coletados através de questionários.  O estudo demonstrou que a Educação Ambiental é considerada como fator importante na Educação Básica, contudo a formação inicial e continuada de professores/as é deficitária, não fazendo parte da formação da maioria dos/das docentes. The text presents understandings about Environmental Education and its importance in teaching practice in Basic Education. The study aimed to analyze the presence and/or absence of Environmental Education in Basic Education and identify the reasons for this reality. The qualitative approach research gathers data from the teachers' points of view, collected through questionnaires. The study showed that Environmental Education is considered an important factor in Basic Education, however the initial and continued training of teachers is deficient, not being part of the training of most teachers.El texto presenta entendimientos sobre Educación Ambiental y su importancia en la práctica docente en Educación Básica. El estudio tuvo como objetivo analizar la presencia y / o ausencia de la Educación Ambiental en la Educación Básica e identificar las razones de esta realidad. La investigación del enfoque cualitativo recopila datos desde el punto de vista de los profesores, recopilados a través de cuestionarios. El estudio mostró que la Educación Ambiental es considerada un factor importante en la Educación Básica, sin embargo la formación inicial y continua de los docentes es deficiente, no formando parte de la formación de la mayoría de los docentes.Le texte présente des compréhensions sur l'éducation environnementale et son importance dans la pratique de l'enseignement dans l'éducation de base. L'étude visait à analyser la présence et/ou l'absence d'éducation environnementale dans l'éducation de base et à identifier les raisons de cette réalité. La recherche avec une approche qualitative recueille des données du point de vue des enseignants, recueillies par le biais de questionnaires. L'étude a montré que l'éducation environnementale est considérée comme un facteur important dans l'éducation de base, cependant la formation initiale et continue des enseignants est déficiente, ne faisant pas partie de la formation de la plupart des enseignants.Universidade Federal de Sergipe2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1605110.47401/revisea.v8i1.16051Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-212359-499310.47401/revisea.v8i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051/12010Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Antônio MarcosAhlert, Alvori 2021-11-11T19:09:13Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16051Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:09:13Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental na prática docente na educação básica
L'éducation à l'environnement dans la pratique pédagogique de l'éducation de base
La educación ambiental en la práctica docente en educación básica
Environmental education in teaching practice in basic education
title Educação Ambiental na prática docente na educação básica
spellingShingle Educação Ambiental na prática docente na educação básica
Diniz, Antônio Marcos
Educação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação Básica
Environmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic Education
Educación Ambiental. Formación inicial y continua. Práctica pedagógica. Educación básica
Éducation environnementale. Formation initiale et continue. Pratique Pédagogique. Éducation de base
title_short Educação Ambiental na prática docente na educação básica
title_full Educação Ambiental na prática docente na educação básica
title_fullStr Educação Ambiental na prática docente na educação básica
title_full_unstemmed Educação Ambiental na prática docente na educação básica
title_sort Educação Ambiental na prática docente na educação básica
author Diniz, Antônio Marcos
author_facet Diniz, Antônio Marcos
Ahlert, Alvori
author_role author
author2 Ahlert, Alvori
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Antônio Marcos
Ahlert, Alvori
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação Básica
Environmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic Education
Educación Ambiental. Formación inicial y continua. Práctica pedagógica. Educación básica
Éducation environnementale. Formation initiale et continue. Pratique Pédagogique. Éducation de base
topic Educação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação Básica
Environmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic Education
Educación Ambiental. Formación inicial y continua. Práctica pedagógica. Educación básica
Éducation environnementale. Formation initiale et continue. Pratique Pédagogique. Éducation de base
description O texto apresenta compreensões sobre a Educação Ambiental e sobre sua importância na prática docente na Educação Básica. O estudo teve como objetivo analisar a  presença e/ou ausência da Educação Ambiental na Educação Básica e identificar os motivos para essa realidade. A pesquisa de abordagem qualitativa,  reúne dados provenientes de pontos de vista de docentes, coletados através de questionários.  O estudo demonstrou que a Educação Ambiental é considerada como fator importante na Educação Básica, contudo a formação inicial e continuada de professores/as é deficitária, não fazendo parte da formação da maioria dos/das docentes. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051
10.47401/revisea.v8i1.16051
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8i1.16051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051/12010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21
2359-4993
10.47401/revisea.v8i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213759311872