Educação Ambiental na prática docente na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051 |
Resumo: | O texto apresenta compreensões sobre a Educação Ambiental e sobre sua importância na prática docente na Educação Básica. O estudo teve como objetivo analisar a presença e/ou ausência da Educação Ambiental na Educação Básica e identificar os motivos para essa realidade. A pesquisa de abordagem qualitativa, reúne dados provenientes de pontos de vista de docentes, coletados através de questionários. O estudo demonstrou que a Educação Ambiental é considerada como fator importante na Educação Básica, contudo a formação inicial e continuada de professores/as é deficitária, não fazendo parte da formação da maioria dos/das docentes. |
id |
UFS-11_7f93c270f6b893a1879cd65504fdd6f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16051 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental na prática docente na educação básicaL'éducation à l'environnement dans la pratique pédagogique de l'éducation de baseLa educación ambiental en la práctica docente en educación básicaEnvironmental education in teaching practice in basic educationEducação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação BásicaEnvironmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic EducationEducación Ambiental. Formación inicial y continua. Práctica pedagógica. Educación básicaÉducation environnementale. Formation initiale et continue. Pratique Pédagogique. Éducation de baseO texto apresenta compreensões sobre a Educação Ambiental e sobre sua importância na prática docente na Educação Básica. O estudo teve como objetivo analisar a presença e/ou ausência da Educação Ambiental na Educação Básica e identificar os motivos para essa realidade. A pesquisa de abordagem qualitativa, reúne dados provenientes de pontos de vista de docentes, coletados através de questionários. O estudo demonstrou que a Educação Ambiental é considerada como fator importante na Educação Básica, contudo a formação inicial e continuada de professores/as é deficitária, não fazendo parte da formação da maioria dos/das docentes. The text presents understandings about Environmental Education and its importance in teaching practice in Basic Education. The study aimed to analyze the presence and/or absence of Environmental Education in Basic Education and identify the reasons for this reality. The qualitative approach research gathers data from the teachers' points of view, collected through questionnaires. The study showed that Environmental Education is considered an important factor in Basic Education, however the initial and continued training of teachers is deficient, not being part of the training of most teachers.El texto presenta entendimientos sobre Educación Ambiental y su importancia en la práctica docente en Educación Básica. El estudio tuvo como objetivo analizar la presencia y / o ausencia de la Educación Ambiental en la Educación Básica e identificar las razones de esta realidad. La investigación del enfoque cualitativo recopila datos desde el punto de vista de los profesores, recopilados a través de cuestionarios. El estudio mostró que la Educación Ambiental es considerada un factor importante en la Educación Básica, sin embargo la formación inicial y continua de los docentes es deficiente, no formando parte de la formación de la mayoría de los docentes.Le texte présente des compréhensions sur l'éducation environnementale et son importance dans la pratique de l'enseignement dans l'éducation de base. L'étude visait à analyser la présence et/ou l'absence d'éducation environnementale dans l'éducation de base et à identifier les raisons de cette réalité. La recherche avec une approche qualitative recueille des données du point de vue des enseignants, recueillies par le biais de questionnaires. L'étude a montré que l'éducation environnementale est considérée comme un facteur important dans l'éducation de base, cependant la formation initiale et continue des enseignants est déficiente, ne faisant pas partie de la formation de la plupart des enseignants.Universidade Federal de Sergipe2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1605110.47401/revisea.v8i1.16051Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-212359-499310.47401/revisea.v8i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051/12010Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiniz, Antônio MarcosAhlert, Alvori 2021-11-11T19:09:13Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16051Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2021-11-11T19:09:13Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental na prática docente na educação básica L'éducation à l'environnement dans la pratique pédagogique de l'éducation de base La educación ambiental en la práctica docente en educación básica Environmental education in teaching practice in basic education |
title |
Educação Ambiental na prática docente na educação básica |
spellingShingle |
Educação Ambiental na prática docente na educação básica Diniz, Antônio Marcos Educação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação Básica Environmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic Education Educación Ambiental. Formación inicial y continua. Práctica pedagógica. Educación básica Éducation environnementale. Formation initiale et continue. Pratique Pédagogique. Éducation de base |
title_short |
Educação Ambiental na prática docente na educação básica |
title_full |
Educação Ambiental na prática docente na educação básica |
title_fullStr |
Educação Ambiental na prática docente na educação básica |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental na prática docente na educação básica |
title_sort |
Educação Ambiental na prática docente na educação básica |
author |
Diniz, Antônio Marcos |
author_facet |
Diniz, Antônio Marcos Ahlert, Alvori |
author_role |
author |
author2 |
Ahlert, Alvori |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Antônio Marcos Ahlert, Alvori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação Básica Environmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic Education Educación Ambiental. Formación inicial y continua. Práctica pedagógica. Educación básica Éducation environnementale. Formation initiale et continue. Pratique Pédagogique. Éducation de base |
topic |
Educação Ambiental. Formação Inicial e Continuada. Prática Pedagógica. Educação Básica Environmental Education. Initial and Continuing Training. Pedagogical Practice. Basic Education Educación Ambiental. Formación inicial y continua. Práctica pedagógica. Educación básica Éducation environnementale. Formation initiale et continue. Pratique Pédagogique. Éducation de base |
description |
O texto apresenta compreensões sobre a Educação Ambiental e sobre sua importância na prática docente na Educação Básica. O estudo teve como objetivo analisar a presença e/ou ausência da Educação Ambiental na Educação Básica e identificar os motivos para essa realidade. A pesquisa de abordagem qualitativa, reúne dados provenientes de pontos de vista de docentes, coletados através de questionários. O estudo demonstrou que a Educação Ambiental é considerada como fator importante na Educação Básica, contudo a formação inicial e continuada de professores/as é deficitária, não fazendo parte da formação da maioria dos/das docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051 10.47401/revisea.v8i1.16051 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v8i1.16051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16051/12010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 1 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-21 2359-4993 10.47401/revisea.v8i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213759311872 |