Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo investigar as repercussões do trabalho com projetos didáticos relacionados à temática ambiental, na formação inicial de professores. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que envolveu a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas estagiárias de uma escola pública em Pesqueira, PE. As estudantes inicialmente responderam a um questionário em que se posicionaram sobre a necessidade de vivenciar, durante a formação, situações didáticas mais motivadoras. Os resultados apontam que o trabalho com Projetos sobre o tema meio ambiente oportunizou às crianças e às estudantes o contato com uma diversidade de novas experiências que propiciaram a adoção de atitudes e valores voltados para a consciência cidadã. Os dados sugerem, também, que a experiência empreendida contribuiu para a melhoria da docência das estudantes, além de estimular, nos educandos, o sentido de pertencimento ao meio ambiente e de responsabilidade social. |
id |
UFS-11_b3bf307ca5e8d506fb267ba423444e6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18109 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aulaEducação AmbientalProjetos DidáticosFormação de ProfessoresO presente artigo teve como objetivo investigar as repercussões do trabalho com projetos didáticos relacionados à temática ambiental, na formação inicial de professores. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que envolveu a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas estagiárias de uma escola pública em Pesqueira, PE. As estudantes inicialmente responderam a um questionário em que se posicionaram sobre a necessidade de vivenciar, durante a formação, situações didáticas mais motivadoras. Os resultados apontam que o trabalho com Projetos sobre o tema meio ambiente oportunizou às crianças e às estudantes o contato com uma diversidade de novas experiências que propiciaram a adoção de atitudes e valores voltados para a consciência cidadã. Os dados sugerem, também, que a experiência empreendida contribuiu para a melhoria da docência das estudantes, além de estimular, nos educandos, o sentido de pertencimento ao meio ambiente e de responsabilidade social.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810910.47401/revisea.v9i1.18109Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-142359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109/13058Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo BarrosZélia Maria Soares JófiliMônica Maria Lins Santiago2022-09-29T14:45:38Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18109Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:45:38Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula |
title |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula |
spellingShingle |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros Educação Ambiental Projetos Didáticos Formação de Professores |
title_short |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula |
title_full |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula |
title_fullStr |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula |
title_sort |
Educação Ambiental consciente e os projetos didáticos em sala de aula |
author |
Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros |
author_facet |
Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros Zélia Maria Soares Jófili Mônica Maria Lins Santiago |
author_role |
author |
author2 |
Zélia Maria Soares Jófili Mônica Maria Lins Santiago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kalina CúrieTenório Fernandes do Rêgo Barros Zélia Maria Soares Jófili Mônica Maria Lins Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Projetos Didáticos Formação de Professores |
topic |
Educação Ambiental Projetos Didáticos Formação de Professores |
description |
O presente artigo teve como objetivo investigar as repercussões do trabalho com projetos didáticos relacionados à temática ambiental, na formação inicial de professores. Foi utilizada uma abordagem qualitativa que envolveu a pesquisa-ação. Participaram da pesquisa duas estagiárias de uma escola pública em Pesqueira, PE. As estudantes inicialmente responderam a um questionário em que se posicionaram sobre a necessidade de vivenciar, durante a formação, situações didáticas mais motivadoras. Os resultados apontam que o trabalho com Projetos sobre o tema meio ambiente oportunizou às crianças e às estudantes o contato com uma diversidade de novas experiências que propiciaram a adoção de atitudes e valores voltados para a consciência cidadã. Os dados sugerem, também, que a experiência empreendida contribuiu para a melhoria da docência das estudantes, além de estimular, nos educandos, o sentido de pertencimento ao meio ambiente e de responsabilidade social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109 10.47401/revisea.v9i1.18109 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v9i1.18109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18109/13058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-14 2359-4993 10.47401/revisea.v9i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213822226432 |