Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Partindo dessas assertivas, neste ensaio, discute-se a importância das metodologias no pensar e no fazer educativo ambiental em sintonia com a EA Crítica. Entendendo-as como ferramentas de mudança da sociedade antidemocrática, subversiva ao capital financeiro. Assim, com o objetivo de refletir e apontar caminhos de consolidação da EA Crítica, busca-se discutir minimamente sobre essas metodologias e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza. Palavras-chave: Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica. |
id |
UFS-11_d5e03284d1d884d3eb321ede372518b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3207 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticasEducação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Partindo dessas assertivas, neste ensaio, discute-se a importância das metodologias no pensar e no fazer educativo ambiental em sintonia com a EA Crítica. Entendendo-as como ferramentas de mudança da sociedade antidemocrática, subversiva ao capital financeiro. Assim, com o objetivo de refletir e apontar caminhos de consolidação da EA Crítica, busca-se discutir minimamente sobre essas metodologias e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza. Palavras-chave: Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.Universidade Federal de Sergipe2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/320710.47401/revisea.v1i1.3207Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-682359-499310.47401/revisea.v1i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207/2801Nepomuceno, Aline Lima de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T19:25:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3207Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T19:25:10Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas |
title |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas |
spellingShingle |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica. |
title_short |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas |
title_full |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas |
title_fullStr |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas |
title_full_unstemmed |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas |
title_sort |
Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas |
author |
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
author_facet |
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica. |
topic |
Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica. |
description |
A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Partindo dessas assertivas, neste ensaio, discute-se a importância das metodologias no pensar e no fazer educativo ambiental em sintonia com a EA Crítica. Entendendo-as como ferramentas de mudança da sociedade antidemocrática, subversiva ao capital financeiro. Assim, com o objetivo de refletir e apontar caminhos de consolidação da EA Crítica, busca-se discutir minimamente sobre essas metodologias e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza. Palavras-chave: Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207 10.47401/revisea.v1i1.3207 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v1i1.3207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207/2801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68 2359-4993 10.47401/revisea.v1i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213102903296 |