Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207
Resumo: A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Partindo dessas assertivas, neste ensaio, discute-se a importância das metodologias no pensar e no fazer educativo ambiental em sintonia com a EA Crítica. Entendendo-as como ferramentas de mudança da sociedade antidemocrática, subversiva ao capital financeiro. Assim, com o objetivo de refletir e apontar caminhos de consolidação da EA Crítica, busca-se discutir minimamente sobre essas metodologias e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza. Palavras-chave: Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.
id UFS-11_d5e03284d1d884d3eb321ede372518b6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3207
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticasEducação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Partindo dessas assertivas, neste ensaio, discute-se a importância das metodologias no pensar e no fazer educativo ambiental em sintonia com a EA Crítica. Entendendo-as como ferramentas de mudança da sociedade antidemocrática, subversiva ao capital financeiro. Assim, com o objetivo de refletir e apontar caminhos de consolidação da EA Crítica, busca-se discutir minimamente sobre essas metodologias e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza. Palavras-chave: Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.Universidade Federal de Sergipe2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/320710.47401/revisea.v1i1.3207Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-682359-499310.47401/revisea.v1i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207/2801Nepomuceno, Aline Lima de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T19:25:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3207Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T19:25:10Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
title Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
spellingShingle Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.
title_short Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
title_full Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
title_fullStr Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
title_full_unstemmed Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
title_sort Desvelando metodologias para a Educação Ambiental em escolas:: sentidos, discursos e práticas
author Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
author_facet Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.
topic Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.
description A Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Partindo dessas assertivas, neste ensaio, discute-se a importância das metodologias no pensar e no fazer educativo ambiental em sintonia com a EA Crítica. Entendendo-as como ferramentas de mudança da sociedade antidemocrática, subversiva ao capital financeiro. Assim, com o objetivo de refletir e apontar caminhos de consolidação da EA Crítica, busca-se discutir minimamente sobre essas metodologias e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza. Palavras-chave: Educação Ambiental Formal; Metodologias; Prática Pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207
10.47401/revisea.v1i1.3207
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v1i1.3207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3207/2801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 53-68
2359-4993
10.47401/revisea.v1i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213102903296