É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modesto, Mônica Andrade
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araujo, Maria Inêz Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211
Resumo: O ensino é uma prática educativa e como tal deve ser capaz de transformar a realidade do aluno. Este aluno, por sua vez, precisa encontrar um significado no ensino para que tenha estímulo em aprender significativamente. O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência de prática de ensino que buscou verificar como as atividades lúdicas, fundamentadas na aliança entre teoria e prática, possibilitam às crianças a compreensão da importância dos cuidados com a saúde.  Dessa forma, os envolvidos puderam construir um valor acerca da saúde, a fim de que pudessem perceber que esta faz parte da qualidade de vida, desenvolvendo, desse modo, um trabalho transversal de Educação Ambiental. Destarte, busca-se demonstrar que a aprendizagem significativa é possível de acontecer quando se criam possibilidades para a construção do conhecimento.  Palavras-chave: Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.
id UFS-11_ef77da4c3bcbe78391994a5160ad6a48
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3211
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipanaLudicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.O ensino é uma prática educativa e como tal deve ser capaz de transformar a realidade do aluno. Este aluno, por sua vez, precisa encontrar um significado no ensino para que tenha estímulo em aprender significativamente. O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência de prática de ensino que buscou verificar como as atividades lúdicas, fundamentadas na aliança entre teoria e prática, possibilitam às crianças a compreensão da importância dos cuidados com a saúde.  Dessa forma, os envolvidos puderam construir um valor acerca da saúde, a fim de que pudessem perceber que esta faz parte da qualidade de vida, desenvolvendo, desse modo, um trabalho transversal de Educação Ambiental. Destarte, busca-se demonstrar que a aprendizagem significativa é possível de acontecer quando se criam possibilidades para a construção do conhecimento.  Palavras-chave: Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.Universidade Federal de Sergipe2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/321110.47401/revisea.v1i1.3211Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-1172359-499310.47401/revisea.v1i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211/2815Modesto, Mônica AndradeAraujo, Maria Inêz Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T19:48:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3211Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T19:48:26Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
title É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
spellingShingle É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
Modesto, Mônica Andrade
Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.
title_short É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
title_full É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
title_fullStr É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
title_full_unstemmed É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
title_sort É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
author Modesto, Mônica Andrade
author_facet Modesto, Mônica Andrade
Araujo, Maria Inêz Oliveira
author_role author
author2 Araujo, Maria Inêz Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modesto, Mônica Andrade
Araujo, Maria Inêz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.
topic Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.
description O ensino é uma prática educativa e como tal deve ser capaz de transformar a realidade do aluno. Este aluno, por sua vez, precisa encontrar um significado no ensino para que tenha estímulo em aprender significativamente. O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência de prática de ensino que buscou verificar como as atividades lúdicas, fundamentadas na aliança entre teoria e prática, possibilitam às crianças a compreensão da importância dos cuidados com a saúde.  Dessa forma, os envolvidos puderam construir um valor acerca da saúde, a fim de que pudessem perceber que esta faz parte da qualidade de vida, desenvolvendo, desse modo, um trabalho transversal de Educação Ambiental. Destarte, busca-se demonstrar que a aprendizagem significativa é possível de acontecer quando se criam possibilidades para a construção do conhecimento.  Palavras-chave: Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211
10.47401/revisea.v1i1.3211
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v1i1.3211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211/2815
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117
2359-4993
10.47401/revisea.v1i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213107097600