É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211 |
Resumo: | O ensino é uma prática educativa e como tal deve ser capaz de transformar a realidade do aluno. Este aluno, por sua vez, precisa encontrar um significado no ensino para que tenha estímulo em aprender significativamente. O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência de prática de ensino que buscou verificar como as atividades lúdicas, fundamentadas na aliança entre teoria e prática, possibilitam às crianças a compreensão da importância dos cuidados com a saúde. Dessa forma, os envolvidos puderam construir um valor acerca da saúde, a fim de que pudessem perceber que esta faz parte da qualidade de vida, desenvolvendo, desse modo, um trabalho transversal de Educação Ambiental. Destarte, busca-se demonstrar que a aprendizagem significativa é possível de acontecer quando se criam possibilidades para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa. |
id |
UFS-11_ef77da4c3bcbe78391994a5160ad6a48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3211 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipanaLudicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.O ensino é uma prática educativa e como tal deve ser capaz de transformar a realidade do aluno. Este aluno, por sua vez, precisa encontrar um significado no ensino para que tenha estímulo em aprender significativamente. O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência de prática de ensino que buscou verificar como as atividades lúdicas, fundamentadas na aliança entre teoria e prática, possibilitam às crianças a compreensão da importância dos cuidados com a saúde. Dessa forma, os envolvidos puderam construir um valor acerca da saúde, a fim de que pudessem perceber que esta faz parte da qualidade de vida, desenvolvendo, desse modo, um trabalho transversal de Educação Ambiental. Destarte, busca-se demonstrar que a aprendizagem significativa é possível de acontecer quando se criam possibilidades para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa.Universidade Federal de Sergipe2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/321110.47401/revisea.v1i1.3211Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-1172359-499310.47401/revisea.v1i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211/2815Modesto, Mônica AndradeAraujo, Maria Inêz Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T19:48:26Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3211Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-29T19:48:26Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana |
title |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana |
spellingShingle |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana Modesto, Mônica Andrade Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa. |
title_short |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana |
title_full |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana |
title_fullStr |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana |
title_full_unstemmed |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana |
title_sort |
É brincando que se aprende ou se forma? Uma experiência de Educação Ambiental em uma escola pública sergipana |
author |
Modesto, Mônica Andrade |
author_facet |
Modesto, Mônica Andrade Araujo, Maria Inêz Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Maria Inêz Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modesto, Mônica Andrade Araujo, Maria Inêz Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa. |
topic |
Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa. |
description |
O ensino é uma prática educativa e como tal deve ser capaz de transformar a realidade do aluno. Este aluno, por sua vez, precisa encontrar um significado no ensino para que tenha estímulo em aprender significativamente. O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência de prática de ensino que buscou verificar como as atividades lúdicas, fundamentadas na aliança entre teoria e prática, possibilitam às crianças a compreensão da importância dos cuidados com a saúde. Dessa forma, os envolvidos puderam construir um valor acerca da saúde, a fim de que pudessem perceber que esta faz parte da qualidade de vida, desenvolvendo, desse modo, um trabalho transversal de Educação Ambiental. Destarte, busca-se demonstrar que a aprendizagem significativa é possível de acontecer quando se criam possibilidades para a construção do conhecimento. Palavras-chave: Ludicidade, Qualidade de Vida, Educação Ambiental, Prática de Ensino, Aprendizagem Significativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211 10.47401/revisea.v1i1.3211 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v1i1.3211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3211/2815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 1 n. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 Núm. 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 1 No 1 (2014): Revista Servipana de Educação Ambiental; 101-117 2359-4993 10.47401/revisea.v1i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213107097600 |