A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Viviane Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449
Resumo: Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa1 queteve como objetivo compreender as concepções sobre a dimensãoambiental que orientam as práticas de docentes que atuamna Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública deSergipe. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principalinstrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada.A partir das análises feitas, pode-se identificar que, apesarde os docentes reconhecerem e buscarem inserir a dimensãoambiental na EJA, este processo perpassa, ainda, pela superaçãode diversas questões de ordem política, institucional, ideológicae epistemológica, incluindo não somente uma formaçãosocioambiental adequada para os professores e professoras, mastambém a necessidade de se repensar a EJA, buscando ressignificá-la a partir das especificidades dos seus sujeitos.Palavras-chave: Dimensão ambiental na educação, práticas pedagógicas,concepções de docentes.
id UFS-11_f4f0edfe48fa4b5f5dd6bfbdbb5708ed
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4449
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa1 queteve como objetivo compreender as concepções sobre a dimensãoambiental que orientam as práticas de docentes que atuamna Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública deSergipe. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principalinstrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada.A partir das análises feitas, pode-se identificar que, apesarde os docentes reconhecerem e buscarem inserir a dimensãoambiental na EJA, este processo perpassa, ainda, pela superaçãode diversas questões de ordem política, institucional, ideológicae epistemológica, incluindo não somente uma formaçãosocioambiental adequada para os professores e professoras, mastambém a necessidade de se repensar a EJA, buscando ressignificá-la a partir das especificidades dos seus sujeitos.Palavras-chave: Dimensão ambiental na educação, práticas pedagógicas,concepções de docentes.Universidade Federal de Sergipe2015-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/444910.47401/revisea.v2i1.4449Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 2 n. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-1762359-499310.47401/revisea.v2i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449/3675Rezende, Viviane Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-22T15:47:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4449Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2020-09-22T15:47:10Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
title A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
spellingShingle A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
Rezende, Viviane Almeida
title_short A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
title_full A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
title_fullStr A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
title_full_unstemmed A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
title_sort A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
author Rezende, Viviane Almeida
author_facet Rezende, Viviane Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Viviane Almeida
description Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa1 queteve como objetivo compreender as concepções sobre a dimensãoambiental que orientam as práticas de docentes que atuamna Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública deSergipe. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principalinstrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada.A partir das análises feitas, pode-se identificar que, apesarde os docentes reconhecerem e buscarem inserir a dimensãoambiental na EJA, este processo perpassa, ainda, pela superaçãode diversas questões de ordem política, institucional, ideológicae epistemológica, incluindo não somente uma formaçãosocioambiental adequada para os professores e professoras, mastambém a necessidade de se repensar a EJA, buscando ressignificá-la a partir das especificidades dos seus sujeitos.Palavras-chave: Dimensão ambiental na educação, práticas pedagógicas,concepções de docentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449
10.47401/revisea.v2i1.4449
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v2i1.4449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449/3675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 2 n. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176
2359-4993
10.47401/revisea.v2i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213136457728