A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa1 queteve como objetivo compreender as concepções sobre a dimensãoambiental que orientam as práticas de docentes que atuamna Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública deSergipe. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principalinstrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada.A partir das análises feitas, pode-se identificar que, apesarde os docentes reconhecerem e buscarem inserir a dimensãoambiental na EJA, este processo perpassa, ainda, pela superaçãode diversas questões de ordem política, institucional, ideológicae epistemológica, incluindo não somente uma formaçãosocioambiental adequada para os professores e professoras, mastambém a necessidade de se repensar a EJA, buscando ressignificá-la a partir das especificidades dos seus sujeitos.Palavras-chave: Dimensão ambiental na educação, práticas pedagógicas,concepções de docentes. |
id |
UFS-11_f4f0edfe48fa4b5f5dd6bfbdbb5708ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4449 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes?Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa1 queteve como objetivo compreender as concepções sobre a dimensãoambiental que orientam as práticas de docentes que atuamna Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública deSergipe. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principalinstrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada.A partir das análises feitas, pode-se identificar que, apesarde os docentes reconhecerem e buscarem inserir a dimensãoambiental na EJA, este processo perpassa, ainda, pela superaçãode diversas questões de ordem política, institucional, ideológicae epistemológica, incluindo não somente uma formaçãosocioambiental adequada para os professores e professoras, mastambém a necessidade de se repensar a EJA, buscando ressignificá-la a partir das especificidades dos seus sujeitos.Palavras-chave: Dimensão ambiental na educação, práticas pedagógicas,concepções de docentes.Universidade Federal de Sergipe2015-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/444910.47401/revisea.v2i1.4449Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 2 n. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-1762359-499310.47401/revisea.v2i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449/3675Rezende, Viviane Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-22T15:47:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4449Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2020-09-22T15:47:10Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes? |
title |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes? |
spellingShingle |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes? Rezende, Viviane Almeida |
title_short |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes? |
title_full |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes? |
title_fullStr |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes? |
title_full_unstemmed |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes? |
title_sort |
A dimensão ambiental no contexto da educação de jovens e adultos: o que pensam os docentes? |
author |
Rezende, Viviane Almeida |
author_facet |
Rezende, Viviane Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende, Viviane Almeida |
description |
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa1 queteve como objetivo compreender as concepções sobre a dimensãoambiental que orientam as práticas de docentes que atuamna Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública deSergipe. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principalinstrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada.A partir das análises feitas, pode-se identificar que, apesarde os docentes reconhecerem e buscarem inserir a dimensãoambiental na EJA, este processo perpassa, ainda, pela superaçãode diversas questões de ordem política, institucional, ideológicae epistemológica, incluindo não somente uma formaçãosocioambiental adequada para os professores e professoras, mastambém a necessidade de se repensar a EJA, buscando ressignificá-la a partir das especificidades dos seus sujeitos.Palavras-chave: Dimensão ambiental na educação, práticas pedagógicas,concepções de docentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449 10.47401/revisea.v2i1.4449 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v2i1.4449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/4449/3675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 2 n. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 2 No 1 (2015): Revista Servipana de Educação Ambiental; 145-176 2359-4993 10.47401/revisea.v2i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213136457728 |