A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ilvanete dos Santos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5165
Resumo: A formação do/a professor/a se constitui em múltiplos espaços de interações, primordiais na constituição da identidade docente. A formação de professores/as em serviço não pode ser vista como uma habilitação pontual e emergencial, mesmo nas áreas das ciências exatas como a Matemática em que o processo de ensino e aprendizagem requer o entendimento de conceitos cruciais, mas também de uma postura didático-pedagógica humana. Mediante esse contexto este trabalho nasceu da seguinte inquietação: Quais são as percepções dos/das professores alunos/professoras alunas do curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA sobre avanços, limites e efeitos do programa em sua formação e atuação teórico- prática em relação a disciplina Matemática na Educação Básica? E teve como objetivo investigar a formação em serviço do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA, a partir da percepção dos/das professores-alunos/professoras-alunas que atuam na disciplina Matemática na Educação Básica. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Arroyo, Gatti, Salandim, Tardif e Valente, além dos documentos oficiais como: Lei nº 10.172, de 09 janeiro de 2001; Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 e Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, dentre outras referências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, uma vez que o polo de Cristópolis-BA possui apenas uma turma de Licenciandos/as em Matemática composta por 28 professores alunos/professoras alunas dos quais 23 participaram de pelo menos uma etapa da pesquisa. Para levantamento e organização das informações fez-se uso dos seguintes instrumentos: questionário exploratório para professores alunos/professoras alunas (18 participantes), análise de documentos (Projeto Político Pedagógico e Matriz curricular do curso), entrevista (articulador do polo) e uma seção para cada um dos grupos focais A (10 professores alunos/professoras alunas) e B (7 professores alunos/professoras alunas). Para análise dos dados optou-se pela Análise do Conteúdo. Entre as considerações se destacam: a identidade do/a professor/a com sua área de formação, a necessidade de se repensar a formação em serviço quanto à organização do tempo condicionado à prática docente e as múltiplas jornadas assumidas por esses profissionais. Também se destacam no estudo as dificuldades dos formadores/as em atrelar a teoria à prática e certo distanciamento quanto às várias experiências vivenciadas por esse grupo de professores alunos/professoras alunas, que tem como principal objetivo de sua formação contribuir com sua prática de sala de aula.
id UFS-2_13eb0bb6d671ff5b4a8bc4137bf177a7
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5165
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza, Ilvanete dos Santos dehttp://lattes.cnpq.br/6354511426624676Lima, Maria Batistahttp://lattes.cnpq.br/54982980224819762017-09-26T18:15:25Z2017-09-26T18:15:25Z2014-02-23SOUZA, Ilvanete dos Santos de. A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5165application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBRProfessoresEducadoresProfessores de matemáticaFormação de professoresEnsino fundamentalMatemáticaEnsino fundamentalEnsino médioEducação básicaPolíticas públicasPARFORTeacher In-service trainingMathematicsPublic politicsCNPQ::OUTROS::CIENCIASA formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA formação do/a professor/a se constitui em múltiplos espaços de interações, primordiais na constituição da identidade docente. A formação de professores/as em serviço não pode ser vista como uma habilitação pontual e emergencial, mesmo nas áreas das ciências exatas como a Matemática em que o processo de ensino e aprendizagem requer o entendimento de conceitos cruciais, mas também de uma postura didático-pedagógica humana. Mediante esse contexto este trabalho nasceu da seguinte inquietação: Quais são as percepções dos/das professores alunos/professoras alunas do curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA sobre avanços, limites e efeitos do programa em sua formação e atuação teórico- prática em relação a disciplina Matemática na Educação Básica? E teve como objetivo investigar a formação em serviço do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA, a partir da percepção dos/das professores-alunos/professoras-alunas que atuam na disciplina Matemática na Educação Básica. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Arroyo, Gatti, Salandim, Tardif e Valente, além dos documentos oficiais como: Lei nº 10.172, de 09 janeiro de 2001; Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 e Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, dentre outras referências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, uma vez que o polo de Cristópolis-BA possui apenas uma turma de Licenciandos/as em Matemática composta por 28 professores alunos/professoras alunas dos quais 23 participaram de pelo menos uma etapa da pesquisa. Para levantamento e organização das informações fez-se uso dos seguintes instrumentos: questionário exploratório para professores alunos/professoras alunas (18 participantes), análise de documentos (Projeto Político Pedagógico e Matriz curricular do curso), entrevista (articulador do polo) e uma seção para cada um dos grupos focais A (10 professores alunos/professoras alunas) e B (7 professores alunos/professoras alunas). Para análise dos dados optou-se pela Análise do Conteúdo. Entre as considerações se destacam: a identidade do/a professor/a com sua área de formação, a necessidade de se repensar a formação em serviço quanto à organização do tempo condicionado à prática docente e as múltiplas jornadas assumidas por esses profissionais. Também se destacam no estudo as dificuldades dos formadores/as em atrelar a teoria à prática e certo distanciamento quanto às várias experiências vivenciadas por esse grupo de professores alunos/professoras alunas, que tem como principal objetivo de sua formação contribuir com sua prática de sala de aula.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdfapplication/pdf1408650https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5165/1/ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdfbec1f8d5a0747851d4754aaefc67c0b2MD51TEXTILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf.txtILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain294765https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5165/2/ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf.txt62b7951b95a53853c2c656d1764a7185MD52THUMBNAILILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf.jpgILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5165/3/ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf.jpgbbdfccd3b0d536c88ae370356721e366MD53riufs/51652017-11-28 17:16:48.781oai:ufs.br:riufs/5165Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:16:48Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
title A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
spellingShingle A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
Souza, Ilvanete dos Santos de
Professores
Educadores
Professores de matemática
Formação de professores
Ensino fundamental
Matemática
Ensino fundamental
Ensino médio
Educação básica
Políticas públicas
PARFOR
Teacher In-service training
Mathematics
Public politics
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
title_short A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
title_full A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
title_fullStr A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
title_full_unstemmed A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
title_sort A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros
author Souza, Ilvanete dos Santos de
author_facet Souza, Ilvanete dos Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ilvanete dos Santos de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6354511426624676
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Maria Batista
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5498298022481976
contributor_str_mv Lima, Maria Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Educadores
Professores de matemática
Formação de professores
Ensino fundamental
Matemática
Ensino fundamental
Ensino médio
Educação básica
Políticas públicas
PARFOR
topic Professores
Educadores
Professores de matemática
Formação de professores
Ensino fundamental
Matemática
Ensino fundamental
Ensino médio
Educação básica
Políticas públicas
PARFOR
Teacher In-service training
Mathematics
Public politics
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher In-service training
Mathematics
Public politics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description A formação do/a professor/a se constitui em múltiplos espaços de interações, primordiais na constituição da identidade docente. A formação de professores/as em serviço não pode ser vista como uma habilitação pontual e emergencial, mesmo nas áreas das ciências exatas como a Matemática em que o processo de ensino e aprendizagem requer o entendimento de conceitos cruciais, mas também de uma postura didático-pedagógica humana. Mediante esse contexto este trabalho nasceu da seguinte inquietação: Quais são as percepções dos/das professores alunos/professoras alunas do curso de Licenciatura em Matemática do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA sobre avanços, limites e efeitos do programa em sua formação e atuação teórico- prática em relação a disciplina Matemática na Educação Básica? E teve como objetivo investigar a formação em serviço do PARFOR/UNEB, polo Cristópolis-BA, a partir da percepção dos/das professores-alunos/professoras-alunas que atuam na disciplina Matemática na Educação Básica. Os principais aportes teóricos utilizados foram: Arroyo, Gatti, Salandim, Tardif e Valente, além dos documentos oficiais como: Lei nº 10.172, de 09 janeiro de 2001; Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 e Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, dentre outras referências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, uma vez que o polo de Cristópolis-BA possui apenas uma turma de Licenciandos/as em Matemática composta por 28 professores alunos/professoras alunas dos quais 23 participaram de pelo menos uma etapa da pesquisa. Para levantamento e organização das informações fez-se uso dos seguintes instrumentos: questionário exploratório para professores alunos/professoras alunas (18 participantes), análise de documentos (Projeto Político Pedagógico e Matriz curricular do curso), entrevista (articulador do polo) e uma seção para cada um dos grupos focais A (10 professores alunos/professoras alunas) e B (7 professores alunos/professoras alunas). Para análise dos dados optou-se pela Análise do Conteúdo. Entre as considerações se destacam: a identidade do/a professor/a com sua área de formação, a necessidade de se repensar a formação em serviço quanto à organização do tempo condicionado à prática docente e as múltiplas jornadas assumidas por esses profissionais. Também se destacam no estudo as dificuldades dos formadores/as em atrelar a teoria à prática e certo distanciamento quanto às várias experiências vivenciadas por esse grupo de professores alunos/professoras alunas, que tem como principal objetivo de sua formação contribuir com sua prática de sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Ilvanete dos Santos de. A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5165
identifier_str_mv SOUZA, Ilvanete dos Santos de. A formação inicial em serviço do professor/da professora de matemática: encontros e desencontros. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5165/1/ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5165/2/ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5165/3/ILVANETE_SANTOS_SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bec1f8d5a0747851d4754aaefc67c0b2
62b7951b95a53853c2c656d1764a7185
bbdfccd3b0d536c88ae370356721e366
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110800441114624