A formação do professor de matemática no contexto das políticas públicas: uma breve análise do PARFOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157189 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga como o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), política pública do governo federal, contribui à formação de professores no Brasil, com enfoque na formação de docentes de Matemática no período de 2009 até 2014. O objetivo é verificar se o Programa atende as necessidades dos educadores das localidades em que foi ofertado e quais os motivos que levaram os professores a realizarem o Curso oferecido à época. A pesquisa é de interpretação quantitativa e qualitativa e foi desenvolvida por meio de análises documentais e de interações com professores de alguns Estados do país. Sua metodologia é a Análise do Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin, sendo composta das etapas de: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. A fundamentação teórica se estriba na Formação do Professor de acordo com Charlot, Fiorentini, Gatti, Saviani, Vasconcelos e Lorenzato. Os resultados indicam que os docentes que realizam a formação oferecida fazem-na em busca de nível Superior, bem como por aumento salarial, portanto o Programa está alcançando, até o momento, as necessidades dos educadores das localidades que foram atendidos. O Estado do Acre não participou do Programa até 2014 por desarticulação das Instituições participantes e por participar de dois grandes outros Programas. |
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A formação do professor de matemática no contexto das políticas públicas: uma breve análise do PARFORThe formation of the mathematical teacher in the context of public policies: a brief analysis of PARFORProfessores de matemáticaFormação inicial em matemáticaPARFORMathematics teachersInitial training in mathematicsEsta pesquisa investiga como o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), política pública do governo federal, contribui à formação de professores no Brasil, com enfoque na formação de docentes de Matemática no período de 2009 até 2014. O objetivo é verificar se o Programa atende as necessidades dos educadores das localidades em que foi ofertado e quais os motivos que levaram os professores a realizarem o Curso oferecido à época. A pesquisa é de interpretação quantitativa e qualitativa e foi desenvolvida por meio de análises documentais e de interações com professores de alguns Estados do país. Sua metodologia é a Análise do Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin, sendo composta das etapas de: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e interpretação. A fundamentação teórica se estriba na Formação do Professor de acordo com Charlot, Fiorentini, Gatti, Saviani, Vasconcelos e Lorenzato. Os resultados indicam que os docentes que realizam a formação oferecida fazem-na em busca de nível Superior, bem como por aumento salarial, portanto o Programa está alcançando, até o momento, as necessidades dos educadores das localidades que foram atendidos. O Estado do Acre não participou do Programa até 2014 por desarticulação das Instituições participantes e por participar de dois grandes outros Programas.This research investigates how the National Teacher Education Plan (PARFOR), a public policy of the federal government, contributes to the formation of teachers in Brazil, focusing on the training of teachers of Mathematics from 2009 to 2014. The objective is to verify if the Program meets the needs of the educators of the places where it was offered and what the reasons that led the teachers to carry out the Course offered at the time. The research is of quantitative and qualitative interpretation and was developed through documentary analyzes and interactions with teachers of some States of the country. His methodology is Content Analysis from the perspective of Laurence Bardin, being composed of the stages of: pre-analysis, material exploration, treatment of results and interpretation. The theoretical foundation is based on Teacher Training according to Charlot, Fiorentini, Gatti, Saviani, Vasconcelos and Lorenzato. The results indicate that the teachers who perform the training offered do so in search of a higher level, as well as a salary increase, so the Program is reaching, so far, the needs of the educators of the localities that have been served. The State of Acre did not participate in the Program until 2014 due to the disarticulation of the participating Institutions and to participate in two other major Programs.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Viviane de Fátima2018-10-01T13:19:08Z2018-10-01T13:19:08Z2016-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15718900090849933004056079P05585127619289839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:17:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157189Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:33:03.802547Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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