O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8518 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a uma análise do anúncio “Dentistas” do “Colgate Total 12” para verificação da estrutura persuasiva das suas mensagens. Para atingirmos este objetivo utilizamos as referencias dos pressupostos teóricos apresentados por Carl Hovland (1912-1961) sobre a teoria da mudança de atitudes com a mensagem persuasiva, que nos apresenta, entre outras informações relevantes, o conceito sintetizado da persuasão AIDA (para que uma mensagem tenha sucesso é necessário que ela desperte a atenção, o interesse, o desejo pelo objeto anunciado, e a ação pretendida, que pode ser a de compra) enunciado pela primeira vez por Elmo Lewis em 1898. Realizamos também neste texto, uma revisão bibliográfica em livros, periódicos e portais na internet sobre as teorias da comunicação publicitária, para a contextualização do assunto proposto. |
id |
UFS-2_1924b7f38cc3ec2689a65c3e87b358ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/8518 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santana, Dhione OliveiraFontes, Plínnio Marcell BarretoFarias, Túlio SilvaFerreira, Raquel Marques Carriço2018-07-03T12:17:08Z2018-07-03T12:17:08Z2013-06SANTANA, D. O. et al. O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12. Temática, João Pessoa, v. 9, n. 6, jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21801>. Acesso em: 03 jul. 2018.1807-8931http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8518Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorporNAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB)Revista TemáticaComunicaçãoTeoria da persuasãoPublicidadeO poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO presente artigo se propõe a uma análise do anúncio “Dentistas” do “Colgate Total 12” para verificação da estrutura persuasiva das suas mensagens. Para atingirmos este objetivo utilizamos as referencias dos pressupostos teóricos apresentados por Carl Hovland (1912-1961) sobre a teoria da mudança de atitudes com a mensagem persuasiva, que nos apresenta, entre outras informações relevantes, o conceito sintetizado da persuasão AIDA (para que uma mensagem tenha sucesso é necessário que ela desperte a atenção, o interesse, o desejo pelo objeto anunciado, e a ação pretendida, que pode ser a de compra) enunciado pela primeira vez por Elmo Lewis em 1898. Realizamos também neste texto, uma revisão bibliográfica em livros, periódicos e portais na internet sobre as teorias da comunicação publicitária, para a contextualização do assunto proposto.reponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTAnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.txtAnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.txtExtracted texttext/plain19861https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/3/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.txte8ab9220e1a9ca0943aabc2ec912124dMD53THUMBNAILAnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.jpgAnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1629https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/4/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.jpg5254775674039cd7a9490672f5f2d799MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALAnunciosPublicitariosCremeDental.pdfAnunciosPublicitariosCremeDental.pdfapplication/pdf684218https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/2/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf1fc73a5ac9daa84b6c5b07f8f5c612d0MD52riufs/85182018-07-03 09:17:08.323oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-07-03T12:17:08Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12 |
title |
O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12 |
spellingShingle |
O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12 Santana, Dhione Oliveira Comunicação Teoria da persuasão Publicidade |
title_short |
O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12 |
title_full |
O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12 |
title_fullStr |
O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12 |
title_full_unstemmed |
O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12 |
title_sort |
O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12 |
author |
Santana, Dhione Oliveira |
author_facet |
Santana, Dhione Oliveira Fontes, Plínnio Marcell Barreto Farias, Túlio Silva Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author_role |
author |
author2 |
Fontes, Plínnio Marcell Barreto Farias, Túlio Silva Ferreira, Raquel Marques Carriço |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Dhione Oliveira Fontes, Plínnio Marcell Barreto Farias, Túlio Silva Ferreira, Raquel Marques Carriço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Teoria da persuasão Publicidade |
topic |
Comunicação Teoria da persuasão Publicidade |
description |
O presente artigo se propõe a uma análise do anúncio “Dentistas” do “Colgate Total 12” para verificação da estrutura persuasiva das suas mensagens. Para atingirmos este objetivo utilizamos as referencias dos pressupostos teóricos apresentados por Carl Hovland (1912-1961) sobre a teoria da mudança de atitudes com a mensagem persuasiva, que nos apresenta, entre outras informações relevantes, o conceito sintetizado da persuasão AIDA (para que uma mensagem tenha sucesso é necessário que ela desperte a atenção, o interesse, o desejo pelo objeto anunciado, e a ação pretendida, que pode ser a de compra) enunciado pela primeira vez por Elmo Lewis em 1898. Realizamos também neste texto, uma revisão bibliográfica em livros, periódicos e portais na internet sobre as teorias da comunicação publicitária, para a contextualização do assunto proposto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-03T12:17:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-03T12:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTANA, D. O. et al. O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12. Temática, João Pessoa, v. 9, n. 6, jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21801>. Acesso em: 03 jul. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8518 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1807-8931 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
identifier_str_mv |
SANTANA, D. O. et al. O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12. Temática, João Pessoa, v. 9, n. 6, jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21801>. Acesso em: 03 jul. 2018. 1807-8931 Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
url |
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Temática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) |
publisher.none.fl_str_mv |
NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/3/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/4/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/1/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/2/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e8ab9220e1a9ca0943aabc2ec912124d 5254775674039cd7a9490672f5f2d799 098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c 1fc73a5ac9daa84b6c5b07f8f5c612d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110827035099136 |