O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Dhione Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fontes, Plínnio Marcell Barreto, Farias, Túlio Silva, Ferreira, Raquel Marques Carriço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8518
Resumo: O presente artigo se propõe a uma análise do anúncio “Dentistas” do “Colgate Total 12” para verificação da estrutura persuasiva das suas mensagens. Para atingirmos este objetivo utilizamos as referencias dos pressupostos teóricos apresentados por Carl Hovland (1912-1961) sobre a teoria da mudança de atitudes com a mensagem persuasiva, que nos apresenta, entre outras informações relevantes, o conceito sintetizado da persuasão AIDA (para que uma mensagem tenha sucesso é necessário que ela desperte a atenção, o interesse, o desejo pelo objeto anunciado, e a ação pretendida, que pode ser a de compra) enunciado pela primeira vez por Elmo Lewis em 1898. Realizamos também neste texto, uma revisão bibliográfica em livros, periódicos e portais na internet sobre as teorias da comunicação publicitária, para a contextualização do assunto proposto.
id UFS-2_1924b7f38cc3ec2689a65c3e87b358ad
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/8518
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santana, Dhione OliveiraFontes, Plínnio Marcell BarretoFarias, Túlio SilvaFerreira, Raquel Marques Carriço2018-07-03T12:17:08Z2018-07-03T12:17:08Z2013-06SANTANA, D. O. et al. O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12. Temática, João Pessoa, v. 9, n. 6, jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21801>. Acesso em: 03 jul. 2018.1807-8931http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8518Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorporNAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB)Revista TemáticaComunicaçãoTeoria da persuasãoPublicidadeO poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleO presente artigo se propõe a uma análise do anúncio “Dentistas” do “Colgate Total 12” para verificação da estrutura persuasiva das suas mensagens. Para atingirmos este objetivo utilizamos as referencias dos pressupostos teóricos apresentados por Carl Hovland (1912-1961) sobre a teoria da mudança de atitudes com a mensagem persuasiva, que nos apresenta, entre outras informações relevantes, o conceito sintetizado da persuasão AIDA (para que uma mensagem tenha sucesso é necessário que ela desperte a atenção, o interesse, o desejo pelo objeto anunciado, e a ação pretendida, que pode ser a de compra) enunciado pela primeira vez por Elmo Lewis em 1898. Realizamos também neste texto, uma revisão bibliográfica em livros, periódicos e portais na internet sobre as teorias da comunicação publicitária, para a contextualização do assunto proposto.reponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTAnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.txtAnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.txtExtracted texttext/plain19861https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/3/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.txte8ab9220e1a9ca0943aabc2ec912124dMD53THUMBNAILAnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.jpgAnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1629https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/4/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.jpg5254775674039cd7a9490672f5f2d799MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALAnunciosPublicitariosCremeDental.pdfAnunciosPublicitariosCremeDental.pdfapplication/pdf684218https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/2/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf1fc73a5ac9daa84b6c5b07f8f5c612d0MD52riufs/85182018-07-03 09:17:08.323oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-07-03T12:17:08Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
title O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
spellingShingle O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
Santana, Dhione Oliveira
Comunicação
Teoria da persuasão
Publicidade
title_short O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
title_full O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
title_fullStr O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
title_full_unstemmed O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
title_sort O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12
author Santana, Dhione Oliveira
author_facet Santana, Dhione Oliveira
Fontes, Plínnio Marcell Barreto
Farias, Túlio Silva
Ferreira, Raquel Marques Carriço
author_role author
author2 Fontes, Plínnio Marcell Barreto
Farias, Túlio Silva
Ferreira, Raquel Marques Carriço
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Dhione Oliveira
Fontes, Plínnio Marcell Barreto
Farias, Túlio Silva
Ferreira, Raquel Marques Carriço
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Teoria da persuasão
Publicidade
topic Comunicação
Teoria da persuasão
Publicidade
description O presente artigo se propõe a uma análise do anúncio “Dentistas” do “Colgate Total 12” para verificação da estrutura persuasiva das suas mensagens. Para atingirmos este objetivo utilizamos as referencias dos pressupostos teóricos apresentados por Carl Hovland (1912-1961) sobre a teoria da mudança de atitudes com a mensagem persuasiva, que nos apresenta, entre outras informações relevantes, o conceito sintetizado da persuasão AIDA (para que uma mensagem tenha sucesso é necessário que ela desperte a atenção, o interesse, o desejo pelo objeto anunciado, e a ação pretendida, que pode ser a de compra) enunciado pela primeira vez por Elmo Lewis em 1898. Realizamos também neste texto, uma revisão bibliográfica em livros, periódicos e portais na internet sobre as teorias da comunicação publicitária, para a contextualização do assunto proposto.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-03T12:17:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-03T12:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTANA, D. O. et al. O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12. Temática, João Pessoa, v. 9, n. 6, jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21801>. Acesso em: 03 jul. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8518
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1807-8931
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
identifier_str_mv SANTANA, D. O. et al. O poder persuasivo de anúncios publicitários do creme dental Colgate Total 12. Temática, João Pessoa, v. 9, n. 6, jun. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21801>. Acesso em: 03 jul. 2018.
1807-8931
Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
url http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Temática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB)
publisher.none.fl_str_mv NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/3/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/4/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/8518/2/AnunciosPublicitariosCremeDental.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8ab9220e1a9ca0943aabc2ec912124d
5254775674039cd7a9490672f5f2d799
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
1fc73a5ac9daa84b6c5b07f8f5c612d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110827035099136