Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Amanda Neuman Monte Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9962
Resumo: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
id UFS-2_257038709ed70225fdb6847c081c2d4c
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/9962
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Nascimento, Amanda Neuman Monte RochaFelizola, Matheus Pereira Mattos2018-11-30T19:33:46Z2018-11-30T19:33:46Z2018-06-21NASCIMENTO, Amanda Neuman Monte Rocha. Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9962Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SESão Cristóvão, SEO número de indivíduos que utilizam a internet tem crescido, junto a isso tantas outras novas tecnologias de informação surgem. Tal avanço gerou possibilidades diversas para criação e divulgação de conteúdo, e mais, as novas possibilidades permitem que esse mesmo conteúdo alcance tipos diferentes de público em territórios distintos que, no ambiente digital, conseguem compartilhar das mesmas informações. Os blogs e as redes sociais surgem, então, como palco onde tais discussões se expandem, constituindo-se como um novo local de produção de conteúdo. Quanto à moda, pensar sobre ela é o mesmo que pensar em diferentes setores da vida em sociedade, dentro e fora do mundo virtual. Mas dentro do virtual, especificamente, significa considerar que diante das mais variadas formas de utilização das ferramentas de comunicação na internet, os influenciadores digitais que falam de moda podem ser considerados uma vertente de destaque, visto que o surgimento de páginas relacionadas a esse tipo de conteúdo cresceu consideravelmente nos últimos dez anos. Nesse contexto, esta pesquisa visa compreender de que forma as influenciadoras digitais de moda transformam sua visibilidade na internet em um negócio rentável, especialmente na região Nordeste. Para isso, foram escolhidas três influenciadoras, de três estados diferentes – Sergipe, Bahia e Ceará. Metodologicamente esse trabalho é configurado como um estudo de casos múltiplos – com base nos estudos de Yin (2015) –, além de serem utilizados, para a análise de resultados, procedimentos baseados em Bardin (1977) referentes ao campo da Análise de Conteúdo. Com um recorte que abrange todas as publicações relacionadas à categoria Moda em seus blogs e também nas redes sociais a eles atreladas (Youtube e Instagram) feitas no período de setembro a dezembro de 2016, a análise identificou as postagens sinalizadas como publicidade e as que não são sinalizadas como tal para, a partir de então, perceber que tipo de empresa utiliza de tais possibilidades virtuais para a divulgação de seus produtos, além de compreender quais as ações mais utilizadas por tais influenciadoras nas parcerias com as marcas, bem como as semelhanças e divergências entre seus negócios. Com base nos estudos sobre moda e beleza de Barnard (2003) e Wolf (1992), nos trabalhos sobre cibercultura e redes sociais de Lemos (2002; 2004; 2008), Lévy (1999) e Recuero (2012), e nos estudos sobre marketing digital de Torres (2009) e Vaz (2012), além de outros pesquisadores, buscou-se compreender a presença desses indivíduos em suas páginas, não apenas como criadores de conteúdo, mas especialmente como donos de espaços pessoais que se transformam em um espaço de publicidade rentável. Pôde-se, então, concluir que, ainda que atuando na região Nordeste, as influenciadoras firmam parcerias com marcas de todo o país, geralmente por meio de campanhas exclusivamente digitais, sendo maior a variedade de parcerias quando há maior visibilidade, e que, embora trabalhando no mesmo ambiente – o virtual –, cada influenciadora firma seus próprios objetivos, e as estratégias para alcançá-los também são particulares em cada modelo de negócio.porModaBlogsRedes sociaisInfluenciador digitalMarketing digitalCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMilhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em ComunicaçãoUniversidade Federal de Sergipereponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTAMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf.txtAMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain271971https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/9962/3/AMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf.txt3130c0465d47e4fb4b35a85ed34ea62dMD53THUMBNAILAMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf.jpgAMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/9962/4/AMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf.jpgfdfc50fe2e796f8f18901ee591768f03MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/9962/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALAMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdfAMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdfapplication/pdf5906822https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/9962/2/AMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf09794c7ed0a5581a6a69e7a30d6fcfa7MD52riufs/99622018-11-30 16:33:47.034oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-11-30T19:33:47Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro
title Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro
spellingShingle Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro
Nascimento, Amanda Neuman Monte Rocha
Moda
Blogs
Redes sociais
Influenciador digital
Marketing digital
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro
title_full Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro
title_fullStr Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro
title_full_unstemmed Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro
title_sort Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro
author Nascimento, Amanda Neuman Monte Rocha
author_facet Nascimento, Amanda Neuman Monte Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Amanda Neuman Monte Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Felizola, Matheus Pereira Mattos
contributor_str_mv Felizola, Matheus Pereira Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Moda
Blogs
Redes sociais
Influenciador digital
Marketing digital
topic Moda
Blogs
Redes sociais
Influenciador digital
Marketing digital
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-30T19:33:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-30T19:33:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Amanda Neuman Monte Rocha. Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9962
identifier_str_mv NASCIMENTO, Amanda Neuman Monte Rocha. Milhões de seguidores, milhões em reais : como as influenciadoras digitais transformam sua visibilidade em dinheiro. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
url http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/9962/3/AMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/9962/4/AMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/9962/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/9962/2/AMANDA_N_MONTE_ROCHA_NASCIMENTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3130c0465d47e4fb4b35a85ed34ea62d
fdfc50fe2e796f8f18901ee591768f03
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
09794c7ed0a5581a6a69e7a30d6fcfa7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110771852738560