As deficiências conceituais por trás dos erros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elson Nascimento
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6475
Resumo: This study aims to analyze the conceptual shortcomings through the mistakes made by the candidates/teachers in addressing the issue of discursive question 2 of the Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT 2013 in Sergipe, which statement is as it follows: DISCURSIVE QUESTION 2 Decide whether each of the two following statements is true or false, explaining your reason for choosing it. (A) |a - b| = ||a| - |b||, for any real numbers a and b (B) |a + b| = |a| + |b|, for any real numbers a and b It is not only the mere cataloging errors, but it is also a reflection on the shortcomings in content concepts that are part of the curriculum of the Elementary and High School levels. We analyzed the solutions of 180 candidates/teachers , we cataloged the major mistakes, we researched on the theory of the role of errors in learning process, and through what we observed, we realized, among other results, that the students of Teacher´s Degree in Mathematics (Licenciatura em Matemática) in Sergipe have an unsatisfactory training.
id UFS-2_45fcd4c075dbd92aa3bf03e105274269
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6475
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Lima, Elson Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/7915277435326384Souza, Éder Mateus dehttp://lattes.cnpq.br/79152774353263842017-09-27T19:46:10Z2017-09-27T19:46:10Z2013-04-12https://ri.ufs.br/handle/riufs/6475This study aims to analyze the conceptual shortcomings through the mistakes made by the candidates/teachers in addressing the issue of discursive question 2 of the Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT 2013 in Sergipe, which statement is as it follows: DISCURSIVE QUESTION 2 Decide whether each of the two following statements is true or false, explaining your reason for choosing it. (A) |a - b| = ||a| - |b||, for any real numbers a and b (B) |a + b| = |a| + |b|, for any real numbers a and b It is not only the mere cataloging errors, but it is also a reflection on the shortcomings in content concepts that are part of the curriculum of the Elementary and High School levels. We analyzed the solutions of 180 candidates/teachers , we cataloged the major mistakes, we researched on the theory of the role of errors in learning process, and through what we observed, we realized, among other results, that the students of Teacher´s Degree in Mathematics (Licenciatura em Matemática) in Sergipe have an unsatisfactory training.O objetivo deste trabalho é fazermos uma análise das deficiências conceituais por trás dos erros cometidos pelos candidatos/professores na resolução da questão discursiva 2 do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT 2013 em Sergipe, cujo enunciado é o seguinte: QUESTÃO DISCURSIVA 2 Decida se cada uma das duas das afirmações seguintes é verdadeira ou falsa, justificando sua decisão. (A) |a - b| = ||a| - |b||, para quaisquer números reais a e b (B) |a + b| = |a| + |b|, para quaisquer números reais a e b Não se trata apenas de mera catalogação de erros, mas sim de uma reflexão sobre as deficiências em conceitos de conteúdos que fazem parte da matriz curricular dos ensinos fundamental e médio. Analisamos as 180 soluções dos candidatos/professores, catalogamos os principais erros, fizemos uma pesquisa sobre a teoria acerca do papel do erro na aprendizagem e a partir do que observamos verificamos, dentre outras coisas, que os discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática em Sergipe apresentam formação deficiente.application/pdfporEnsino de matemáticaEnsino médioAprendizagemEducaçãoDeficiências conceituaisErrosMatemáticaEducationMathematicsMathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAAs deficiências conceituais por trás dos errosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestrado Profissional em Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdfapplication/pdf2708533https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6475/1/ELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf588a7e8746d3089eb25898847812638cMD51TEXTELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf.txtELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf.txtExtracted texttext/plain54459https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6475/2/ELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf.txt5834744d7ab58aafcafc4b7518284e9bMD52THUMBNAILELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf.jpgELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6475/3/ELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf.jpg72f637cb7f9a3d003e0dd5b5474025bcMD53riufs/64752017-12-18 17:55:53.072oai:ufs.br:riufs/6475Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-12-18T20:55:53Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv As deficiências conceituais por trás dos erros
title As deficiências conceituais por trás dos erros
spellingShingle As deficiências conceituais por trás dos erros
Lima, Elson Nascimento
Ensino de matemática
Ensino médio
Aprendizagem
Educação
Deficiências conceituais
Erros
Matemática
Education
Mathematics
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short As deficiências conceituais por trás dos erros
title_full As deficiências conceituais por trás dos erros
title_fullStr As deficiências conceituais por trás dos erros
title_full_unstemmed As deficiências conceituais por trás dos erros
title_sort As deficiências conceituais por trás dos erros
author Lima, Elson Nascimento
author_facet Lima, Elson Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elson Nascimento
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7915277435326384
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Éder Mateus de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7915277435326384
contributor_str_mv Souza, Éder Mateus de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Ensino médio
Aprendizagem
Educação
Deficiências conceituais
Erros
Matemática
topic Ensino de matemática
Ensino médio
Aprendizagem
Educação
Deficiências conceituais
Erros
Matemática
Education
Mathematics
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Mathematics
Mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study aims to analyze the conceptual shortcomings through the mistakes made by the candidates/teachers in addressing the issue of discursive question 2 of the Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT 2013 in Sergipe, which statement is as it follows: DISCURSIVE QUESTION 2 Decide whether each of the two following statements is true or false, explaining your reason for choosing it. (A) |a - b| = ||a| - |b||, for any real numbers a and b (B) |a + b| = |a| + |b|, for any real numbers a and b It is not only the mere cataloging errors, but it is also a reflection on the shortcomings in content concepts that are part of the curriculum of the Elementary and High School levels. We analyzed the solutions of 180 candidates/teachers , we cataloged the major mistakes, we researched on the theory of the role of errors in learning process, and through what we observed, we realized, among other results, that the students of Teacher´s Degree in Mathematics (Licenciatura em Matemática) in Sergipe have an unsatisfactory training.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:46:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6475
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6475/1/ELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6475/2/ELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6475/3/ELSON_NASCIMENTO_LIMA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 588a7e8746d3089eb25898847812638c
5834744d7ab58aafcafc4b7518284e9b
72f637cb7f9a3d003e0dd5b5474025bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110725971247104