Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rosilaine Gomes de Santana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5146
Resumo: This work is a bibliographical research, which is a systematic review without meta-analysis, performed in various national and international journals and proceedings in the International Conferences on Concept Maps (CM) aiming to analyze how the researches which make use of CM are being developed as an assessment tool to of student learning and it also establishes criteria to evaluatethem. The goal in using CM is to check students learning process regarding to the contents learned in the classroom, getting information about the concepts learned significantly, as well as those who have not been learned or learned incorrectly, making sure that these same students were able to establish connections between the new concepts and the already existing knowledge in their cognitive structure. It was observed through the analysis of the methodology of the researched articles, that there is a significant number of works, from a universe of 105, making use of CM as an assessment tool in different areas, including Physics, and with different methodologies. It was also noticeable a certain concern from the authors in establishing criteria to check/assess whether CM prepared by students achieved the desired goals. It is hoped that this research can guide teachers/researchers who intend to work with such an tool of learning assessment, which, although greatly important to education, is not widely used in the educational environment
id UFS-2_4f92ef0833fe1db154fcbe8ad92aee33
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5146
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Costa, Rosilaine Gomes de Santanahttp://lattes.cnpq.br/9286730522002930Barbosa, Celso José Vianahttp://lattes.cnpq.br/95059191394030152017-09-26T18:15:15Z2017-09-26T18:15:15Z2013-04-26https://ri.ufs.br/handle/riufs/5146This work is a bibliographical research, which is a systematic review without meta-analysis, performed in various national and international journals and proceedings in the International Conferences on Concept Maps (CM) aiming to analyze how the researches which make use of CM are being developed as an assessment tool to of student learning and it also establishes criteria to evaluatethem. The goal in using CM is to check students learning process regarding to the contents learned in the classroom, getting information about the concepts learned significantly, as well as those who have not been learned or learned incorrectly, making sure that these same students were able to establish connections between the new concepts and the already existing knowledge in their cognitive structure. It was observed through the analysis of the methodology of the researched articles, that there is a significant number of works, from a universe of 105, making use of CM as an assessment tool in different areas, including Physics, and with different methodologies. It was also noticeable a certain concern from the authors in establishing criteria to check/assess whether CM prepared by students achieved the desired goals. It is hoped that this research can guide teachers/researchers who intend to work with such an tool of learning assessment, which, although greatly important to education, is not widely used in the educational environmentEste trabalho é uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão sistemática sem metanálise, realizada em diversos periódicos nacionais e internacionais e nas atas das Conferências Internacionais sobre Mapas Conceituais (MC) com o objetivo de analisar como vêm sendo desenvolvidas as pesquisas que utilizam MC como ferramenta de avaliação da aprendizagem dos estudantes e que estabelecem critérios para avaliá-los. O objetivo de utilizar MC é verificar a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula, obtendo informações sobre os conceitos aprendidos de forma significativa, aqueles que não foram aprendidos e os aprendidos de forma incorreta, verificando se esses alunos conseguiram estabelecer as relações dos novos conceitos com os conhecimentos já existentes na sua estrutura cognitiva. Foi possível observar, por meio da análise da metodologia dos artigos, que há um número significativo de trabalhos, de um universo de 105, que utilizam MC como ferramenta de avaliação em diferentes áreas, dentre elas a Física, e com diversas metodologias. Foi perceptível ainda a preocupação dos autores em estabelecer critérios para verificar/avaliar se os MC elaborados pelos alunos atingiram os objetivos desejados. Espera-se que essa pesquisa possa orientar professores/pesquisadores que pretendam trabalhar com tal ferramenta de avaliação da aprendizagem, que, embora tenha grande importância para o ensino, ainda é pouco utilizada no meio educacionalapplication/pdfporFísica - Estudo e ensinoPesquisa bibliográficaMapas conceituaisConcept mappingPhysicsSearching, BibliographicalCNPQ::OUTROS::CIENCIASUm estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdfapplication/pdf9256769https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5146/1/ROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdfc457b96513fb88e8b782dd7405d79185MD51TEXTROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf.txtROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain205582https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5146/2/ROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf.txt3c3a7eaa795bdb94f367ed90d0ea770cMD52THUMBNAILROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf.jpgROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1468https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5146/3/ROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf.jpgace5c1cbc66073c60d9a32c04c4b762dMD53riufs/51462017-11-28 17:16:15.266oai:ufs.br:riufs/5146Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:16:15Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
title Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
spellingShingle Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
Costa, Rosilaine Gomes de Santana
Física - Estudo e ensino
Pesquisa bibliográfica
Mapas conceituais
Concept mapping
Physics
Searching, Bibliographical
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
title_short Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
title_full Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
title_fullStr Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
title_full_unstemmed Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
title_sort Um estudo bibliográfico sobre a utilização de mapas conceituais como ferramenta de avaliação da aprendizagem: algumas considerações no ensino de física
author Costa, Rosilaine Gomes de Santana
author_facet Costa, Rosilaine Gomes de Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rosilaine Gomes de Santana
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9286730522002930
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Celso José Viana
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9505919139403015
contributor_str_mv Barbosa, Celso José Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Pesquisa bibliográfica
Mapas conceituais
topic Física - Estudo e ensino
Pesquisa bibliográfica
Mapas conceituais
Concept mapping
Physics
Searching, Bibliographical
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Concept mapping
Physics
Searching, Bibliographical
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description This work is a bibliographical research, which is a systematic review without meta-analysis, performed in various national and international journals and proceedings in the International Conferences on Concept Maps (CM) aiming to analyze how the researches which make use of CM are being developed as an assessment tool to of student learning and it also establishes criteria to evaluatethem. The goal in using CM is to check students learning process regarding to the contents learned in the classroom, getting information about the concepts learned significantly, as well as those who have not been learned or learned incorrectly, making sure that these same students were able to establish connections between the new concepts and the already existing knowledge in their cognitive structure. It was observed through the analysis of the methodology of the researched articles, that there is a significant number of works, from a universe of 105, making use of CM as an assessment tool in different areas, including Physics, and with different methodologies. It was also noticeable a certain concern from the authors in establishing criteria to check/assess whether CM prepared by students achieved the desired goals. It is hoped that this research can guide teachers/researchers who intend to work with such an tool of learning assessment, which, although greatly important to education, is not widely used in the educational environment
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5146
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5146/1/ROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5146/2/ROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5146/3/ROSILAINE_GOMES_SANTANA_COSTA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c457b96513fb88e8b782dd7405d79185
3c3a7eaa795bdb94f367ed90d0ea770c
ace5c1cbc66073c60d9a32c04c4b762d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110741247950848