Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Cristiano de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10212
Resumo: The business model is an important tool for the entrepreneur to elaborate strategies in a clear and organized way. In addition, it facilitates the feasibility study to opening a new business through a market research. This monograph aims to analyze, from a commercial position, the viability of using e-commerce in the supermarket sector in Aracaju through a digital platform. A qualitative and quantitative approach was applied, along with a bibliographical research about business model, and intending to develop an e-commerce business model, a documentary analysis was done. A survey was applied with 34 people to fill the empathy map. Then, the Value Proposition Canvas was designed followed by a Business Model Canvas (BMC) that were used as an instrument to build the business model. As a result, the research confirms that it is possible to structure the business model of mercadinho em casa, due to validation by a supermarket entrepreneur from Sergipe and a market gap at Aracaju, as this study will demonstrate
id UFS-2_83b9453505b316b43f60734e116c6de8
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/10212
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Cristiano de CarvalhoGomes, Iracema Machado de Aragão2019-01-18T13:07:46Z2019-01-18T13:07:46Z2018-04-10Vasconcelos, Cristiano de Carvalho. Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10212The business model is an important tool for the entrepreneur to elaborate strategies in a clear and organized way. In addition, it facilitates the feasibility study to opening a new business through a market research. This monograph aims to analyze, from a commercial position, the viability of using e-commerce in the supermarket sector in Aracaju through a digital platform. A qualitative and quantitative approach was applied, along with a bibliographical research about business model, and intending to develop an e-commerce business model, a documentary analysis was done. A survey was applied with 34 people to fill the empathy map. Then, the Value Proposition Canvas was designed followed by a Business Model Canvas (BMC) that were used as an instrument to build the business model. As a result, the research confirms that it is possible to structure the business model of mercadinho em casa, due to validation by a supermarket entrepreneur from Sergipe and a market gap at Aracaju, as this study will demonstrateO modelo de negócio é uma ferramenta importante para que o empreendedor elabore suas estratégias de maneira clara e organizada. Além disso, oportuniza a análise da viabilidade de abertura do novo negócio por meio de uma pesquisa de mercado. O presente trabalho monográfico teve como principal objetivo analisar, do ponto de vista comercial, a viabilidade de utilização do e-commerce no setor de supermercados em Aracaju através da plataforma digital. Para tanto, utilizou-se da abordagem quantitativa e qualitativa, pesquisa bibliográfica sobre modelo de negócios e, para elaborar o modelo no comércio online, foi realizada uma análise documental. Foram aplicadas entrevistas com 34 pessoas com o objetivo de preencher o mapa de empatia. Em seguida foram construídos o Quadro da Proposta de Valor assim como o Business Model Canvas (BMC) como ferramenta para construção do modelo de negócios. Os resultados da pesquisa demonstram ser possível estruturar o modelo de negócios mercadinho em casa, através de validação com empreendedor do setor de supermercados em Sergipe e em razão da necessidade da população de Aracaju deste tipo de empreendimentoSão Cristóvão, SEporAdministraçãoEnsino de adminstraçãoEmpreendedorismoModelo de negóciosComercio varejistaE-commerceBusiness Model CanvasComércio digitalEntrepreneurshipBusiness modelCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASModelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal de SergipeDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTCristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf.txtCristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf.txtExtracted texttext/plain107386https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10212/3/Cristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf.txt1624b345a9f05f95f0375180d5f69dc5MD53THUMBNAILCristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf.jpgCristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1296https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10212/4/Cristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf.jpg5012313671648e9567f8cac0f8e542afMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81475https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10212/1/license.txt098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44cMD51ORIGINALCristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdfCristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdfapplication/pdf7103610https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10212/2/Cristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdfbcde5704a0358d70093f6879240f2f51MD52riufs/102122019-01-18 10:08:57.849oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2019-01-18T13:08:57Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
title Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
spellingShingle Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
Vasconcelos, Cristiano de Carvalho
Administração
Ensino de adminstração
Empreendedorismo
Modelo de negócios
Comercio varejista
E-commerce
Business Model Canvas
Comércio digital
Entrepreneurship
Business model
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
title_full Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
title_fullStr Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
title_full_unstemmed Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
title_sort Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa
author Vasconcelos, Cristiano de Carvalho
author_facet Vasconcelos, Cristiano de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Cristiano de Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Iracema Machado de Aragão
contributor_str_mv Gomes, Iracema Machado de Aragão
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino de adminstração
Empreendedorismo
Modelo de negócios
Comercio varejista
E-commerce
Business Model Canvas
Comércio digital
topic Administração
Ensino de adminstração
Empreendedorismo
Modelo de negócios
Comercio varejista
E-commerce
Business Model Canvas
Comércio digital
Entrepreneurship
Business model
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Entrepreneurship
Business model
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description The business model is an important tool for the entrepreneur to elaborate strategies in a clear and organized way. In addition, it facilitates the feasibility study to opening a new business through a market research. This monograph aims to analyze, from a commercial position, the viability of using e-commerce in the supermarket sector in Aracaju through a digital platform. A qualitative and quantitative approach was applied, along with a bibliographical research about business model, and intending to develop an e-commerce business model, a documentary analysis was done. A survey was applied with 34 people to fill the empathy map. Then, the Value Proposition Canvas was designed followed by a Business Model Canvas (BMC) that were used as an instrument to build the business model. As a result, the research confirms that it is possible to structure the business model of mercadinho em casa, due to validation by a supermarket entrepreneur from Sergipe and a market gap at Aracaju, as this study will demonstrate
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-18T13:07:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-18T13:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vasconcelos, Cristiano de Carvalho. Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10212
identifier_str_mv Vasconcelos, Cristiano de Carvalho. Modelo de negócio para criação de um supermercado digital mercadinho em casa. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
url http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.initials.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.department.fl_str_mv DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10212/3/Cristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10212/4/Cristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10212/1/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/10212/2/Cristiano_Carvalho_Vasconcelos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1624b345a9f05f95f0375180d5f69dc5
5012313671648e9567f8cac0f8e542af
098cbbf65c2c15e1fb2e49c5d306a44c
bcde5704a0358d70093f6879240f2f51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110726097076224