A Biblioteca da Universidade Federal de Sergipe: espaço de formação do leitor universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Martha Suzana Cabral
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/339
Resumo: Este artigo tem o objetivo de apresentar a biblioteca como espaço de conformação da cultura universitária, a partir das possibilidades de leitura que imprimem em seus usuários. Especificamente, pretende-se apresentar a Biblioteca da Universidade Federal de Sergipe, como instituição que contribui na formação do leitor universitário e que compõe o aparelhamento necessário ao processo educacional. Para trabalhá-lo, é preciso debruçar-se sobre a investigação das práticas de leitura desenvolvidas no universo educacional superior, entremeada com a perspectiva do leitor universitário. Neste sentido, compreender as práticas de leitura desenvolvidas pelo estudante do curso de Biblioteconomia contribuirá nesta construção, tendo em vista tratar-se de um público que se utiliza da leitura para apreender conhecimentos sobre sua formação profissional e acadêmica, mas também como dispositivo de lazer e de distinção entre seus pares. A Universidade Federal de Sergipe foi criada em 1968 a partir da congregação das faculdades isoladas existentes em Sergipe. Cada uma delas dispunha de seus acervos bibliográficos, os quais davam o suporte na formação dos estudantes dos diferentes cursos. A unificação destas bibliotecas isoladas só aconteceu em 1979, quando da construção do atual Campus Universitário. Desde esta data, a Biblioteca Central da UFS (BICEN) cresceu em volume de obras e no atendimento aos estudantes da Universidade, buscando seu estatuto de legitimidade a partir da condução de suas ações voltadas para o atendimento às necessidades da comunidade acadêmica. A estrutura da BICEN comtempla, além das obras de consulta livre, acervos de documentação sergipana, documentos oficiais e multimídia, além dos periódicos especializados. Sua história, porém, traz embutida a própria história do ensino superior sergipano. Para construção deste artigo, apoiamo-nos no referencial teórico da História da Educação e em seus expoentes tais como Roger Chartier (1994) e o conceito de representação, Anne-Marie Chartier (2007) e Diana Vidal (2005) com o conceito de práticas de leitura, Pierre Bourdieu (2005) e o capital cultural e finalmente cultura escolar tomada de Dominique Juliá (2004). As fontes para a coleta de dados são basicamente documentos institucionais, regulamentos, além das fontes bibliográficas como artigos, livros e dissertações. Nas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Pós-Graduação em Educação nenhum trabalho se debruçou sobre este objeto. Neste sentido, demonstra-se sua relevância, pois trará maiores contribuições para os estudos na linha de pesquisa sobre História, Sociedade e Educação, desenvolvida e sedimentada pelos pesquisadores da área, que têm contribuído para o aprofundamento das questões educacionais nas diferentes esferas, tanto elementar quanto superior.
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Neste sentido, compreender as práticas de leitura desenvolvidas pelo estudante do curso de Biblioteconomia contribuirá nesta construção, tendo em vista tratar-se de um público que se utiliza da leitura para apreender conhecimentos sobre sua formação profissional e acadêmica, mas também como dispositivo de lazer e de distinção entre seus pares. A Universidade Federal de Sergipe foi criada em 1968 a partir da congregação das faculdades isoladas existentes em Sergipe. Cada uma delas dispunha de seus acervos bibliográficos, os quais davam o suporte na formação dos estudantes dos diferentes cursos. A unificação destas bibliotecas isoladas só aconteceu em 1979, quando da construção do atual Campus Universitário. Desde esta data, a Biblioteca Central da UFS (BICEN) cresceu em volume de obras e no atendimento aos estudantes da Universidade, buscando seu estatuto de legitimidade a partir da condução de suas ações voltadas para o atendimento às necessidades da comunidade acadêmica. 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