Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441 |
Resumo: | This report aims to present the action-research results, took place at the CEJBN/SE, enclosing the usage of the cellphone application designed to instantaneous messages exchange – WhatsApp – as a strategy to the students of the 9º grade of the elementary school to develop competences in order to the opinion genre article text producing practise. The research is based on Koch, Boff and Marinello (2009/2014) studies concerning the work with the textual genres, beginning from systematic daily actions sequence: Soares (2002) about literacies on Cyberculture and Rojo (2015) about multiliteracy. The methodology employed is proposed by Dolz and Schneuwly, recognized as Didactic Sequence. The justification for the fulfiment of this research is reasoned by the range of teaching actions amlplification needs which absorbs the disposable digital technologies, both as alongside the student literacy on the cyberculture scope and, mainly, as their competence on the written modality upgrading. The final product resulting the action-research is registred in a Pedagogical Notebook that aims to socialize the didactic actions experiences with other elementar school portuguese language teachers. |
id |
UFS-2_e1f74dee6f8d57ced0212b6327341d97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/6441 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Gil Robson de OliveiraAlmeida, Laura Camila Braz dehttp://lattes.cnpq.br/04060612678762962017-09-27T19:44:34Z2017-09-27T19:44:34Z2016-12-07SANTOS, Gil Robson de Oliveira. Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano. 2016. 149 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441This report aims to present the action-research results, took place at the CEJBN/SE, enclosing the usage of the cellphone application designed to instantaneous messages exchange – WhatsApp – as a strategy to the students of the 9º grade of the elementary school to develop competences in order to the opinion genre article text producing practise. The research is based on Koch, Boff and Marinello (2009/2014) studies concerning the work with the textual genres, beginning from systematic daily actions sequence: Soares (2002) about literacies on Cyberculture and Rojo (2015) about multiliteracy. The methodology employed is proposed by Dolz and Schneuwly, recognized as Didactic Sequence. The justification for the fulfiment of this research is reasoned by the range of teaching actions amlplification needs which absorbs the disposable digital technologies, both as alongside the student literacy on the cyberculture scope and, mainly, as their competence on the written modality upgrading. The final product resulting the action-research is registred in a Pedagogical Notebook that aims to socialize the didactic actions experiences with other elementar school portuguese language teachers.Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa-ação realizada no CEJBN/SE, envolvendo o uso do aplicativo de celular para troca de mensagens instantâneas – WhatsApp – como estratégia para alunos do 9ª ano do ensino fundamental desenvolverem competências para a prática da produção de texto do gênero artigo de opinião. A pesquisa baseia-se nos estudos de Köch, Boff e Marinello (2009/2014) sobre o gênero textual artigo de opinião; Dolz e Schneuwly (2004), sobre o trabalho com os gêneros textuais a partir de uma sequência sistemática de ações didáticas; Soares (2002) sobre letramentos na Cibercultura e Rojo (2015), sobre multiletramentos. A metodologia empregada é a proposta por Dolz e Schneuwly, reconhecida como Sequência Didática. A justificativa para a realização da pesquisa se dá pela necessidade de se ampliar o rol de alternativas de ações de ensino que absorva as tecnologias digitais disponíveis, tanto a favor do letramento do aluno no âmbito da cibercultura quanto e, sobretudo, do aprimoramento de sua competência na modalidade escrita. O produto final da pesquisa-ação realizada está registrado em um Caderno Pedagógico que visa socializar a experiência das ações didáticas com outros docentes de língua portuguesa do ensino fundamental.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilEscritaEscrita criativaEscrita criativa (ensino fundamental)Gêneros literáriosLetramentosGrupos de discussão pela InternetRedes sociais onlineArtigo de opiniãoMultiletramentosWhatsAppOpinion articleLiteraciesMultiliteraciesLINGUISTICA, LETRAS E ARTESFórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdfapplication/pdf11025701https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/1/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdfd87641554c7e525ecf0d9bb0551a7727MD51TEXTGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txtGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain237074https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/2/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txt5f88d1f4fb7a4597cf4de5f60b3a9d25MD52THUMBNAILGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpgGIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/3/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpg1d8a110c1dce41a36a967b298d5a43e2MD53riufs/64412018-01-15 19:47:27.444oai:ufs.br:riufs/6441Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T22:47:27Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano |
title |
Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano |
spellingShingle |
Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano Santos, Gil Robson de Oliveira Escrita Escrita criativa Escrita criativa (ensino fundamental) Gêneros literários Letramentos Grupos de discussão pela Internet Redes sociais online Artigo de opinião Multiletramentos Opinion article Literacies Multiliteracies LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano |
title_full |
Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano |
title_fullStr |
Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano |
title_full_unstemmed |
Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano |
title_sort |
Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano |
author |
Santos, Gil Robson de Oliveira |
author_facet |
Santos, Gil Robson de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gil Robson de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Laura Camila Braz de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0406061267876296 |
contributor_str_mv |
Almeida, Laura Camila Braz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Escrita criativa Escrita criativa (ensino fundamental) Gêneros literários Letramentos Grupos de discussão pela Internet Redes sociais online Artigo de opinião Multiletramentos |
topic |
Escrita Escrita criativa Escrita criativa (ensino fundamental) Gêneros literários Letramentos Grupos de discussão pela Internet Redes sociais online Artigo de opinião Multiletramentos Opinion article Literacies Multiliteracies LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Opinion article Literacies Multiliteracies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This report aims to present the action-research results, took place at the CEJBN/SE, enclosing the usage of the cellphone application designed to instantaneous messages exchange – WhatsApp – as a strategy to the students of the 9º grade of the elementary school to develop competences in order to the opinion genre article text producing practise. The research is based on Koch, Boff and Marinello (2009/2014) studies concerning the work with the textual genres, beginning from systematic daily actions sequence: Soares (2002) about literacies on Cyberculture and Rojo (2015) about multiliteracy. The methodology employed is proposed by Dolz and Schneuwly, recognized as Didactic Sequence. The justification for the fulfiment of this research is reasoned by the range of teaching actions amlplification needs which absorbs the disposable digital technologies, both as alongside the student literacy on the cyberculture scope and, mainly, as their competence on the written modality upgrading. The final product resulting the action-research is registred in a Pedagogical Notebook that aims to socialize the didactic actions experiences with other elementar school portuguese language teachers. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-27T19:44:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Gil Robson de Oliveira. Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano. 2016. 149 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Gil Robson de Oliveira. Fórum no ambiente Whatsapp : estratégia de apropriação de uso da escrita do artigo de opinião no 9º ano. 2016. 149 f. Dissertação (Pós-Graduação Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/6441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação Profissional em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/1/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/2/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6441/3/GIL_ROBSON_OLIVEIRA_SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d87641554c7e525ecf0d9bb0551a7727 5f88d1f4fb7a4597cf4de5f60b3a9d25 1d8a110c1dce41a36a967b298d5a43e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110807209672704 |