Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033 |
Resumo: | O objetivo principal do artigo é estudar os principais aspectos da formação da competência pedagógica de um professor universitário em países líderes. A ideia de formar um espaço educacional unificado como um sistema integrador em uma sociedade da informação provocou uma mudança na situação cognitiva da ciência, que começa a adquirir uma excessiva diversidade de assuntos associada a um imenso número de fluxos de informação e ao fato de o conhecimento adquirir um novo significado em uma sociedade pós-industrial. As modernas tecnologias de informação e telecomunicações levaram ao surgimento de novos métodos de cognição e comunicação, atualizaram significativamente o arsenal de pesquisas voltadas ao estudo da natureza, cultura e sociedade. Nestas condições, a questão do desenvolvimento profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos torna-se especialmente aguda. Tendo isto em conta, surgiu nas universidades a necessidade urgente de criar condições para a competência profissional, aumentar os requisitos de responsabilidade dos docentes pelos resultados das atividades profissionais e melhorar os procedimentos de avaliação do nível de competência profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos. Como resultado da pesquisa, foi analisada a experiência estrangeira mais bem-sucedida do processo de formação da competência pedagógica de um professor universitário. |
id |
UFS-3_02fad53f7ed4ec4051e5e9c9fd305146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17033 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the worldCaracterísticas da formação da competência pedagógica de um professor universitário nos principais países do mundoCaracterísticas de la formación de la competencia pedagógica de un profesor universitario en los principales países del mundopedagogyuniversitiesuniversity teacherpedagogical competencepost-industrial societypedagogíauniversidadesdocente universitariocompetencia pedagógicasociedad postindustrialCompetência pedagógicaPedagogiaProfessor universitárioSociedade pós-industrialO objetivo principal do artigo é estudar os principais aspectos da formação da competência pedagógica de um professor universitário em países líderes. A ideia de formar um espaço educacional unificado como um sistema integrador em uma sociedade da informação provocou uma mudança na situação cognitiva da ciência, que começa a adquirir uma excessiva diversidade de assuntos associada a um imenso número de fluxos de informação e ao fato de o conhecimento adquirir um novo significado em uma sociedade pós-industrial. As modernas tecnologias de informação e telecomunicações levaram ao surgimento de novos métodos de cognição e comunicação, atualizaram significativamente o arsenal de pesquisas voltadas ao estudo da natureza, cultura e sociedade. Nestas condições, a questão do desenvolvimento profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos torna-se especialmente aguda. Tendo isto em conta, surgiu nas universidades a necessidade urgente de criar condições para a competência profissional, aumentar os requisitos de responsabilidade dos docentes pelos resultados das atividades profissionais e melhorar os procedimentos de avaliação do nível de competência profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos. Como resultado da pesquisa, foi analisada a experiência estrangeira mais bem-sucedida do processo de formação da competência pedagógica de um professor universitário.El objetivo principal del artículo es estudiar los principales aspectos de la formación de la competencia pedagógica de un docente universitario en países líderes. La idea de conformar un espacio educativo unificado como sistema integrador en una sociedad de la información ha provocado un cambio en la situación cognitiva de la ciencia, que comienza a adquirir una excesiva diversidad temática asociada a una inmensa cantidad de flujos de información y a que el conocimiento adquiere una nuevo significado en una sociedad post-industrial. Las modernas tecnologías de la información y las telecomunicaciones han dado lugar a la aparición de nuevos métodos de cognición y comunicación, han actualizado significativamente el arsenal de investigación destinado al estudio de la naturaleza, la cultura y la sociedad. En estas condiciones, la cuestión del desarrollo profesional de los trabajadores científicos y pedagógicos se vuelve especialmente aguda. Teniendo esto en cuenta, surgió una necesidad urgente en las universidades de crear condiciones para la competencia profesional, aumentar los requisitos para la responsabilidad de los docentes por los resultados de las actividades profesionales y mejorar los procedimientos para evaluar el nivel de competencia profesional de los trabajadores científicos y pedagógicos. Como resultado de la investigación se analizó la experiencia extranjera más exitosa del proceso de formación de la competencia pedagógica de un docente universitarioThe main purpose of the article is to study the main aspects of the formation of the pedagogical competence of a university teacher in leading countries. The idea of forming a unified educational space as an integrative system in an information society has caused a change in the cognitive situation in science, which begins to acquire excessive subject diversity associated with an immense number of information flows and with the fact that knowledge acquires a new meaning in a post-industrial society. Modern information and telecommunication technologies have led to the emergence of new methods of cognition and communication, have significantly updated the research arsenal aimed at studying nature, culture, and society. In these conditions, the issue of professional development of scientific and pedagogical workers becomes especially acute. Taking this into account, an urgent need arose in universities to create conditions for professional competence, increase the requirements for the responsibility of teachers for the results of professional activities and improve the procedures for assessing the level of professional competence of scientific and pedagogical workers. As a result of the research, the most successful foreign experience of the process of forming the pedagogical competence of a university teacher was analyzed.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1703310.20952/revtee.v15i34.17033Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17033Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e170332358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033/12595https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033/13952Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKozlovskiy, YuriyIievliev, OleksandrMykytyuk, OksanaTiurina, TamaraSay, Dmytro2023-06-05T20:26:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17033Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-05T20:26:21Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world Características da formação da competência pedagógica de um professor universitário nos principais países do mundo Características de la formación de la competencia pedagógica de un profesor universitario en los principales países del mundo |
title |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world |
spellingShingle |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world Kozlovskiy, Yuriy pedagogy universities university teacher pedagogical competence post-industrial society pedagogía universidades docente universitario competencia pedagógica sociedad postindustrial Competência pedagógica Pedagogia Professor universitário Sociedade pós-industrial |
title_short |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world |
title_full |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world |
title_fullStr |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world |
title_full_unstemmed |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world |
title_sort |
Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world |
author |
Kozlovskiy, Yuriy |
author_facet |
Kozlovskiy, Yuriy Iievliev, Oleksandr Mykytyuk, Oksana Tiurina, Tamara Say, Dmytro |
author_role |
author |
author2 |
Iievliev, Oleksandr Mykytyuk, Oksana Tiurina, Tamara Say, Dmytro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kozlovskiy, Yuriy Iievliev, Oleksandr Mykytyuk, Oksana Tiurina, Tamara Say, Dmytro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogy universities university teacher pedagogical competence post-industrial society pedagogía universidades docente universitario competencia pedagógica sociedad postindustrial Competência pedagógica Pedagogia Professor universitário Sociedade pós-industrial |
topic |
pedagogy universities university teacher pedagogical competence post-industrial society pedagogía universidades docente universitario competencia pedagógica sociedad postindustrial Competência pedagógica Pedagogia Professor universitário Sociedade pós-industrial |
description |
O objetivo principal do artigo é estudar os principais aspectos da formação da competência pedagógica de um professor universitário em países líderes. A ideia de formar um espaço educacional unificado como um sistema integrador em uma sociedade da informação provocou uma mudança na situação cognitiva da ciência, que começa a adquirir uma excessiva diversidade de assuntos associada a um imenso número de fluxos de informação e ao fato de o conhecimento adquirir um novo significado em uma sociedade pós-industrial. As modernas tecnologias de informação e telecomunicações levaram ao surgimento de novos métodos de cognição e comunicação, atualizaram significativamente o arsenal de pesquisas voltadas ao estudo da natureza, cultura e sociedade. Nestas condições, a questão do desenvolvimento profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos torna-se especialmente aguda. Tendo isto em conta, surgiu nas universidades a necessidade urgente de criar condições para a competência profissional, aumentar os requisitos de responsabilidade dos docentes pelos resultados das atividades profissionais e melhorar os procedimentos de avaliação do nível de competência profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos. Como resultado da pesquisa, foi analisada a experiência estrangeira mais bem-sucedida do processo de formação da competência pedagógica de um professor universitário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033 10.20952/revtee.v15i34.17033 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.17033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033/12595 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033/13952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17033 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184746823680 |