Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kozlovskiy, Yuriy
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Iievliev, Oleksandr, Mykytyuk, Oksana, Tiurina, Tamara, Say, Dmytro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033
Resumo: O objetivo principal do artigo é estudar os principais aspectos da formação da competência pedagógica de um professor universitário em países líderes. A ideia de formar um espaço educacional unificado como um sistema integrador em uma sociedade da informação provocou uma mudança na situação cognitiva da ciência, que começa a adquirir uma excessiva diversidade de assuntos associada a um imenso número de fluxos de informação e ao fato de o conhecimento adquirir um novo significado em uma sociedade pós-industrial. As modernas tecnologias de informação e telecomunicações levaram ao surgimento de novos métodos de cognição e comunicação, atualizaram significativamente o arsenal de pesquisas voltadas ao estudo da natureza, cultura e sociedade. Nestas condições, a questão do desenvolvimento profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos torna-se especialmente aguda. Tendo isto em conta, surgiu nas universidades a necessidade urgente de criar condições para a competência profissional, aumentar os requisitos de responsabilidade dos docentes pelos resultados das atividades profissionais e melhorar os procedimentos de avaliação do nível de competência profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos. Como resultado da pesquisa, foi analisada a experiência estrangeira mais bem-sucedida do processo de formação da competência pedagógica de um professor universitário.
id UFS-3_02fad53f7ed4ec4051e5e9c9fd305146
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17033
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the worldCaracterísticas da formação da competência pedagógica de um professor universitário nos principais países do mundoCaracterísticas de la formación de la competencia pedagógica de un profesor universitario en los principales países del mundopedagogyuniversitiesuniversity teacherpedagogical competencepost-industrial societypedagogíauniversidadesdocente universitariocompetencia pedagógicasociedad postindustrialCompetência pedagógicaPedagogiaProfessor universitárioSociedade pós-industrialO objetivo principal do artigo é estudar os principais aspectos da formação da competência pedagógica de um professor universitário em países líderes. A ideia de formar um espaço educacional unificado como um sistema integrador em uma sociedade da informação provocou uma mudança na situação cognitiva da ciência, que começa a adquirir uma excessiva diversidade de assuntos associada a um imenso número de fluxos de informação e ao fato de o conhecimento adquirir um novo significado em uma sociedade pós-industrial. As modernas tecnologias de informação e telecomunicações levaram ao surgimento de novos métodos de cognição e comunicação, atualizaram significativamente o arsenal de pesquisas voltadas ao estudo da natureza, cultura e sociedade. Nestas condições, a questão do desenvolvimento profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos torna-se especialmente aguda. Tendo isto em conta, surgiu nas universidades a necessidade urgente de criar condições para a competência profissional, aumentar os requisitos de responsabilidade dos docentes pelos resultados das atividades profissionais e melhorar os procedimentos de avaliação do nível de competência profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos. Como resultado da pesquisa, foi analisada a experiência estrangeira mais bem-sucedida do processo de formação da competência pedagógica de um professor universitário.El objetivo principal del artículo es estudiar los principales aspectos de la formación de la competencia pedagógica de un docente universitario en países líderes. La idea de conformar un espacio educativo unificado como sistema integrador en una sociedad de la información ha provocado un cambio en la situación cognitiva de la ciencia, que comienza a adquirir una excesiva diversidad temática asociada a una inmensa cantidad de flujos de información y a que el conocimiento adquiere una nuevo significado en una sociedad post-industrial. Las modernas tecnologías de la información y las telecomunicaciones han dado lugar a la aparición de nuevos métodos de cognición y comunicación, han actualizado significativamente el arsenal de investigación destinado al estudio de la naturaleza, la cultura y la sociedad. En estas condiciones, la cuestión del desarrollo profesional de los trabajadores científicos y pedagógicos se vuelve especialmente aguda. Teniendo esto en cuenta, surgió una necesidad urgente en las universidades de crear condiciones para la competencia profesional, aumentar los requisitos para la responsabilidad de los docentes por los resultados de las actividades profesionales y mejorar los procedimientos para evaluar el nivel de competencia profesional de los trabajadores científicos y pedagógicos. Como resultado de la investigación se analizó la experiencia extranjera más exitosa del proceso de formación de la competencia pedagógica de un docente universitarioThe main purpose of the article is to study the main aspects of the formation of the pedagogical competence of a university teacher in leading countries. The idea of ​​forming a unified educational space as an integrative system in an information society has caused a change in the cognitive situation in science, which begins to acquire excessive subject diversity associated with an immense number of information flows and with the fact that knowledge acquires a new meaning in a post-industrial society. Modern information and telecommunication technologies have led to the emergence of new methods of cognition and communication, have significantly updated the research arsenal aimed at studying nature, culture, and society. In these conditions, the issue of professional development of scientific and pedagogical workers becomes especially acute. Taking this into account, an urgent need arose in universities to create conditions for professional competence, increase the requirements for the responsibility of teachers for the results of professional activities and improve the procedures for assessing the level of professional competence of scientific and pedagogical workers. As a result of the research, the most successful foreign experience of the process of forming the pedagogical competence of a university teacher was analyzed.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1703310.20952/revtee.v15i34.17033Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17033Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e170332358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033/12595https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033/13952Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKozlovskiy, YuriyIievliev, OleksandrMykytyuk, OksanaTiurina, TamaraSay, Dmytro2023-06-05T20:26:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17033Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-05T20:26:21Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
Características da formação da competência pedagógica de um professor universitário nos principais países do mundo
Características de la formación de la competencia pedagógica de un profesor universitario en los principales países del mundo
title Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
spellingShingle Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
Kozlovskiy, Yuriy
pedagogy
universities
university teacher
pedagogical competence
post-industrial society
pedagogía
universidades
docente universitario
competencia pedagógica
sociedad postindustrial
Competência pedagógica
Pedagogia
Professor universitário
Sociedade pós-industrial
title_short Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
title_full Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
title_fullStr Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
title_full_unstemmed Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
title_sort Features of formation of pedagogical competence of a university teacher in the leading countries of the world
author Kozlovskiy, Yuriy
author_facet Kozlovskiy, Yuriy
Iievliev, Oleksandr
Mykytyuk, Oksana
Tiurina, Tamara
Say, Dmytro
author_role author
author2 Iievliev, Oleksandr
Mykytyuk, Oksana
Tiurina, Tamara
Say, Dmytro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kozlovskiy, Yuriy
Iievliev, Oleksandr
Mykytyuk, Oksana
Tiurina, Tamara
Say, Dmytro
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogy
universities
university teacher
pedagogical competence
post-industrial society
pedagogía
universidades
docente universitario
competencia pedagógica
sociedad postindustrial
Competência pedagógica
Pedagogia
Professor universitário
Sociedade pós-industrial
topic pedagogy
universities
university teacher
pedagogical competence
post-industrial society
pedagogía
universidades
docente universitario
competencia pedagógica
sociedad postindustrial
Competência pedagógica
Pedagogia
Professor universitário
Sociedade pós-industrial
description O objetivo principal do artigo é estudar os principais aspectos da formação da competência pedagógica de um professor universitário em países líderes. A ideia de formar um espaço educacional unificado como um sistema integrador em uma sociedade da informação provocou uma mudança na situação cognitiva da ciência, que começa a adquirir uma excessiva diversidade de assuntos associada a um imenso número de fluxos de informação e ao fato de o conhecimento adquirir um novo significado em uma sociedade pós-industrial. As modernas tecnologias de informação e telecomunicações levaram ao surgimento de novos métodos de cognição e comunicação, atualizaram significativamente o arsenal de pesquisas voltadas ao estudo da natureza, cultura e sociedade. Nestas condições, a questão do desenvolvimento profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos torna-se especialmente aguda. Tendo isto em conta, surgiu nas universidades a necessidade urgente de criar condições para a competência profissional, aumentar os requisitos de responsabilidade dos docentes pelos resultados das atividades profissionais e melhorar os procedimentos de avaliação do nível de competência profissional dos trabalhadores científicos e pedagógicos. Como resultado da pesquisa, foi analisada a experiência estrangeira mais bem-sucedida do processo de formação da competência pedagógica de um professor universitário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033
10.20952/revtee.v15i34.17033
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17033
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033/12595
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17033/13952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17033
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17033
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184746823680