ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marluci Guthiá
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cruz, Dulce Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347
Resumo: Este artigo relata uma pesquisa que buscou compreender como a mídia participa do processo de constituição da infância contemporânea a partir do estudo das brincadeiras de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso enfoca as atividades lúdicas de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça – Santa Catarina. Na geração de dados foram utilizados a observação participante, áudio e videogravação, fotografias, desenhos, caderno de campo e entrevistas. Ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades da pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil.
id UFS-3_050135268bd4cdeb782430985b241e39
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9347
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADESEste artigo relata uma pesquisa que buscou compreender como a mídia participa do processo de constituição da infância contemporânea a partir do estudo das brincadeiras de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso enfoca as atividades lúdicas de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça – Santa Catarina. Na geração de dados foram utilizados a observação participante, áudio e videogravação, fotografias, desenhos, caderno de campo e entrevistas. Ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades da pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/934710.20952/revtee.v12i30.9347Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-1162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marluci GuthiáCruz, Dulce Márcia2022-02-09T17:19:28Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9347Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T17:19:28Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Ferreira, Marluci Guthiá
title_short ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author Ferreira, Marluci Guthiá
author_facet Ferreira, Marluci Guthiá
Cruz, Dulce Márcia
author_role author
author2 Cruz, Dulce Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marluci Guthiá
Cruz, Dulce Márcia
description Este artigo relata uma pesquisa que buscou compreender como a mídia participa do processo de constituição da infância contemporânea a partir do estudo das brincadeiras de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso enfoca as atividades lúdicas de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça – Santa Catarina. Na geração de dados foram utilizados a observação participante, áudio e videogravação, fotografias, desenhos, caderno de campo e entrevistas. Ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades da pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347
10.20952/revtee.v12i30.9347
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v12i30.9347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182250164224