ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347 |
Resumo: | Este artigo relata uma pesquisa que buscou compreender como a mídia participa do processo de constituição da infância contemporânea a partir do estudo das brincadeiras de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso enfoca as atividades lúdicas de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça – Santa Catarina. Na geração de dados foram utilizados a observação participante, áudio e videogravação, fotografias, desenhos, caderno de campo e entrevistas. Ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades da pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil. |
id |
UFS-3_050135268bd4cdeb782430985b241e39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9347 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADESEste artigo relata uma pesquisa que buscou compreender como a mídia participa do processo de constituição da infância contemporânea a partir do estudo das brincadeiras de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso enfoca as atividades lúdicas de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça – Santa Catarina. Na geração de dados foram utilizados a observação participante, áudio e videogravação, fotografias, desenhos, caderno de campo e entrevistas. Ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades da pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/934710.20952/revtee.v12i30.9347Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-1162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marluci GuthiáCruz, Dulce Márcia2022-02-09T17:19:28Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9347Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T17:19:28Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Ferreira, Marluci Guthiá |
title_short |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
ITINERÁRIOS DE PESQUISA COM CRIANÇAS, CULTURA LÚDICA E MÍDIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
author |
Ferreira, Marluci Guthiá |
author_facet |
Ferreira, Marluci Guthiá Cruz, Dulce Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Dulce Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marluci Guthiá Cruz, Dulce Márcia |
description |
Este artigo relata uma pesquisa que buscou compreender como a mídia participa do processo de constituição da infância contemporânea a partir do estudo das brincadeiras de crianças pequenas. Na abordagem qualitativa e interpretativa, o estudo de caso enfoca as atividades lúdicas de vinte crianças de cinco e seis anos de uma instituição de educação infantil pública do município de Palhoça – Santa Catarina. Na geração de dados foram utilizados a observação participante, áudio e videogravação, fotografias, desenhos, caderno de campo e entrevistas. Ao mesmo tempo em que se destacam os desafios e possibilidades da pesquisa com crianças pequenas, são analisadas situações vividas por elas no cotidiano da instituição, as manifestações nos momentos de brincadeiras e os atravessamentos entre a cultura midiática e a cultura lúdica infantil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347 10.20952/revtee.v12i30.9347 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v12i30.9347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9347/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 30 (2019): Julho-Setembro; 105-116 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182250164224 |