O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
DOI: | 10.20952/revtee.v11i24.6526 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6526 |
Resumo: | Propõe-se por meio deste artigo, apresentar os resultados de uma pesquisa que destaca a importância da relação pedagógica no ensino de geografia e a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse viés, buscou investigar as potencialidades da oficina pedagógica “Trilha Geografica” no ensino de Geografia inclusivo. Para tanto, optamos pela metodologia estudo de caso com base na participação e colaboração de estudantes do Ensino Fundamental II da Educação básica. Os resultados da investigação evidenciaram, em linhas gerais, que os estudantes com deficiência constroem sua aprendizagem por meio de tarefas diferenciadas que promovam e valorize seu potencial, seu modo de aprender, seu ritmo, suas habilidades e seus talentos. Ao mergulharmos em nossa inquietação da potencialidade da oficina pedagógica, podemos verificar e compreender que o produto final deste trabalho mostrou que a oficina tem validade quanto seus aspectos pedagógico, didático e inclusivo, possibilitando que o educador utilize em suas aulas de Geografia sob diferentes abordagens na perspectiva da ciência geográfica inserindo estudantes que possuem algum tipo de deficiência e, sobretudo, facilitando o desenvolvimento cognitivo de forma prazerosa e divertida. |
id |
UFS-3_0714703877bbe7bae47e45ff7ec470e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6526 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
spelling |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVAPropõe-se por meio deste artigo, apresentar os resultados de uma pesquisa que destaca a importância da relação pedagógica no ensino de geografia e a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse viés, buscou investigar as potencialidades da oficina pedagógica “Trilha Geografica” no ensino de Geografia inclusivo. Para tanto, optamos pela metodologia estudo de caso com base na participação e colaboração de estudantes do Ensino Fundamental II da Educação básica. Os resultados da investigação evidenciaram, em linhas gerais, que os estudantes com deficiência constroem sua aprendizagem por meio de tarefas diferenciadas que promovam e valorize seu potencial, seu modo de aprender, seu ritmo, suas habilidades e seus talentos. Ao mergulharmos em nossa inquietação da potencialidade da oficina pedagógica, podemos verificar e compreender que o produto final deste trabalho mostrou que a oficina tem validade quanto seus aspectos pedagógico, didático e inclusivo, possibilitando que o educador utilize em suas aulas de Geografia sob diferentes abordagens na perspectiva da ciência geográfica inserindo estudantes que possuem algum tipo de deficiência e, sobretudo, facilitando o desenvolvimento cognitivo de forma prazerosa e divertida.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/652610.20952/revtee.v11i24.6526Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 200-216Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 200-216Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 200-216Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 200-2162358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6526/pdf_1Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Luiz MartinsMartins, Rosa Elisabete Militz WypyczynskiDias, Julice2022-02-11T10:40:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/6526Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T10:40:42Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
spellingShingle |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA Junior, Luiz Martins Junior, Luiz Martins |
title_short |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title_full |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title_fullStr |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title_full_unstemmed |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
title_sort |
O USO DA OFICINA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA |
author |
Junior, Luiz Martins |
author_facet |
Junior, Luiz Martins Junior, Luiz Martins Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Dias, Julice Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Dias, Julice |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Dias, Julice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Luiz Martins Martins, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Dias, Julice |
description |
Propõe-se por meio deste artigo, apresentar os resultados de uma pesquisa que destaca a importância da relação pedagógica no ensino de geografia e a inclusão de pessoas com deficiência. Nesse viés, buscou investigar as potencialidades da oficina pedagógica “Trilha Geografica” no ensino de Geografia inclusivo. Para tanto, optamos pela metodologia estudo de caso com base na participação e colaboração de estudantes do Ensino Fundamental II da Educação básica. Os resultados da investigação evidenciaram, em linhas gerais, que os estudantes com deficiência constroem sua aprendizagem por meio de tarefas diferenciadas que promovam e valorize seu potencial, seu modo de aprender, seu ritmo, suas habilidades e seus talentos. Ao mergulharmos em nossa inquietação da potencialidade da oficina pedagógica, podemos verificar e compreender que o produto final deste trabalho mostrou que a oficina tem validade quanto seus aspectos pedagógico, didático e inclusivo, possibilitando que o educador utilize em suas aulas de Geografia sob diferentes abordagens na perspectiva da ciência geográfica inserindo estudantes que possuem algum tipo de deficiência e, sobretudo, facilitando o desenvolvimento cognitivo de forma prazerosa e divertida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6526 10.20952/revtee.v11i24.6526 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6526 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i24.6526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6526/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 24 (2018): Janeiro-Março; 200-216 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 24 (2018): Janeiro-Março; 200-216 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 24 (2018): Janeiro-Março; 200-216 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 24 (2018): Janeiro-Março; 200-216 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1822181565161013248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20952/revtee.v11i24.6526 |