Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Comum do Brasil - Deposita |
Texto Completo: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/116 |
Resumo: | SUMÁRIO Prefácio Francy Rodrigues da Guia Nyamien e Luana Aparecida de Oliveira .......................................................... 9 Apresentação Junior Cunha................................................................................. 13 Capítulo 1 DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Letícia Strossi de Oliveira................................................................17 Capítulo 2 SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA Elora Marques M. da Silva.............................................................. 35 Capítulo 3 DEFICIÊNCIA VISUAL: noções introdutórias Junior Cunha................................................................................. 57 Capítulo 4 DESCONSTRUINDO BARREIRAS: inclusão e acessibilidade da pessoa com Deficiência Física no meio escolar Rosana Leal Santiago.................................................................... 75 Capítulo 5 COMO PENSAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elora Marques M. da Silva.............................................................. 87 Capítulo 6 SÍNDROME DE DOWN: um outro olhar Lucas Antonio Vogel.....................................................................101 Capítulo 7 AUTISMO: conhecendo esse mundo Lucas Antonio Vogel.....................................................................121 Capítulo 8 ALTAS HABILIDADES: barreira ou vantagem? Letícia Strossi de Oliveira..............................................................145 Capítulo 9 DISLEXIA: reflexões acerca dos Transtornos Específicos de Aprendizagem Rosana Leal Santiago.................................................................. 165 Capítulo 10 O TEATRO DO OPRIMIDO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM TDAH Junior Cunha................................................................................181 Posfácio Marcos Freitas de Moraes ............................................................ 201 |
id |
IBICT-1_cc2a6d61936d35c0021b12468672dc4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://deposita.ibict.br:deposita/116 |
network_acronym_str |
IBICT-1 |
network_name_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository_id_str |
4658 |
spelling |
Oficinas pedagógicas para uma Educação InclusivaPedagogical workshops for Inclusive EducationEducação especialAutismoDislexiaInclusãoDeficiênciaEducaçãoSUMÁRIO Prefácio Francy Rodrigues da Guia Nyamien e Luana Aparecida de Oliveira .......................................................... 9 Apresentação Junior Cunha................................................................................. 13 Capítulo 1 DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Letícia Strossi de Oliveira................................................................17 Capítulo 2 SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA Elora Marques M. da Silva.............................................................. 35 Capítulo 3 DEFICIÊNCIA VISUAL: noções introdutórias Junior Cunha................................................................................. 57 Capítulo 4 DESCONSTRUINDO BARREIRAS: inclusão e acessibilidade da pessoa com Deficiência Física no meio escolar Rosana Leal Santiago.................................................................... 75 Capítulo 5 COMO PENSAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elora Marques M. da Silva.............................................................. 87 Capítulo 6 SÍNDROME DE DOWN: um outro olhar Lucas Antonio Vogel.....................................................................101 Capítulo 7 AUTISMO: conhecendo esse mundo Lucas Antonio Vogel.....................................................................121 Capítulo 8 ALTAS HABILIDADES: barreira ou vantagem? Letícia Strossi de Oliveira..............................................................145 Capítulo 9 DISLEXIA: reflexões acerca dos Transtornos Específicos de Aprendizagem Rosana Leal Santiago.................................................................. 165 Capítulo 10 O TEATRO DO OPRIMIDO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM TDAH Junior Cunha................................................................................181 Posfácio Marcos Freitas de Moraes ............................................................ 201Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva apresenta elementos essenciais para pensarmos de forma crítica acerca do paradigma da inclusão de pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais, inclusive para além do âmbito da educação. Nesses termos, ressaltamos que inclusão é a efetivação dos direitos já garantidos por leis; é ter políticas públicas voltadas a esse público alvo; é dar voz e vez ao sujeito como protagonista da sua própria história; é se dirigir à pessoa com deficiência e falar diretamente com ela, e não com quem a acompanha; é respeitar seu tempo de fala; enfim, é considerar como sujeito capaz de exercer sua autonomia, assim como qualquer outra pessoa.Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva presents essential elements for us to think critically about the paradigm of inclusion of people with disabilities and with special educational needs, including beyond the scope of education. In these terms, we emphasize that inclusion is the realization of the rights already guaranteed by laws; is to have public policies aimed at this target audience; it is to give voice and turn to the subject as the protagonist of his own history; it is to address the person with a disability and speak directly to him, and not with those who accompany him; is to respect your speaking time; in short, it is to consider as a subject capable of exercising his autonomy, just like any other person.Fundo ParanáUniversidade Estatual do Oeste do ParanáBrasil2020-07-16T15:39:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCUNHA, Junior (Org.) NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.978-65-51210-00-6https://deposita.ibict.br/handle/deposita/116porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCUNHA, JuniorNYAMIEN, Francyreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2020-07-16T15:39:38Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/116Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582020-07-16T15:39:38Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva Pedagogical workshops for Inclusive Education |
title |
Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva |
spellingShingle |
Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva CUNHA, Junior Educação especial Autismo Dislexia Inclusão Deficiência Educação |
title_short |
Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva |
title_full |
Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva |
title_fullStr |
Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva |
title_full_unstemmed |
Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva |
title_sort |
Oficinas pedagógicas para uma Educação Inclusiva |
author |
CUNHA, Junior |
author_facet |
CUNHA, Junior NYAMIEN, Francy |
author_role |
author |
author2 |
NYAMIEN, Francy |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CUNHA, Junior NYAMIEN, Francy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Autismo Dislexia Inclusão Deficiência Educação |
topic |
Educação especial Autismo Dislexia Inclusão Deficiência Educação |
description |
SUMÁRIO Prefácio Francy Rodrigues da Guia Nyamien e Luana Aparecida de Oliveira .......................................................... 9 Apresentação Junior Cunha................................................................................. 13 Capítulo 1 DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Letícia Strossi de Oliveira................................................................17 Capítulo 2 SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA Elora Marques M. da Silva.............................................................. 35 Capítulo 3 DEFICIÊNCIA VISUAL: noções introdutórias Junior Cunha................................................................................. 57 Capítulo 4 DESCONSTRUINDO BARREIRAS: inclusão e acessibilidade da pessoa com Deficiência Física no meio escolar Rosana Leal Santiago.................................................................... 75 Capítulo 5 COMO PENSAR A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elora Marques M. da Silva.............................................................. 87 Capítulo 6 SÍNDROME DE DOWN: um outro olhar Lucas Antonio Vogel.....................................................................101 Capítulo 7 AUTISMO: conhecendo esse mundo Lucas Antonio Vogel.....................................................................121 Capítulo 8 ALTAS HABILIDADES: barreira ou vantagem? Letícia Strossi de Oliveira..............................................................145 Capítulo 9 DISLEXIA: reflexões acerca dos Transtornos Específicos de Aprendizagem Rosana Leal Santiago.................................................................. 165 Capítulo 10 O TEATRO DO OPRIMIDO COMO MÉTODO PEDAGÓGICO PARA PESSOAS COM TDAH Junior Cunha................................................................................181 Posfácio Marcos Freitas de Moraes ............................................................ 201 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16T15:39:38Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Junior (Org.) NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. 978-65-51210-00-6 https://deposita.ibict.br/handle/deposita/116 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Junior (Org.) NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020. 978-65-51210-00-6 |
url |
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estatual do Oeste do Paraná Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estatual do Oeste do Paraná Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) instacron:IBICT |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
reponame_str |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
collection |
Repositório Comum do Brasil - Deposita |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
repository.mail.fl_str_mv |
deposita@ibict.br |
_version_ |
1811810871377133568 |