FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francione Charapa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fialho, Lia Machado Fiuza, Lima, Maria Socorro Lucena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582
Resumo: O artigo trata da pesquisa educacional, mais especificamente, sobre a formação do professor pesquisador da Educação Básica.  Objetivou compreender se os conhecimentos acerca da metodologia da pesquisa-ação crítica colaborativa, fomentados desde a articulação entre docentes da Educação Superior e Básica, poderiam contribuir para formação do professor pesquisador do Ensino Fundamental. Participaram do estudo três professores pós-doutores vinculados à universidade e sete professores do ensino fundamental da escola de educação básica Doutor Danúzio Ferrer, Lavras da Mangabeira-Ceará. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais – gravadas, transcritas e textualizadas – e a realização de vinte encontros de formação. Constatou-se que todas as professoras consideravam a importância da pesquisa, mesmo não havendo experiência de pesquisas sobre o contexto profissional. A formação demonstrou percepção positiva por fomentar: o desenvolvimento pessoal e profissional com a socialização de experiências; segurança para ministrar o conteúdo de maneira contextualizada; desenvolvimento da reflexão crítica; empoderamento para elaboração e execução de ações com vistas à transformação social; capacitação para ser pesquisador.
id UFS-3_086be5eb5b463b5f86e1957dae7d87f7
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8582
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAO artigo trata da pesquisa educacional, mais especificamente, sobre a formação do professor pesquisador da Educação Básica.  Objetivou compreender se os conhecimentos acerca da metodologia da pesquisa-ação crítica colaborativa, fomentados desde a articulação entre docentes da Educação Superior e Básica, poderiam contribuir para formação do professor pesquisador do Ensino Fundamental. Participaram do estudo três professores pós-doutores vinculados à universidade e sete professores do ensino fundamental da escola de educação básica Doutor Danúzio Ferrer, Lavras da Mangabeira-Ceará. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais – gravadas, transcritas e textualizadas – e a realização de vinte encontros de formação. Constatou-se que todas as professoras consideravam a importância da pesquisa, mesmo não havendo experiência de pesquisas sobre o contexto profissional. A formação demonstrou percepção positiva por fomentar: o desenvolvimento pessoal e profissional com a socialização de experiências; segurança para ministrar o conteúdo de maneira contextualizada; desenvolvimento da reflexão crítica; empoderamento para elaboração e execução de ações com vistas à transformação social; capacitação para ser pesquisador.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/858210.20952/revtee.v11i27.8582Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-3002358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Francione CharapaFialho, Lia Machado FiuzaLima, Maria Socorro Lucena2022-02-09T23:54:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8582Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T23:54Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alves, Francione Charapa
title_short FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Alves, Francione Charapa
author_facet Alves, Francione Charapa
Fialho, Lia Machado Fiuza
Lima, Maria Socorro Lucena
author_role author
author2 Fialho, Lia Machado Fiuza
Lima, Maria Socorro Lucena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Francione Charapa
Fialho, Lia Machado Fiuza
Lima, Maria Socorro Lucena
description O artigo trata da pesquisa educacional, mais especificamente, sobre a formação do professor pesquisador da Educação Básica.  Objetivou compreender se os conhecimentos acerca da metodologia da pesquisa-ação crítica colaborativa, fomentados desde a articulação entre docentes da Educação Superior e Básica, poderiam contribuir para formação do professor pesquisador do Ensino Fundamental. Participaram do estudo três professores pós-doutores vinculados à universidade e sete professores do ensino fundamental da escola de educação básica Doutor Danúzio Ferrer, Lavras da Mangabeira-Ceará. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais – gravadas, transcritas e textualizadas – e a realização de vinte encontros de formação. Constatou-se que todas as professoras consideravam a importância da pesquisa, mesmo não havendo experiência de pesquisas sobre o contexto profissional. A formação demonstrou percepção positiva por fomentar: o desenvolvimento pessoal e profissional com a socialização de experiências; segurança para ministrar o conteúdo de maneira contextualizada; desenvolvimento da reflexão crítica; empoderamento para elaboração e execução de ações com vistas à transformação social; capacitação para ser pesquisador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582
10.20952/revtee.v11i27.8582
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i27.8582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182183055360