FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582 |
Resumo: | O artigo trata da pesquisa educacional, mais especificamente, sobre a formação do professor pesquisador da Educação Básica. Objetivou compreender se os conhecimentos acerca da metodologia da pesquisa-ação crítica colaborativa, fomentados desde a articulação entre docentes da Educação Superior e Básica, poderiam contribuir para formação do professor pesquisador do Ensino Fundamental. Participaram do estudo três professores pós-doutores vinculados à universidade e sete professores do ensino fundamental da escola de educação básica Doutor Danúzio Ferrer, Lavras da Mangabeira-Ceará. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais – gravadas, transcritas e textualizadas – e a realização de vinte encontros de formação. Constatou-se que todas as professoras consideravam a importância da pesquisa, mesmo não havendo experiência de pesquisas sobre o contexto profissional. A formação demonstrou percepção positiva por fomentar: o desenvolvimento pessoal e profissional com a socialização de experiências; segurança para ministrar o conteúdo de maneira contextualizada; desenvolvimento da reflexão crítica; empoderamento para elaboração e execução de ações com vistas à transformação social; capacitação para ser pesquisador. |
id |
UFS-3_086be5eb5b463b5f86e1957dae7d87f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8582 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAO artigo trata da pesquisa educacional, mais especificamente, sobre a formação do professor pesquisador da Educação Básica. Objetivou compreender se os conhecimentos acerca da metodologia da pesquisa-ação crítica colaborativa, fomentados desde a articulação entre docentes da Educação Superior e Básica, poderiam contribuir para formação do professor pesquisador do Ensino Fundamental. Participaram do estudo três professores pós-doutores vinculados à universidade e sete professores do ensino fundamental da escola de educação básica Doutor Danúzio Ferrer, Lavras da Mangabeira-Ceará. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais – gravadas, transcritas e textualizadas – e a realização de vinte encontros de formação. Constatou-se que todas as professoras consideravam a importância da pesquisa, mesmo não havendo experiência de pesquisas sobre o contexto profissional. A formação demonstrou percepção positiva por fomentar: o desenvolvimento pessoal e profissional com a socialização de experiências; segurança para ministrar o conteúdo de maneira contextualizada; desenvolvimento da reflexão crítica; empoderamento para elaboração e execução de ações com vistas à transformação social; capacitação para ser pesquisador.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/858210.20952/revtee.v11i27.8582Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-3002358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Francione CharapaFialho, Lia Machado FiuzaLima, Maria Socorro Lucena2022-02-09T23:54:00Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/8582Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T23:54Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Alves, Francione Charapa |
title_short |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
FORMAÇÃO EM PESQUISA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Alves, Francione Charapa |
author_facet |
Alves, Francione Charapa Fialho, Lia Machado Fiuza Lima, Maria Socorro Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Fialho, Lia Machado Fiuza Lima, Maria Socorro Lucena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francione Charapa Fialho, Lia Machado Fiuza Lima, Maria Socorro Lucena |
description |
O artigo trata da pesquisa educacional, mais especificamente, sobre a formação do professor pesquisador da Educação Básica. Objetivou compreender se os conhecimentos acerca da metodologia da pesquisa-ação crítica colaborativa, fomentados desde a articulação entre docentes da Educação Superior e Básica, poderiam contribuir para formação do professor pesquisador do Ensino Fundamental. Participaram do estudo três professores pós-doutores vinculados à universidade e sete professores do ensino fundamental da escola de educação básica Doutor Danúzio Ferrer, Lavras da Mangabeira-Ceará. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas individuais – gravadas, transcritas e textualizadas – e a realização de vinte encontros de formação. Constatou-se que todas as professoras consideravam a importância da pesquisa, mesmo não havendo experiência de pesquisas sobre o contexto profissional. A formação demonstrou percepção positiva por fomentar: o desenvolvimento pessoal e profissional com a socialização de experiências; segurança para ministrar o conteúdo de maneira contextualizada; desenvolvimento da reflexão crítica; empoderamento para elaboração e execução de ações com vistas à transformação social; capacitação para ser pesquisador. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582 10.20952/revtee.v11i27.8582 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i27.8582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/8582/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 285-300 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875182183055360 |