Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Libardi, Suzana Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
DOI: 10.20952/revtee.v13i32.13607
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13607
Resumo: La presente investigación objetivo comprender si/cómo ocurren las formas de participación de las crianzas en lo cotidiano de la Educación Infantil, a partir del estudio de caso en una pre-escuela publica municipal del Sertão de Alagoas. Fueron realizadas observación participante y algunas actividades pedagógicas con crianzas en el ambiente educativo. Un turno del Jardín I fue envuelto en la investigación, con veinte cuatro niños en la franja etaria de cuatro a cinco años de edad, durante un periodo de cuatro meses. Los análisis de los informes de campo reflejan el fenómeno de la participación de niños en el contexto estudiado. Presentan las formas por las cuales las crianzas actúan creativamente y toman pose del local y dinámica en que están insertas. Son relatadas escenas del cotidiano infantil que nos permitirán pensar analíticamente sobre la participación. Observamos que la acción de los niños depende mucho de la morada del adulto, puesto que este es quien ocupa el papel de proveerle en el proceso de enseñanza y aprendizaje y/o de ocasionalmente no reconocerla.
id UFS-3_0d207fef72ec3522e4db230d5b25e797
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13607
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
spelling Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil: Participação. Criança. Educação Infantil.La presente investigación objetivo comprender si/cómo ocurren las formas de participación de las crianzas en lo cotidiano de la Educación Infantil, a partir del estudio de caso en una pre-escuela publica municipal del Sertão de Alagoas. Fueron realizadas observación participante y algunas actividades pedagógicas con crianzas en el ambiente educativo. Un turno del Jardín I fue envuelto en la investigación, con veinte cuatro niños en la franja etaria de cuatro a cinco años de edad, durante un periodo de cuatro meses. Los análisis de los informes de campo reflejan el fenómeno de la participación de niños en el contexto estudiado. Presentan las formas por las cuales las crianzas actúan creativamente y toman pose del local y dinámica en que están insertas. Son relatadas escenas del cotidiano infantil que nos permitirán pensar analíticamente sobre la participación. Observamos que la acción de los niños depende mucho de la morada del adulto, puesto que este es quien ocupa el papel de proveerle en el proceso de enseñanza y aprendizaje y/o de ocasionalmente no reconocerla.The present research aims to comprehend if/how forms of children’s participation happens in the daily life of Early Childhood Education, from a case study carried out at a public school of one city hall in the Sertão of Alagoas. Participant observation and some pedagogical activities were done with children in a classroom. One Jardim I classroom was involved in the research, with twenty four children from four to five years old, during a four months period. The analysis of the reports of the field work reflects the children participation phenomenon in the studied context. It is shown the ways children act creatively and the ways they take part in the local dynamics they are inserted themselves. It is reported daily life scenes that allowed us to think analytically about participation. It was observed that children’s action depend a lot on the adult’s view, one who occupies the role to preview that in the scholar environment and/or does not recognize it, occasionally.A presente pesquisa objetivou compreender se/como ocorre a participação de crianças no cotidiano da Educação Infantil, a partir de estudo de caso numa pré-escola localizada no Sertão de Alagoas. Foram realizadas observação participante e algumas atividades pedagógicas com crianças no ambiente educativo. Uma turma do Jardim I foi envolvida na pesquisa, com 24 crianças na faixa de quatro a cinco anos de idade. As análises dos relatórios de campo refletem o fenômeno da participação de crianças no contexto estudado. Apresentamos as formas pelas quais as crianças agem criativamente e tomam posse do local e da dinâmica em que estão inseridas. São relatadas cenas do cotidiano infantil que nos permitiram pensar analiticamente sobre participação. Observamos que a ação das crianças depende muito do olhar do adulto, pois ele é quem ocupa o papel de prevê-la no processo de ensino e aprendizagem e/ou de, ocasionalmente, não a reconhecer.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1360710.20952/revtee.v13i32.13607Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-192358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13607/11409Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Isaura Lays Sá Fernandes de Libardi, Suzana Santos2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13607Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
title Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
spellingShingle Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Participação. Criança. Educação Infantil.
Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Participação. Criança. Educação Infantil.
title_short Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
title_full Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
title_fullStr Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
title_full_unstemmed Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
title_sort Experiências de participação no sertão alagoano: a criança com voz e vez no cotidiano da educação infantil:
author Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
author_facet Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Libardi, Suzana Santos
Libardi, Suzana Santos
author_role author
author2 Libardi, Suzana Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Isaura Lays Sá Fernandes de
Libardi, Suzana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Participação. Criança. Educação Infantil.
topic Participação. Criança. Educação Infantil.
description La presente investigación objetivo comprender si/cómo ocurren las formas de participación de las crianzas en lo cotidiano de la Educación Infantil, a partir del estudio de caso en una pre-escuela publica municipal del Sertão de Alagoas. Fueron realizadas observación participante y algunas actividades pedagógicas con crianzas en el ambiente educativo. Un turno del Jardín I fue envuelto en la investigación, con veinte cuatro niños en la franja etaria de cuatro a cinco años de edad, durante un periodo de cuatro meses. Los análisis de los informes de campo reflejan el fenómeno de la participación de niños en el contexto estudiado. Presentan las formas por las cuales las crianzas actúan creativamente y toman pose del local y dinámica en que están insertas. Son relatadas escenas del cotidiano infantil que nos permitirán pensar analíticamente sobre la participación. Observamos que la acción de los niños depende mucho de la morada del adulto, puesto que este es quien ocupa el papel de proveerle en el proceso de enseñanza y aprendizaje y/o de ocasionalmente no reconocerla.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13607
10.20952/revtee.v13i32.13607
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13607
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13607/11409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-19
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1822181571328737280
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.13607