TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Leyla Menezes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lucini, Marizete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646
Resumo: O objetivo deste texto é discutir o conceito de liberdade nas teorias educacionais de John Dewey e Paulo Freire. Oriunda de incursões teóricas, a produção do presente discurso perpassou a seleção da literatura relevante dentro do escopo conceitual aqui apresentado, bem como de textos elaborados por comentadores desses teóricos, o que resultou numa reflexão acerca da liberdade como via operante nos processos educativos de concepção deweyana e freireana. A primeira concebendo a liberdade como finalidade da educação e a segunda como fio condutor de toda prática educativa, tornando-se modo de ser, sempre arraigado na história dos sujeitos.
id UFS-3_0f1a2a2dbc22409614200124ec541379
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9646
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIREO objetivo deste texto é discutir o conceito de liberdade nas teorias educacionais de John Dewey e Paulo Freire. Oriunda de incursões teóricas, a produção do presente discurso perpassou a seleção da literatura relevante dentro do escopo conceitual aqui apresentado, bem como de textos elaborados por comentadores desses teóricos, o que resultou numa reflexão acerca da liberdade como via operante nos processos educativos de concepção deweyana e freireana. A primeira concebendo a liberdade como finalidade da educação e a segunda como fio condutor de toda prática educativa, tornando-se modo de ser, sempre arraigado na história dos sujeitos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/964610.20952/revtee.v11i01.9646Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 305-318Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 305-318Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 305-318Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 305-3182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Leyla MenezesLucini, Marizete2022-02-09T21:39:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9646Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T21:39:12Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
title TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
spellingShingle TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
de Santana, Leyla Menezes
title_short TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
title_full TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
title_fullStr TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
title_full_unstemmed TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
title_sort TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
author de Santana, Leyla Menezes
author_facet de Santana, Leyla Menezes
Lucini, Marizete
author_role author
author2 Lucini, Marizete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana, Leyla Menezes
Lucini, Marizete
description O objetivo deste texto é discutir o conceito de liberdade nas teorias educacionais de John Dewey e Paulo Freire. Oriunda de incursões teóricas, a produção do presente discurso perpassou a seleção da literatura relevante dentro do escopo conceitual aqui apresentado, bem como de textos elaborados por comentadores desses teóricos, o que resultou numa reflexão acerca da liberdade como via operante nos processos educativos de concepção deweyana e freireana. A primeira concebendo a liberdade como finalidade da educação e a segunda como fio condutor de toda prática educativa, tornando-se modo de ser, sempre arraigado na história dos sujeitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646
10.20952/revtee.v11i01.9646
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i01.9646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 305-318
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 305-318
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 305-318
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 305-318
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182273232896