TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
DOI: | 10.20952/revtee.v11i01.9646 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646 |
Resumo: | O objetivo deste texto é discutir o conceito de liberdade nas teorias educacionais de John Dewey e Paulo Freire. Oriunda de incursões teóricas, a produção do presente discurso perpassou a seleção da literatura relevante dentro do escopo conceitual aqui apresentado, bem como de textos elaborados por comentadores desses teóricos, o que resultou numa reflexão acerca da liberdade como via operante nos processos educativos de concepção deweyana e freireana. A primeira concebendo a liberdade como finalidade da educação e a segunda como fio condutor de toda prática educativa, tornando-se modo de ser, sempre arraigado na história dos sujeitos. |
id |
UFS-3_0f1a2a2dbc22409614200124ec541379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9646 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
spelling |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIREO objetivo deste texto é discutir o conceito de liberdade nas teorias educacionais de John Dewey e Paulo Freire. Oriunda de incursões teóricas, a produção do presente discurso perpassou a seleção da literatura relevante dentro do escopo conceitual aqui apresentado, bem como de textos elaborados por comentadores desses teóricos, o que resultou numa reflexão acerca da liberdade como via operante nos processos educativos de concepção deweyana e freireana. A primeira concebendo a liberdade como finalidade da educação e a segunda como fio condutor de toda prática educativa, tornando-se modo de ser, sempre arraigado na história dos sujeitos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/964610.20952/revtee.v11i01.9646Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 305-318Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 305-318Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 305-318Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 305-3182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Leyla MenezesLucini, Marizete2022-02-09T21:39:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9646Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T21:39:12Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE |
title |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE |
spellingShingle |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE de Santana, Leyla Menezes de Santana, Leyla Menezes |
title_short |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE |
title_full |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE |
title_fullStr |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE |
title_full_unstemmed |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE |
title_sort |
TESSITURA DO CONCEITO DE LIBERDADE NAS TEORIAS EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY E PAULO FREIRE |
author |
de Santana, Leyla Menezes |
author_facet |
de Santana, Leyla Menezes de Santana, Leyla Menezes Lucini, Marizete Lucini, Marizete |
author_role |
author |
author2 |
Lucini, Marizete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana, Leyla Menezes Lucini, Marizete |
description |
O objetivo deste texto é discutir o conceito de liberdade nas teorias educacionais de John Dewey e Paulo Freire. Oriunda de incursões teóricas, a produção do presente discurso perpassou a seleção da literatura relevante dentro do escopo conceitual aqui apresentado, bem como de textos elaborados por comentadores desses teóricos, o que resultou numa reflexão acerca da liberdade como via operante nos processos educativos de concepção deweyana e freireana. A primeira concebendo a liberdade como finalidade da educação e a segunda como fio condutor de toda prática educativa, tornando-se modo de ser, sempre arraigado na história dos sujeitos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646 10.20952/revtee.v11i01.9646 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i01.9646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9646/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 305-318 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 305-318 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 305-318 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 305-318 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1822181571190325249 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20952/revtee.v11i01.9646 |