GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modesto, Monica Andrade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira, Araujo, Maria Inêz Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9085
Resumo: Pensar a problemática socioambiental tornou-se tarefa imprescindível da educação. Nesse sentido, muitas são as perspectivas que circundam a educação ambiental nos dias atuais, embasadas em uma pluralidade de pensamentos e tendências, todavia, nota-se um despontamento para o enfoque eco-sistêmico educacional. Em que pese sejam tidas como novas, muitas ideias difundidas na atualidade têm suas premissas fundadas na Filosofia da Educação, ainda que de forma velada. Sendo assim, este artigo objetiva refletir os elementos presentes nos pensamentos de John Dewey e de Paulo Freire que podem ser considerados como prenunciadores da gênese da educação ambiental crítica a partir de um estudo comparativo. Estruturado em tópicos analíticos acerca da relação ambiente e educação no âmbito da Modernidade e da Pós-Modernidade, bem como no âmbito das obras dos autores mencionados e das perspectivas atuais, o estudo aponta que as teorias emergentes do século XXI não são inéditas, mas adjeções de reflexões que vêm sendo discutidas ao longo dos tempos.
id UFS-3_c40a5624245291a1d4dc74861ffc1849
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9085
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?Pensar a problemática socioambiental tornou-se tarefa imprescindível da educação. Nesse sentido, muitas são as perspectivas que circundam a educação ambiental nos dias atuais, embasadas em uma pluralidade de pensamentos e tendências, todavia, nota-se um despontamento para o enfoque eco-sistêmico educacional. Em que pese sejam tidas como novas, muitas ideias difundidas na atualidade têm suas premissas fundadas na Filosofia da Educação, ainda que de forma velada. Sendo assim, este artigo objetiva refletir os elementos presentes nos pensamentos de John Dewey e de Paulo Freire que podem ser considerados como prenunciadores da gênese da educação ambiental crítica a partir de um estudo comparativo. Estruturado em tópicos analíticos acerca da relação ambiente e educação no âmbito da Modernidade e da Pós-Modernidade, bem como no âmbito das obras dos autores mencionados e das perspectivas atuais, o estudo aponta que as teorias emergentes do século XXI não são inéditas, mas adjeções de reflexões que vêm sendo discutidas ao longo dos tempos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/908510.20952/revtee.v11i01.9085Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 363-378Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 363-378Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 363-378Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 363-3782358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9085/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessModesto, Monica AndradeNepomuceno, Aline Lima de OliveiraAraujo, Maria Inêz Oliveira2022-02-09T22:10:10Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9085Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T22:10:10Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?
title GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?
spellingShingle GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?
Modesto, Monica Andrade
title_short GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?
title_full GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?
title_fullStr GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?
title_full_unstemmed GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?
title_sort GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM JOHN DEWEY E EM PAULO FREIRE E AS PERSPECTIVAS ATUAIS: O QUE HÁ DE NOVO?
author Modesto, Monica Andrade
author_facet Modesto, Monica Andrade
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Araujo, Maria Inêz Oliveira
author_role author
author2 Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Araujo, Maria Inêz Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modesto, Monica Andrade
Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Araujo, Maria Inêz Oliveira
description Pensar a problemática socioambiental tornou-se tarefa imprescindível da educação. Nesse sentido, muitas são as perspectivas que circundam a educação ambiental nos dias atuais, embasadas em uma pluralidade de pensamentos e tendências, todavia, nota-se um despontamento para o enfoque eco-sistêmico educacional. Em que pese sejam tidas como novas, muitas ideias difundidas na atualidade têm suas premissas fundadas na Filosofia da Educação, ainda que de forma velada. Sendo assim, este artigo objetiva refletir os elementos presentes nos pensamentos de John Dewey e de Paulo Freire que podem ser considerados como prenunciadores da gênese da educação ambiental crítica a partir de um estudo comparativo. Estruturado em tópicos analíticos acerca da relação ambiente e educação no âmbito da Modernidade e da Pós-Modernidade, bem como no âmbito das obras dos autores mencionados e das perspectivas atuais, o estudo aponta que as teorias emergentes do século XXI não são inéditas, mas adjeções de reflexões que vêm sendo discutidas ao longo dos tempos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9085
10.20952/revtee.v11i01.9085
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9085
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i01.9085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9085/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 01 (2018): Edição Especial; 363-378
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 01 (2018): Edição Especial; 363-378
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 01 (2018): Edição Especial; 363-378
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 01 (2018): Edição Especial; 363-378
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182224998400