Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damaceno , Gisele Aparecida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar uma cartilha eletrônica, direcionada aos professores da Educação Básica, contendo orientações, ilustrações e vídeos demonstrativos de manobras e procedimentos básicos de primeiros socorros. O intuito é melhorar as condições para o cumprimento adequado da Lei Lucas. Foram aplicados questionários de sondagem e de avaliação. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de natureza descritiva e qualitativa. Durante o desenvolvimento do trabalho, também foi elaborado um plano de curso de capacitação sobre o tema. O material foi previamente apresentado a profissionais da saúde, para avaliação, críticas e sugestões.  Após o estudo, evidenciou-se que o produto teve um efeito positivo em relação aos conhecimentos básicos dos professores sobre primeiros socorros e também foi perceptível a maior compreensão sobre a importância dos procedimentos inicias e a melhoria em relação à segurança de se executar as manobras.
id UFS-3_12f1cebc6154967411feceaa13bca19a
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19152
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachersManiobras iniciales de primeros auxilios: producto educativo para docentes de Educación BásicaManobras iniciais de primeiros socorros: produto educacional para professores da Educação BásicaTeacher TrainingHealth EducationTechnical-Technological ProductFormación DocenteEducación en SaludProducto Técnico-Tecnológico.Capacitação DocenteEducação em SaúdeProduto Técnico-TecnológicoO presente estudo teve o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar uma cartilha eletrônica, direcionada aos professores da Educação Básica, contendo orientações, ilustrações e vídeos demonstrativos de manobras e procedimentos básicos de primeiros socorros. O intuito é melhorar as condições para o cumprimento adequado da Lei Lucas. Foram aplicados questionários de sondagem e de avaliação. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de natureza descritiva e qualitativa. Durante o desenvolvimento do trabalho, também foi elaborado um plano de curso de capacitação sobre o tema. O material foi previamente apresentado a profissionais da saúde, para avaliação, críticas e sugestões.  Após o estudo, evidenciou-se que o produto teve um efeito positivo em relação aos conhecimentos básicos dos professores sobre primeiros socorros e também foi perceptível a maior compreensão sobre a importância dos procedimentos inicias e a melhoria em relação à segurança de se executar as manobras.El presente estudio tuvo como objetivo desarrollar, aplicar y evaluar una cartilla electrónica, dirigida a docentes de Educación Básica, que contiene guías, ilustraciones y videos demostrativos de maniobras y procedimientos básicos de primeros auxilios. El objetivo es mejorar las condiciones para el adecuado cumplimiento de la Ley Lucas. Se aplicaron encuestas y cuestionarios de evaluación. Se trata de una investigación aplicada, de carácter descriptivo y cualitativo. Durante el desarrollo del trabajo también se elaboró ​​un plan de cursos de capacitación sobre el tema. El material fue previamente presentado a profesionales de la salud, para evaluación, crítica y sugerencias. Después del estudio, se evidenció que el producto tuvo un efecto positivo en los conocimientos básicos de los docentes sobre primeros auxilios y también se notó una mayor comprensión de la importancia de los procedimientos iniciales y la mejora en relación a la seguridad en la realización de las maniobras.The present study aimed to develop, apply and evaluate an electronic booklet, aimed at Basic Education teachers, containing guidelines, illustrations and demonstrative videos of maneuvers and basic first aid procedures. The aim is to improve the conditions for the proper fulfillment of the Lucas Law. Survey and evaluation questionnaires were applied. This is an applied research, of a descriptive and qualitative nature. During the development of the work, a training course plan on the subject was also prepared. The material was previously presented to health professionals, for evaluation, criticism and suggestions. After the study, it was evident that the product had a positive effect on the basic knowledge of teachers about first aid and a greater understanding of the importance of the initial procedures and the improvement in relation to the safety of performing the maneuvers was also noticeable.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1915210.20952/revtee.v16i35.19152Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19152Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e191522358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152/14997Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDamaceno , Gisele AparecidaCordeiro Júnior, Dirceu Antônio2024-01-03T20:01:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19152Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-01-03T20:01:22Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
Maniobras iniciales de primeros auxilios: producto educativo para docentes de Educación Básica
Manobras iniciais de primeiros socorros: produto educacional para professores da Educação Básica
title Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
spellingShingle Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
Damaceno , Gisele Aparecida
Teacher Training
Health Education
Technical-Technological Product
Formación Docente
Educación en Salud
Producto Técnico-Tecnológico.
Capacitação Docente
Educação em Saúde
Produto Técnico-Tecnológico
title_short Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
title_full Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
title_fullStr Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
title_full_unstemmed Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
title_sort Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
author Damaceno , Gisele Aparecida
author_facet Damaceno , Gisele Aparecida
Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio
author_role author
author2 Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damaceno , Gisele Aparecida
Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher Training
Health Education
Technical-Technological Product
Formación Docente
Educación en Salud
Producto Técnico-Tecnológico.
Capacitação Docente
Educação em Saúde
Produto Técnico-Tecnológico
topic Teacher Training
Health Education
Technical-Technological Product
Formación Docente
Educación en Salud
Producto Técnico-Tecnológico.
Capacitação Docente
Educação em Saúde
Produto Técnico-Tecnológico
description O presente estudo teve o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar uma cartilha eletrônica, direcionada aos professores da Educação Básica, contendo orientações, ilustrações e vídeos demonstrativos de manobras e procedimentos básicos de primeiros socorros. O intuito é melhorar as condições para o cumprimento adequado da Lei Lucas. Foram aplicados questionários de sondagem e de avaliação. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de natureza descritiva e qualitativa. Durante o desenvolvimento do trabalho, também foi elaborado um plano de curso de capacitação sobre o tema. O material foi previamente apresentado a profissionais da saúde, para avaliação, críticas e sugestões.  Após o estudo, evidenciou-se que o produto teve um efeito positivo em relação aos conhecimentos básicos dos professores sobre primeiros socorros e também foi perceptível a maior compreensão sobre a importância dos procedimentos inicias e a melhoria em relação à segurança de se executar as manobras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152
10.20952/revtee.v16i35.19152
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v16i35.19152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152/14997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19152
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185384357888