Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152 |
Resumo: | O presente estudo teve o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar uma cartilha eletrônica, direcionada aos professores da Educação Básica, contendo orientações, ilustrações e vídeos demonstrativos de manobras e procedimentos básicos de primeiros socorros. O intuito é melhorar as condições para o cumprimento adequado da Lei Lucas. Foram aplicados questionários de sondagem e de avaliação. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de natureza descritiva e qualitativa. Durante o desenvolvimento do trabalho, também foi elaborado um plano de curso de capacitação sobre o tema. O material foi previamente apresentado a profissionais da saúde, para avaliação, críticas e sugestões. Após o estudo, evidenciou-se que o produto teve um efeito positivo em relação aos conhecimentos básicos dos professores sobre primeiros socorros e também foi perceptível a maior compreensão sobre a importância dos procedimentos inicias e a melhoria em relação à segurança de se executar as manobras. |
id |
UFS-3_12f1cebc6154967411feceaa13bca19a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19152 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachersManiobras iniciales de primeros auxilios: producto educativo para docentes de Educación BásicaManobras iniciais de primeiros socorros: produto educacional para professores da Educação BásicaTeacher TrainingHealth EducationTechnical-Technological ProductFormación DocenteEducación en SaludProducto Técnico-Tecnológico.Capacitação DocenteEducação em SaúdeProduto Técnico-TecnológicoO presente estudo teve o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar uma cartilha eletrônica, direcionada aos professores da Educação Básica, contendo orientações, ilustrações e vídeos demonstrativos de manobras e procedimentos básicos de primeiros socorros. O intuito é melhorar as condições para o cumprimento adequado da Lei Lucas. Foram aplicados questionários de sondagem e de avaliação. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de natureza descritiva e qualitativa. Durante o desenvolvimento do trabalho, também foi elaborado um plano de curso de capacitação sobre o tema. O material foi previamente apresentado a profissionais da saúde, para avaliação, críticas e sugestões. Após o estudo, evidenciou-se que o produto teve um efeito positivo em relação aos conhecimentos básicos dos professores sobre primeiros socorros e também foi perceptível a maior compreensão sobre a importância dos procedimentos inicias e a melhoria em relação à segurança de se executar as manobras.El presente estudio tuvo como objetivo desarrollar, aplicar y evaluar una cartilla electrónica, dirigida a docentes de Educación Básica, que contiene guías, ilustraciones y videos demostrativos de maniobras y procedimientos básicos de primeros auxilios. El objetivo es mejorar las condiciones para el adecuado cumplimiento de la Ley Lucas. Se aplicaron encuestas y cuestionarios de evaluación. Se trata de una investigación aplicada, de carácter descriptivo y cualitativo. Durante el desarrollo del trabajo también se elaboró un plan de cursos de capacitación sobre el tema. El material fue previamente presentado a profesionales de la salud, para evaluación, crítica y sugerencias. Después del estudio, se evidenció que el producto tuvo un efecto positivo en los conocimientos básicos de los docentes sobre primeros auxilios y también se notó una mayor comprensión de la importancia de los procedimientos iniciales y la mejora en relación a la seguridad en la realización de las maniobras.The present study aimed to develop, apply and evaluate an electronic booklet, aimed at Basic Education teachers, containing guidelines, illustrations and demonstrative videos of maneuvers and basic first aid procedures. The aim is to improve the conditions for the proper fulfillment of the Lucas Law. Survey and evaluation questionnaires were applied. This is an applied research, of a descriptive and qualitative nature. During the development of the work, a training course plan on the subject was also prepared. The material was previously presented to health professionals, for evaluation, criticism and suggestions. After the study, it was evident that the product had a positive effect on the basic knowledge of teachers about first aid and a greater understanding of the importance of the initial procedures and the improvement in relation to the safety of performing the maneuvers was also noticeable.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1915210.20952/revtee.v16i35.19152Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19152Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e191522358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152/14997Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDamaceno , Gisele AparecidaCordeiro Júnior, Dirceu Antônio2024-01-03T20:01:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19152Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-01-03T20:01:22Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers Maniobras iniciales de primeros auxilios: producto educativo para docentes de Educación Básica Manobras iniciais de primeiros socorros: produto educacional para professores da Educação Básica |
title |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers |
spellingShingle |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers Damaceno , Gisele Aparecida Teacher Training Health Education Technical-Technological Product Formación Docente Educación en Salud Producto Técnico-Tecnológico. Capacitação Docente Educação em Saúde Produto Técnico-Tecnológico |
title_short |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers |
title_full |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers |
title_fullStr |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers |
title_full_unstemmed |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers |
title_sort |
Initial first aid maneuvers: educational product for Basic Education teachers |
author |
Damaceno , Gisele Aparecida |
author_facet |
Damaceno , Gisele Aparecida Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damaceno , Gisele Aparecida Cordeiro Júnior, Dirceu Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher Training Health Education Technical-Technological Product Formación Docente Educación en Salud Producto Técnico-Tecnológico. Capacitação Docente Educação em Saúde Produto Técnico-Tecnológico |
topic |
Teacher Training Health Education Technical-Technological Product Formación Docente Educación en Salud Producto Técnico-Tecnológico. Capacitação Docente Educação em Saúde Produto Técnico-Tecnológico |
description |
O presente estudo teve o objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar uma cartilha eletrônica, direcionada aos professores da Educação Básica, contendo orientações, ilustrações e vídeos demonstrativos de manobras e procedimentos básicos de primeiros socorros. O intuito é melhorar as condições para o cumprimento adequado da Lei Lucas. Foram aplicados questionários de sondagem e de avaliação. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, de natureza descritiva e qualitativa. Durante o desenvolvimento do trabalho, também foi elaborado um plano de curso de capacitação sobre o tema. O material foi previamente apresentado a profissionais da saúde, para avaliação, críticas e sugestões. Após o estudo, evidenciou-se que o produto teve um efeito positivo em relação aos conhecimentos básicos dos professores sobre primeiros socorros e também foi perceptível a maior compreensão sobre a importância dos procedimentos inicias e a melhoria em relação à segurança de se executar as manobras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152 10.20952/revtee.v16i35.19152 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v16i35.19152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19152/14997 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19152 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e19152 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875185384357888 |