Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozzetti, Jonis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Quartieri, Marli Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269
Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar quais as contribuições das teses e dissertações no Brasil, no período de 2012 até 2021, sobre a orientação educacional na educação básica relacionada aos estudos de formação de professores. A metodologia se aproxima com pesquisa qualitativa e revisão de literatura, por meio de publicações no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos cinco trabalhos selecionados, os resultados principais apontaram que as práticas dos orientadores educacionais em relação à formação de professores podem colaborar com o ensino - a exemplo da criação de ferramentas pedagógicas e o uso da estratégia da confrontação (gravação de aula ministrada pelo professor com o objetivo de rever suas práticas pedagógicas). No entanto, existem desafios a superar como os desencontros, falta de tempo e a fragmentação de horários nas escolas. Considera-se ainda que o número de pesquisas nessa área é carente no Brasil e novos estudos são necessários para repensar os processos de ensino e de aprendizagem com a colaboração das atribuições do orientador educacional em conjunto com professores.  
id UFS-3_148f9d7edf2e2bb850534b09544adaa5
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19269
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)Orientação Educacional na educação básica e a formação de professores: revisão de literatura em teses e dissertações no Brasil (2012-2021)Orientación Educativa en educación básica y formación docente: una revisión de la literatura de tesis y disertaciones en Brasil (2012-2021)Teacher training. Educational orientation. Review studies.Formación de profesores. Orientación educativa. Revisión de literatura.Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura.Este artigo tem como objetivo verificar quais as contribuições das teses e dissertações no Brasil, no período de 2012 até 2021, sobre a orientação educacional na educação básica relacionada aos estudos de formação de professores. A metodologia se aproxima com pesquisa qualitativa e revisão de literatura, por meio de publicações no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos cinco trabalhos selecionados, os resultados principais apontaram que as práticas dos orientadores educacionais em relação à formação de professores podem colaborar com o ensino - a exemplo da criação de ferramentas pedagógicas e o uso da estratégia da confrontação (gravação de aula ministrada pelo professor com o objetivo de rever suas práticas pedagógicas). No entanto, existem desafios a superar como os desencontros, falta de tempo e a fragmentação de horários nas escolas. Considera-se ainda que o número de pesquisas nessa área é carente no Brasil e novos estudos são necessários para repensar os processos de ensino e de aprendizagem com a colaboração das atribuições do orientador educacional em conjunto com professores.  Revista Tempos e Espaços em Educação2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1926910.20952/revtee.v16i35.19269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19269Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e192692358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269/14884Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBozzetti, JonisQuartieri, Marli Teresinha2023-12-20T17:50:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19269Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-12-20T17:50:48Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
Orientação Educacional na educação básica e a formação de professores: revisão de literatura em teses e dissertações no Brasil (2012-2021)
Orientación Educativa en educación básica y formación docente: una revisión de la literatura de tesis y disertaciones en Brasil (2012-2021)
title Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
spellingShingle Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
Bozzetti, Jonis
Teacher training. Educational orientation. Review studies.
Formación de profesores. Orientación educativa. Revisión de literatura.
Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura.
title_short Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
title_full Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
title_fullStr Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
title_full_unstemmed Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
title_sort Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
author Bozzetti, Jonis
author_facet Bozzetti, Jonis
Quartieri, Marli Teresinha
author_role author
author2 Quartieri, Marli Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bozzetti, Jonis
Quartieri, Marli Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher training. Educational orientation. Review studies.
Formación de profesores. Orientación educativa. Revisión de literatura.
Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura.
topic Teacher training. Educational orientation. Review studies.
Formación de profesores. Orientación educativa. Revisión de literatura.
Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura.
description Este artigo tem como objetivo verificar quais as contribuições das teses e dissertações no Brasil, no período de 2012 até 2021, sobre a orientação educacional na educação básica relacionada aos estudos de formação de professores. A metodologia se aproxima com pesquisa qualitativa e revisão de literatura, por meio de publicações no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos cinco trabalhos selecionados, os resultados principais apontaram que as práticas dos orientadores educacionais em relação à formação de professores podem colaborar com o ensino - a exemplo da criação de ferramentas pedagógicas e o uso da estratégia da confrontação (gravação de aula ministrada pelo professor com o objetivo de rever suas práticas pedagógicas). No entanto, existem desafios a superar como os desencontros, falta de tempo e a fragmentação de horários nas escolas. Considera-se ainda que o número de pesquisas nessa área é carente no Brasil e novos estudos são necessários para repensar os processos de ensino e de aprendizagem com a colaboração das atribuições do orientador educacional em conjunto com professores.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269
10.20952/revtee.v16i35.19269
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v16i35.19269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269/14884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19269
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875185391697920