Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo verificar quais as contribuições das teses e dissertações no Brasil, no período de 2012 até 2021, sobre a orientação educacional na educação básica relacionada aos estudos de formação de professores. A metodologia se aproxima com pesquisa qualitativa e revisão de literatura, por meio de publicações no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos cinco trabalhos selecionados, os resultados principais apontaram que as práticas dos orientadores educacionais em relação à formação de professores podem colaborar com o ensino - a exemplo da criação de ferramentas pedagógicas e o uso da estratégia da confrontação (gravação de aula ministrada pelo professor com o objetivo de rever suas práticas pedagógicas). No entanto, existem desafios a superar como os desencontros, falta de tempo e a fragmentação de horários nas escolas. Considera-se ainda que o número de pesquisas nessa área é carente no Brasil e novos estudos são necessários para repensar os processos de ensino e de aprendizagem com a colaboração das atribuições do orientador educacional em conjunto com professores. |
id |
UFS-3_148f9d7edf2e2bb850534b09544adaa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19269 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021)Orientação Educacional na educação básica e a formação de professores: revisão de literatura em teses e dissertações no Brasil (2012-2021)Orientación Educativa en educación básica y formación docente: una revisión de la literatura de tesis y disertaciones en Brasil (2012-2021)Teacher training. Educational orientation. Review studies.Formación de profesores. Orientación educativa. Revisión de literatura.Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura.Este artigo tem como objetivo verificar quais as contribuições das teses e dissertações no Brasil, no período de 2012 até 2021, sobre a orientação educacional na educação básica relacionada aos estudos de formação de professores. A metodologia se aproxima com pesquisa qualitativa e revisão de literatura, por meio de publicações no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos cinco trabalhos selecionados, os resultados principais apontaram que as práticas dos orientadores educacionais em relação à formação de professores podem colaborar com o ensino - a exemplo da criação de ferramentas pedagógicas e o uso da estratégia da confrontação (gravação de aula ministrada pelo professor com o objetivo de rever suas práticas pedagógicas). No entanto, existem desafios a superar como os desencontros, falta de tempo e a fragmentação de horários nas escolas. Considera-se ainda que o número de pesquisas nessa área é carente no Brasil e novos estudos são necessários para repensar os processos de ensino e de aprendizagem com a colaboração das atribuições do orientador educacional em conjunto com professores. Revista Tempos e Espaços em Educação2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1926910.20952/revtee.v16i35.19269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19269Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e192692358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269/14884Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBozzetti, JonisQuartieri, Marli Teresinha2023-12-20T17:50:48Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19269Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-12-20T17:50:48Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021) Orientação Educacional na educação básica e a formação de professores: revisão de literatura em teses e dissertações no Brasil (2012-2021) Orientación Educativa en educación básica y formación docente: una revisión de la literatura de tesis y disertaciones en Brasil (2012-2021) |
title |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021) |
spellingShingle |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021) Bozzetti, Jonis Teacher training. Educational orientation. Review studies. Formación de profesores. Orientación educativa. Revisión de literatura. Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura. |
title_short |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021) |
title_full |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021) |
title_fullStr |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021) |
title_full_unstemmed |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021) |
title_sort |
Educational Guidance in basic education and teacher training: a literature review of theses and dissertations in Brazil (2012-2021) |
author |
Bozzetti, Jonis |
author_facet |
Bozzetti, Jonis Quartieri, Marli Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Quartieri, Marli Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bozzetti, Jonis Quartieri, Marli Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher training. Educational orientation. Review studies. Formación de profesores. Orientación educativa. Revisión de literatura. Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura. |
topic |
Teacher training. Educational orientation. Review studies. Formación de profesores. Orientación educativa. Revisión de literatura. Formação de professores. Orientação educacional. Revisão de literatura. |
description |
Este artigo tem como objetivo verificar quais as contribuições das teses e dissertações no Brasil, no período de 2012 até 2021, sobre a orientação educacional na educação básica relacionada aos estudos de formação de professores. A metodologia se aproxima com pesquisa qualitativa e revisão de literatura, por meio de publicações no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Dos cinco trabalhos selecionados, os resultados principais apontaram que as práticas dos orientadores educacionais em relação à formação de professores podem colaborar com o ensino - a exemplo da criação de ferramentas pedagógicas e o uso da estratégia da confrontação (gravação de aula ministrada pelo professor com o objetivo de rever suas práticas pedagógicas). No entanto, existem desafios a superar como os desencontros, falta de tempo e a fragmentação de horários nas escolas. Considera-se ainda que o número de pesquisas nessa área é carente no Brasil e novos estudos são necessários para repensar os processos de ensino e de aprendizagem com a colaboração das atribuições do orientador educacional em conjunto com professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269 10.20952/revtee.v16i35.19269 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v16i35.19269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19269/14884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e19269 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e19269 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875185391697920 |