AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pansini, Flávia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Souza Matos, Maria Almerinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159
Resumo: O artigo aborda as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica de três Organismos Internacionais: o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para isso, efetuamos uma pesquisa do tipo documental em que analisamos, a partir de um viés crítico, dois documentos produzidos por estes Organismos: o Relatório Mundial sobre a Deficiência e o Relatório Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência. Os resultados evidenciam que as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica desses Organismos Internacionais atendem, ao mesmo tempo, duas exigências fundamentais: a de redução dos custos sociais destinados a esse público específico e a de universalização do ensino, medida considerada necessária para a criação de nova força de trabalho e a consolidação de um novo mercado consumidor.
id UFS-3_15fcb66d53e0ecf29384d40fea32a723
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7159
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?O artigo aborda as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica de três Organismos Internacionais: o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para isso, efetuamos uma pesquisa do tipo documental em que analisamos, a partir de um viés crítico, dois documentos produzidos por estes Organismos: o Relatório Mundial sobre a Deficiência e o Relatório Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência. Os resultados evidenciam que as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica desses Organismos Internacionais atendem, ao mesmo tempo, duas exigências fundamentais: a de redução dos custos sociais destinados a esse público específico e a de universalização do ensino, medida considerada necessária para a criação de nova força de trabalho e a consolidação de um novo mercado consumidor.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/715910.20952/revtee.v11i26.7159Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-3802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPansini, Fláviade Souza Matos, Maria Almerinda2022-02-10T17:30:18Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7159Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-10T17:30:18Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
title AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
spellingShingle AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
Pansini, Flávia
title_short AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
title_full AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
title_fullStr AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
title_full_unstemmed AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
title_sort AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
author Pansini, Flávia
author_facet Pansini, Flávia
de Souza Matos, Maria Almerinda
author_role author
author2 de Souza Matos, Maria Almerinda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pansini, Flávia
de Souza Matos, Maria Almerinda
description O artigo aborda as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica de três Organismos Internacionais: o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para isso, efetuamos uma pesquisa do tipo documental em que analisamos, a partir de um viés crítico, dois documentos produzidos por estes Organismos: o Relatório Mundial sobre a Deficiência e o Relatório Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência. Os resultados evidenciam que as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica desses Organismos Internacionais atendem, ao mesmo tempo, duas exigências fundamentais: a de redução dos custos sociais destinados a esse público específico e a de universalização do ensino, medida considerada necessária para a criação de nova força de trabalho e a consolidação de um novo mercado consumidor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159
10.20952/revtee.v11i26.7159
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v11i26.7159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181803470848