AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159 |
Resumo: | O artigo aborda as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica de três Organismos Internacionais: o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para isso, efetuamos uma pesquisa do tipo documental em que analisamos, a partir de um viés crítico, dois documentos produzidos por estes Organismos: o Relatório Mundial sobre a Deficiência e o Relatório Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência. Os resultados evidenciam que as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica desses Organismos Internacionais atendem, ao mesmo tempo, duas exigências fundamentais: a de redução dos custos sociais destinados a esse público específico e a de universalização do ensino, medida considerada necessária para a criação de nova força de trabalho e a consolidação de um novo mercado consumidor. |
id |
UFS-3_15fcb66d53e0ecf29384d40fea32a723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7159 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS?O artigo aborda as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica de três Organismos Internacionais: o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para isso, efetuamos uma pesquisa do tipo documental em que analisamos, a partir de um viés crítico, dois documentos produzidos por estes Organismos: o Relatório Mundial sobre a Deficiência e o Relatório Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência. Os resultados evidenciam que as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica desses Organismos Internacionais atendem, ao mesmo tempo, duas exigências fundamentais: a de redução dos custos sociais destinados a esse público específico e a de universalização do ensino, medida considerada necessária para a criação de nova força de trabalho e a consolidação de um novo mercado consumidor.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/715910.20952/revtee.v11i26.7159Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-3802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPansini, Fláviade Souza Matos, Maria Almerinda2022-02-10T17:30:18Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7159Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-10T17:30:18Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? |
title |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? |
spellingShingle |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? Pansini, Flávia |
title_short |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? |
title_full |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? |
title_fullStr |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? |
title_full_unstemmed |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? |
title_sort |
AS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O QUE APONTAM OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS? |
author |
Pansini, Flávia |
author_facet |
Pansini, Flávia de Souza Matos, Maria Almerinda |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Matos, Maria Almerinda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pansini, Flávia de Souza Matos, Maria Almerinda |
description |
O artigo aborda as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica de três Organismos Internacionais: o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Para isso, efetuamos uma pesquisa do tipo documental em que analisamos, a partir de um viés crítico, dois documentos produzidos por estes Organismos: o Relatório Mundial sobre a Deficiência e o Relatório Situação Mundial da Infância - Crianças com Deficiência. Os resultados evidenciam que as funções da educação para as pessoas com deficiência na ótica desses Organismos Internacionais atendem, ao mesmo tempo, duas exigências fundamentais: a de redução dos custos sociais destinados a esse público específico e a de universalização do ensino, medida considerada necessária para a criação de nova força de trabalho e a consolidação de um novo mercado consumidor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159 10.20952/revtee.v11i26.7159 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i26.7159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7159/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 26 (2018): Julho-Setembro; 365-380 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181803470848 |