A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ângela Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bueno, Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3960
Resumo: Este artigo visa a apresentar o resultado da análise de um exemplar de anúncio publicitário veiculado na internet, que teve como foco a construção de sentido em um texto multimodal. A investigação insere-se em uma pesquisa de doutorado que está sendo realizada no Programa em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP e que tem como objetivo maior subsidiar a elaboração de materiais didáticos para o ensino de gêneros textuais. O trabalho, ancorado principalmente no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (Bronckart, 1999/2003, 2006a), apoia-se ainda em Bakhtin (1992/2003), na teoria de Kress e van Leeuwen (1996/2006) sobre a Gramática do Design Visual (GDV) e nas contribuições de Leal (2011), que propõe o modelo de análise Semiótico Sociointeracional. Os resultados apontaram que prevalece, no material analisado, a presença de imagens como meio de persuasão, ainda que a produção de sentido tenha acontecido a partir da integração de elementos verbais e não verbais em um todo coerente.
id UFS-3_1626f7090d9922dab65d0244f3fd87ff
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3960
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internetEste artigo visa a apresentar o resultado da análise de um exemplar de anúncio publicitário veiculado na internet, que teve como foco a construção de sentido em um texto multimodal. A investigação insere-se em uma pesquisa de doutorado que está sendo realizada no Programa em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP e que tem como objetivo maior subsidiar a elaboração de materiais didáticos para o ensino de gêneros textuais. O trabalho, ancorado principalmente no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (Bronckart, 1999/2003, 2006a), apoia-se ainda em Bakhtin (1992/2003), na teoria de Kress e van Leeuwen (1996/2006) sobre a Gramática do Design Visual (GDV) e nas contribuições de Leal (2011), que propõe o modelo de análise Semiótico Sociointeracional. Os resultados apontaram que prevalece, no material analisado, a presença de imagens como meio de persuasão, ainda que a produção de sentido tenha acontecido a partir da integração de elementos verbais e não verbais em um todo coerente.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/396010.20952/revtee.v0i0.3960Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-2082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3960/3316Pereira, Ângela MariaBueno, Luziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3960Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:47Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
title A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
spellingShingle A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
Pereira, Ângela Maria
title_short A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
title_full A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
title_fullStr A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
title_full_unstemmed A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
title_sort A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
author Pereira, Ângela Maria
author_facet Pereira, Ângela Maria
Bueno, Luzia
author_role author
author2 Bueno, Luzia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ângela Maria
Bueno, Luzia
description Este artigo visa a apresentar o resultado da análise de um exemplar de anúncio publicitário veiculado na internet, que teve como foco a construção de sentido em um texto multimodal. A investigação insere-se em uma pesquisa de doutorado que está sendo realizada no Programa em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP e que tem como objetivo maior subsidiar a elaboração de materiais didáticos para o ensino de gêneros textuais. O trabalho, ancorado principalmente no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (Bronckart, 1999/2003, 2006a), apoia-se ainda em Bakhtin (1992/2003), na teoria de Kress e van Leeuwen (1996/2006) sobre a Gramática do Design Visual (GDV) e nas contribuições de Leal (2011), que propõe o modelo de análise Semiótico Sociointeracional. Os resultados apontaram que prevalece, no material analisado, a presença de imagens como meio de persuasão, ainda que a produção de sentido tenha acontecido a partir da integração de elementos verbais e não verbais em um todo coerente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3960
10.20952/revtee.v0i0.3960
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3960
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.3960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3960/3316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181340000256