A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3960 |
Resumo: | Este artigo visa a apresentar o resultado da análise de um exemplar de anúncio publicitário veiculado na internet, que teve como foco a construção de sentido em um texto multimodal. A investigação insere-se em uma pesquisa de doutorado que está sendo realizada no Programa em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP e que tem como objetivo maior subsidiar a elaboração de materiais didáticos para o ensino de gêneros textuais. O trabalho, ancorado principalmente no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (Bronckart, 1999/2003, 2006a), apoia-se ainda em Bakhtin (1992/2003), na teoria de Kress e van Leeuwen (1996/2006) sobre a Gramática do Design Visual (GDV) e nas contribuições de Leal (2011), que propõe o modelo de análise Semiótico Sociointeracional. Os resultados apontaram que prevalece, no material analisado, a presença de imagens como meio de persuasão, ainda que a produção de sentido tenha acontecido a partir da integração de elementos verbais e não verbais em um todo coerente. |
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A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internetEste artigo visa a apresentar o resultado da análise de um exemplar de anúncio publicitário veiculado na internet, que teve como foco a construção de sentido em um texto multimodal. A investigação insere-se em uma pesquisa de doutorado que está sendo realizada no Programa em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP e que tem como objetivo maior subsidiar a elaboração de materiais didáticos para o ensino de gêneros textuais. O trabalho, ancorado principalmente no quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD – (Bronckart, 1999/2003, 2006a), apoia-se ainda em Bakhtin (1992/2003), na teoria de Kress e van Leeuwen (1996/2006) sobre a Gramática do Design Visual (GDV) e nas contribuições de Leal (2011), que propõe o modelo de análise Semiótico Sociointeracional. Os resultados apontaram que prevalece, no material analisado, a presença de imagens como meio de persuasão, ainda que a produção de sentido tenha acontecido a partir da integração de elementos verbais e não verbais em um todo coerente.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/396010.20952/revtee.v0i0.3960Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-208Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 195-2082358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3960/3316Pereira, Ângela MariaBueno, Luziainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3960Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:47Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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