“Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arriada, Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Santos, Rita de Cássia Grecco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2228
Resumo: O presente texto refere-se a uma análise da vida das pensionistas do Colégio São José, uma instituição de ensino quase centenária da cidade de Pelotas/RS. Jovens pensionistas que eram formadas no lema: “pura, dura e segura”. Assim, ao caracterizarmos o funcionamento do internato, das práticas pedagógicas vigentes durante seu funcionamento, o cotidiano escolar, as disciplinas-saber e os manuais escolares utilizados, ensejamos compreender como era exercido o controle e disciplinamento destas jovens. Sendo que, para além das disciplinas-saber, aprendiam também boas maneiras, obediência, postura, canto e desenho. Portanto, para realizarmos a referida análise recorremos aos trabalhos de Foucault (1984), Forquin (1992) e Chervel (1998), entre outros, subsídios fundamentais para estudarmos como a cultura escolar, para além das relações de poder, plasmava esse modelo de educação.
id UFS-3_16f871613330e9a83d327d08380b0feb
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2228
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de PelotasO presente texto refere-se a uma análise da vida das pensionistas do Colégio São José, uma instituição de ensino quase centenária da cidade de Pelotas/RS. Jovens pensionistas que eram formadas no lema: “pura, dura e segura”. Assim, ao caracterizarmos o funcionamento do internato, das práticas pedagógicas vigentes durante seu funcionamento, o cotidiano escolar, as disciplinas-saber e os manuais escolares utilizados, ensejamos compreender como era exercido o controle e disciplinamento destas jovens. Sendo que, para além das disciplinas-saber, aprendiam também boas maneiras, obediência, postura, canto e desenho. Portanto, para realizarmos a referida análise recorremos aos trabalhos de Foucault (1984), Forquin (1992) e Chervel (1998), entre outros, subsídios fundamentais para estudarmos como a cultura escolar, para além das relações de poder, plasmava esse modelo de educação.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/222810.20952/revtee.v0i0.2228Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-DezembroRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2228/1899Arriada, Eduardodos Santos, Rita de Cássia Greccoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T13:58:34Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2228Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T13:58:34Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
title “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
spellingShingle “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
Arriada, Eduardo
title_short “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
title_full “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
title_fullStr “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
title_full_unstemmed “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
title_sort “Pura, dura e segura”: a vida das pensionistas do Colégio São José de Pelotas
author Arriada, Eduardo
author_facet Arriada, Eduardo
dos Santos, Rita de Cássia Grecco
author_role author
author2 dos Santos, Rita de Cássia Grecco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arriada, Eduardo
dos Santos, Rita de Cássia Grecco
description O presente texto refere-se a uma análise da vida das pensionistas do Colégio São José, uma instituição de ensino quase centenária da cidade de Pelotas/RS. Jovens pensionistas que eram formadas no lema: “pura, dura e segura”. Assim, ao caracterizarmos o funcionamento do internato, das práticas pedagógicas vigentes durante seu funcionamento, o cotidiano escolar, as disciplinas-saber e os manuais escolares utilizados, ensejamos compreender como era exercido o controle e disciplinamento destas jovens. Sendo que, para além das disciplinas-saber, aprendiam também boas maneiras, obediência, postura, canto e desenho. Portanto, para realizarmos a referida análise recorremos aos trabalhos de Foucault (1984), Forquin (1992) e Chervel (1998), entre outros, subsídios fundamentais para estudarmos como a cultura escolar, para além das relações de poder, plasmava esse modelo de educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2228
10.20952/revtee.v0i0.2228
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2228
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v0i0.2228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2228/1899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 5 (2010): Julho-Dezembro
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 5 (2010): Julho-Dezembro
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180549373952